​Resumo da sessão ordinária de 21 de março de 2017

Na noite de terça-feira, 21 de março, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão...

Por Imprensa Publicado em 22/03/2017 15:08:06 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Na noite de terça-feira, 21 de março, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na sede da Câmara Municipal.

O encontro foi marcado pela homenagem da casa legislativa a Roque Luís Dirschnabel, assessor parlamentar, que foi agraciado com uma moção de congratulação entregue pelos vereadores, em decorrência da sua indicação como membro vitalício da Acadêmica de Letras do Brasil (ABLSC).

Palavra livre:

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador comentou sua indicação que solicita a administração municipal, através do setor de obras, para que providencie a limpeza e manutenção do passeio à margem da Rua Guabiruba Sul, logo após a Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Guabiruba Sul.

Segundo o vereador os obstáculos nas calçadas forçam que crianças tenham que utilizar a pista de rolamento, fato que coloca as mesmas em risco.

Sobre o tema em aparte à senhora vereadora Rosita Kohler comentou que já fez essa indicação em sessões anteriores, momento que solicitou a atenção dos proprietários de casas e terrenos.

O peemedebista continuou sua fala destacando reclamação de moradores da Rua Guilherme Müller, sobre a ponte de madeira que sempre está apresentado problemas.

Aproveitando que a 20º edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba está em andamento o edil sugeriu que uma possível homenagem seja feita ao senhor Valmir José Gums, que para muitos foi um dos idealizadores dos jogos em 1996.

Paulo Ricardo Gums “Minhoca” (PP)

Informou que representou a Câmara Municipal no evento de prestação de contas das pessoas e entidades contempladas com os R$ 65 mil do Fundo Municipal da Cultura. O evento aconteceu na semana anterior nas dependências do Salão Cristo Rei, Centro.

O vereador aproveitou para destacar a iniciativa do poder público, além de parabenizar os contemplados, pelos belíssimos trabalhos.

O vereador também destacou visitas em obras no bairro Aymoré, acompanhado do secretário de Obras, Jair Brambila.

Vilmar Gums (PSDB)

O vereador parabenizou a iniciativa da casa em enviar para a família da IRMÃ JOSETTE (Palma Maria Zanella) uma moção de pesar, lembrando que a mesma prestou relevantes serviços para a comunidade.

Disse também concordar com a sugestão do colega vereador Jaime Nuss, sobre a possibilidade de uma homenagem ao seu irmão Valmir Gums, que foi um dos grandes incentivadores dos Jogos Comunitários.

Como indicação verbal, solicitou providências urgentes na Rua Laudelino Schirmer, bairro Lageado Baixo, que tem sérios problemas inclusive com esgoto a céu aberto.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador discorreu sobre encontro do Núcleo de Empresários de Guabiruba da Associação Empresário de Brusque (ACIBr), que recebeu Ewaldo Ristow, secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), que apresentou o cronograma e planos do governo estadual para as reformas da Escola Professor João Boos.

Segundo o vereador Waldemiro o processo licitatório para contratação da empresa que será responsável pela elaboração do projeto do educandário está em andamento. “Mesmo querendo ser otimista penso que as sonhadas reformas da Escola João Boos, devem se arrastar ainda por vários meses”, completou afirmando que as cobranças devem continuar.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador informou que representou a Câmara Municipal de Guabiruba acompanhado do prefeito Matias Kohler e do Pe. Silvano em Florianópolis, no Encontro de Prefeitos, Vice-prefeitos e Presidentes de Câmaras dos municípios da Arquidiocese de Florianópolis. No total representantes de 33 cidades da região metropolitana prestigiaram o evento.

O encontro debateu objetivos e reflexões propositivas, centradas em valores humanos e cristãos no cuidado e na gestão dos municípios.

Na oportunidade o parlamentar destacou a importância do apoio do poder público a cultura, destacando o evento que apresentou a prestação de contas dos projetos contemplados pelo Fundo Municipal de Incentivo a Cultura.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Sobre a reforma da Escola Professor João Boss, o vereador que também participou do encontro realizado com o Núcleo de Empresários, disse continuar com a impressão que tão cedo o colégio não será reformado.

Ainda sobre o educandário estadual o vereador informou que recebeu documento do Ministério Público (MP) informando o encerramento das investigações das denúncias sobre a precariedade das fossas sépticas da escola. “É simples, o processo foi encerrado porque o cidadão Matias Kohler, tirou dinheiro do próprio bolso para resolver a situação”, destacou o edil.

O vereador também informou que acompanhado dos assessores parlamentares Cedenir Alberto Simon e Armando Disposito Junior, esteve na Prefeitura Municipal para a entrega de ofício que comunica a disposição da emenda parlamentar de Décio Lima, deputado federal do Partido dos Trabalhadores, para o município de Guabiruba.

O documento que informa da disposição dorecurso financeiro no valor de R$ 100 mil para o município foi entregue nas mãos de Valmir Zirke, vice-prefeito e da senhora Patrícia Heiderscheidt, secretária de Saúde de Guabiruba.

Haliton Kormann (PMDB)

Apresentou informações sobre o acumulo de água da chuva em pontos da Rua São Pedro, na nova pavimentação asfáltica, nas imediações da residência da família Carminatti. O vereador solicitou providências junto ao órgão responsável.

O peemedebista apresentou uma problemática de alguns pais de alunos da rede pública, que estão chegando atrasados no emprego pelo motivo das escolas municipais não receberem os alunos antes das 13 horas.

“O recebimento por algum profissional, dez minutos antes, já seria o ideal para ajudar as famílias, que estão preocupas com a possibilidade de perderem os empregos”, sugeriu Haliton.

Harri Westarb Neto “Godo” (DEM)

O vereador fez um comparativo na questão burocrática entre as promessas das obras da Barragem de Botuverá e Escola Professor João Boos, pelo governo do estado. “Mesmo com as dificuldades das licenças ambientais, penso que as obras em Botuverá acontecerão antes que as da Escola João Boos” lamentou Godo, que intitulou as obras como “elefantes brancos”.

Pediu mais uma vez agilidade por parte da secretaria de Planejamento no envio de pedido de informação para a casa legislativa, sobre o cronograma das obras de pavimentações em parcerias.

Por fim, parabenizou o ex-secretário de Esportes, Vilmar Ebel que estava de aniversario.

ORDEM DO DIA

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Complementar nº 05/2017, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MENCIONA".

- Aprovado deliberação sobre a Moção de Pesar nº 07/2017.

- Também foi aprovado Decreto Legislativo nº 02/2017, que “DISPÕE SOBRE A REVISÃO GERAL ANUAL DOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL, NOS TERMOS DA LEI MUNICIPAL N° 1298, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 E LEI COMPLEMENTAR N° 1.453, DE 26 DE MARÇO DE 2014”.

Galeria de fotos

Áudios