Resumo da sessão ordinária de 22 de fevereiro 2017
Na noite de terça-feira, 21 de fevereiro, aconteceu a terceira e última sessão ordinária do mês...
Na noite de terça-feira, 21 de fevereiro, aconteceu a terceira e última sessão ordinária do mês de fevereiro na Câmara Municipal de Guabiruba. No encontro presidido pelo vereador Cristiano Kormann (PP), sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre.
Palavra livre:
Vilmar Gums (PSDB)
O vereador parabenizou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba (APAE) pelos 30 anos de bons trabalhos prestados em prol da comunidade.
O parlamentar apresentou reclamações de moradores da Rua Francisco Debatin, Centro, que reclamam do abandono da via por parte da administração municipal. Segundo o vereador as margens da via existem mais de 200 tubos abandonados, muito mato e sujeira, para o vereador isso é um caso de “perseguição política” pelo motivo de um vereador de oposição morar no final da referida rua.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O líder de governo apresentou orientações sobre a proliferação de caramujos passadas pelas vigilâncias sanitária e epidemiológica de Guabiruba.
Sobre o apontamento do colega vereador Vilmar Gums sobre uma possível “perseguição política” por parte da administração em decorrência de tubos que estão às margens da Rua Francisco Debatin, ao bom tempo. Dalbosco explicou que a secretaria de Obras está agindo em mais de 400 ruas atingidas pelas enxurradas e temporais do início do ano, fato que obriga uma mudança no cronograma de atendimento.
O parlamentar também relatou participação de representante dos Correios em reunião de empresários da Associação Comercial e Industrial de Brusque (ACIBr) para a prestação de esclarecimentos sobre reclamações na distribuição de correspondências na região.
“O funcionário afirmou que o objetivo dos Correios é que o cidadão receba seu objeto, sua correspondência em casa, que ele não precise buscar nas agências” relatou o edil.
Mas segundo relatos do representante do órgão existem algumas dificuldades por parte dos Correios, municipalidade e também do cidadão, que precisam ser colocadas em conformidade. Como numerações de residências corretas, placas de logradouros e atualização dos cadastros dos usuários do serviço, junto aos órgãos oficiais e instituições financeiras.
Cristiano Kormann (PP)
Comentou sobre a necessidade dos prefeitos se tornarem bons gestores. O vereador citou que no passado o prefeito tirava dinheiro público da gaveta e pagava os credores. “Hoje existem as exigências das leis, burocracia e o acompanhamento dos órgãos fiscalizadores, fato que demanda competência e capacidade”, destacou Sano que citou o caso de uma viajem do prefeito de São Paulo, João Doria aos Emirados Árabes Unidos.
O presidente informou que participou junto com o prefeito Matais Kohler e demais autoridades da região de encontro na manhã de segunda-feira, 20 de fevereiro, na sede da Justiça Eleitoral, momento que foi tratado das eleições biométricas nos município de Guabiruba, Brusque e Botuverá. Segundo o parlamentar foi solicitado pelos juízes o apoio dos municípios para divulgação e cadastramentos dos eleitores. Em Guabiruba será disponibilizado em data a ser definida a Casa da Cidadania para esse trabalho.
Haliton Kormann (PMDB)
Solicitou ao poder executivo, através do setor competente, para que forneça o cronograma das ruas a serem pavimentadas pelo sistema de parceria com a comunidade. O parlamentar justificou o pedido dizendo que existe o interesse de várias comunidades pela parceria.
O vereador também comentou sobre os problemas na entrega de correspondências em Guabiruba, fato que foi destacado pelo colega vereador Waldemiro Dalbosco na sessão. O peemedebista Kormann, contou algumas situações que envolvem os trabalhos dos Correios na cidade.
Jaime Nuss (PMDB)
O vereador comentou sobre o caso de um aluno universitário que ficou sem o transporte na segunda-feira. Na sequência ele cedeu aparte ao presidente da casa, que disse conhecer o fato, explicando que o aluno teve problemas no deslocamento até a rótula do Aymoré, local que passa o ônibus do transporte universitário.
Como solicitação verbal pediu a colocação de areia e na sequência o nivelamento da Rua José Fischer, Centro.
Sobre a proliferação do caramujo o vereador afirmou que existe uma falha no trabalho da vigilância já que todo ano o problema persiste no Loteamento 10 de Junho.
Paulo Ricardo Gums (PP)
Informou que este cumprindo o seu trabalho de fiscalizador já que acompanhou no início dessa semana o cronograma das obras do ginásio de esportes da Escola do Aymoré, que está dentro do previsto.
Uma matéria de um jornal de circulação regional foi comentada pelo vereador noticiando que várias empresas se candidataram para realização do projeto da Escola Professor João Boos.
Por fim, destacou que o Governo do Estado de Santa Catarina anunciou a contratação de 1048 policiais militares aprovados no último concurso para reposição de efetivo nas cidades. O vereador Paulo Ricardo Gums “Minhoca” (PP) afirmou na sessão que é a hora de buscar apoio para melhorar o efetivo policial na cidade, reivindicação e luta antiga da Câmara Municipal.
Rosita Kohler (PP)
Contou sobre indicação que estava na pauta sobre a proliferação de caramujos africanos no Loteamento 10 de Junho, segundo a vereadora não cabe somente às vigilâncias sanitária e epidemiológica fazer esse trabalho, também é responsabilidade de cada cidadão fazer a sua parte ao evitar jogar lixo em terrenos baldios e vias públicas, já que essa ação contribui para proliferação de caramujos, ratos e outras espécies.
“Aos proprietários a execução da roçada nos terrenos também contribui para a limpeza e embelezamento da cidade”, completou a senhora vereadora.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Complementar n° 001/2017, que "Ratifica o Novo Protocolo de Intenções do Consórcio Público Denominado "AGIR" e dá outras providências";
Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei nº 002/2017, que "ALTERA A LEI 1.573, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2016";
Também foi aprovado a Moção de Congratulações n° 01/2017, subscrita por todos os Senhores Vereadores, destinada a Senhora SONIA RIEG FISCHER e demais integrantes da Diretoria.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 07 de março, no horário regimental de 19 horas.