​Resumo da sessão ordinária de 21 de novembro de 2017

Por Imprensa Publicado em 22/11/2017 09:43:34 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Em sessão ordinária que apreciou em primeira votação o Orçamento do Município para 2018, os vereadores estiveram reunidos na noite de terça-feira na Câmara Municipal de Guabiruba.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressista), sendo que um projeto foi votado e seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre.

O encontro também contou com a presença do presidente licenciado da Câmara Municipal de Brusque, vereador Jean Pirola, que realizou visita de cortesia aos colegas vereadores e acompanhou do início ao final a sessão legislativa.

A vereadora Maria Simone Fischer (PMDB) atendendo pedido da comunidade solicitou medidas por parte do órgão competente para instalação de mecanismo de redução de velocidade na Rua Alsácia, nas proximidades da Rua Alois Bittelbrunn, bairro São Pedro.

O vereador Godo Westarb (DEM) destacou a grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Guabiruba entre Olaria e Lajeadense, segundo o parlamentar paralelo ao evento esportivo estará acontecendo uma campanha de arrecadação de alimentos, que posteriormente serão revertidos para uma entidade da cidade.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressista) apresentou um vídeo no sistema áudio visual da casa apresentando reclamação de morador do bairro Guabiruba Sul, sobre a coloração e qualidade da água fornecida pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). Segundo o parlamentar ele espera que com a falta de investimento o contrato com essa referida empresa que vence no final do ano, não seja renovado.

A vereadora Rosita Kohler (Progressista) entre outros temas destacou a programação do Natal Mágico em Guabiruba.

Já o parlamentar Vilmar Gums (PSDB) reforçou uma indicação já realizada no início do ano, para a realização de melhorias na Rua José Fischer.

O presidente vereador Cristiano Kormann destacou sua participação na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) que aconteceu na cidade de Tijucas. O parlamentar lamentou a baixa participação de representantes públicos e também da sociedade organizada.

A presença de Rodrigo Moratelli, Secretário de Defesa Civil do Estado, em uma reunião da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) também foi enaltecido pelo parlamentar, que afirmou que o secretário é uma pessoa qualificada para o exercício dessa função. Segundo o progressista Rodrigo é um técnico ocupando um cargo público.

Por fim, a aprovação em primeira votação do Orçamento do Município para o exercício de 2018, também foi comentado pelo parlamentar.

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 035/2017, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2018".

Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 28 de novembro, no horário regimental de 19 horas.