​Resumo da sessão ordinária de 20 de outubro de 2015

Ânimos exaltados e debates acalorados marcaram a sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba,...

Por Imprensa Publicado em 21/10/2015 11:44:14 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Ânimos exaltados e debates acalorados marcaram a sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba, realizada na noite de terça-feira, 20 de outubro. Na oportunidade sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre.

Jaime Nuss (PMDB)

No espaço das lideranças o parlamentar convidou membros e simpatizantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para participarem da convenção municipal, que acontecerá na sede Câmara Municipal, no próximo sábado, 24 de outubro, das 10 às 15 horas.

Falou sobre a Rua Frederico Bittelbrunn, que está em estado de “calamidade” ainda mais após o período de chuvas. O edil disse saber que a Secretaria de Obras tem duas patrolas e não entende porque os serviços necessários não foram realizados. Ironicamente para ele só justificaria se estivesse faltando óleo diesel para o funcionamento das máquinas.

Também foi relatado alguns problemas em que moradores levam até ele sobre serviços públicos. Ele ainda foi mais a diante afirmando que os próprios munícipes expõem que os responsáveis pelas pastas do município, quando indagados pela população sobre serviços não prestados, jogam a culpa em possíveis denúncias da bancada oposicionista no legislativo.

“O secretário diz que não pode reparar as vias porque os parlamentares de oposição irão tirar fotos da rua que não é denominada e expor a situação na câmara, ou seja, está sendo transferido para a oposição o serviço que era para ser deles”, completou Nuss. Afirmando que estão querendo jogar a comunidade contra eles.

Aloncio Schirmer (PP)

Sobre a situação destacada pelo vereador Jaime Nuss, sobre possíveis intrigas entre detentores de cargos públicos e vereadores de oposição, narradas por membros da comunidade, o edil disse que é necessário saber o que é verdade, e o que é mentira.

Falou sobre o conserto da Rua Osvaldo Haroldo Fuckner, bairro Lageado Baixo, apresentando imagens fotográficas. Usando o exemplo da via pública reparada pela Secretaria de Obras, ele afirmou que é necessário pedir para as pessoas certas.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Relatou sua participação em encontro promovido pela Secretaria de Saúde, no Salão São Cristóvão, bairro Aymoré, alusivo ao Outubro Rosa. A programação visou conscientizar sobre a importância de ações preventivas no combate ao câncer de mama.

O vereador também não deixou de ressaltar o orgulho em saber que a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque é presidida por Sônia Rieg Fischer, guabirubense.

Sobre as recorrentes acusações dos vereadores de oposição, o presidente afirmou que elas devem ser acompanhadas de provas. “Falar é fácil, aí depois sai na imprensa e a prova nunca chega a acontecer. O prefeito já foi acusado de tudo, de forma leviana”, destacou Santos.

Valdeci Gomes Ferreira “Boiadeiro” (PDT)

Comentou sua indicação que solicitou a administração municipal, para que providencie o conserto das “bocas de lobo”, bem como a substituição da tubulação por tubos de maior diâmetro na Rua Bernardo Vogel, bairro Lageado Baixo.

Ressaltou o trabalho da atual administração que mesmo com dificuldades financeiras, aliados com a temporada de chuvas, desempenha um grande trabalho. Sendo assim, acredita que as criticas feitas pelos opositores são somente com o intento de denegrir a imagem do prefeito, já pensado no processo eleitoral de 2016.

Sobre as rachaduras destacadas pelos vereadores de oposição nas sessões anteriores no C.E.I Tia Olinda, no Lageado Baixo, já analisadas pelos engenheiros da empresa responsável pelas obras e prefeitura. O parlamentar disse que situação complicada era na administração anterior, que cansou de fazer indicações para a reforma de escola no bairro Pomerânia, sendo que nunca recebeu respostas.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador disse que ficou até constrangido em usar a tribuna da casa após os pronunciamentos dos vereadores de situação, que apontam muitas obras realizadas pela atual administração. “Só se estão falando de outra cidade, porque em Guabiruba ele o prefeito não está fazendo nada”, ironizou Tindo.

O vereador também relatou a situação dos moradores da Rua dos Schmaia, transversal da Rua Guabirupé, que aderiram ao Programa de Pavimentações em Parceria, sendo que até agora a obra não caminhou. Segundo o democrata o povo está decepcionado.

Em continuidade às críticas, o vereador Tindo, diz que os vereadores pertencentes à situação vivem apenas no passado. “A gente está cansado de ficar ouvindo aqui na tribuna o líder de governo ficar falando da gestão passada, que as obras eram péssimas. E isso, a cada reunião, acaba se acalorando. A oposição está tranquila, mas tudo tem limite”.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador informou que representou a Câmara Municipal no tradicional Encontro de Mulheres de Guabiruba que chegou a sua 13ª edição na terça-feira, 20 de outubro, no Salão São Cristóvão, bairro Aymoré. Segundo o parlamentar mais de 250 inscritos participaram das atividades. O evento foi realizado pela primeira vez em 1997.

O parlamentar também comentou as criticas da oposição ao trabalho do prefeito, discordando das mesmas. “Em acompanho o trabalho do prefeito Matais Kohler e ele está fazendo muito pela cidade com responsabilidade e transparência”, completou o edil.

O vereador comentou o orgulho pessoal e também da comunidade com relação à ordenação presbiteral ex-colega de trabalho Éder Celva, que será padre.

Haliton Kormann (PMDB)

Comentou indicação solicitando a administração municipal, para que providencie o conserto da pavimentação que fica no início da Rua Bela Vista (morro do Paraná), bairro Imigrantes.

Sobre as críticas realizadas a administração afirmou que representa a comunidade e ninguém vai conseguir silencia-lo. “Torno a afirmar que os vereadores de situação insistem em falar do ex-prefeito Orides Kormann, porque estão morrendo de medo que ele volte nas próximas eleições”, completou o peemedebista.

Também falou sobre a situação de alguns ônibus escolares e demais veículos da frota da prefeitura que necessitem de reparos.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 027/2015, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE INTERCÂMBIO E CULTURA - ACIC”.

Também em primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 028/2015, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 27 de outubro de 2015, no horário regimental de 19 horas.

Áudios