Resumo da sessão ordinária de 22 de novembro de 2016
Na noite de terça-feira, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na última sessão ordinária...
Na noite de terça-feira, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na última sessão ordinária do mês de novembro. Entre os destaques a presença de representantes da comunidade do bairro São Pedro, que na oportunidade acompanharam a utilização da tribuna popular da casa, pela moradora Vanessa Dietrich Carminatti, que externou em sua explanação as dificuldades da comunidade com a demora na conclusão das obras da Rua São Pedro, em sua segunda etapa.
O vereador Luciano Schlindwein, líder do Partido Progressista na casa, destacou comenda oferecida pela Assembleia Legislativa (AL) à família de Ricardo Aníbal Boos, então presidente do Diretoria Local do PP, que faleceu no ano passado. Ricardinho foi o primeiro guabirubense que foi homenageado pela AL, com indicação do deputado João Amim.
Palavra Livre:
Ivanilde Galassinni (PP)
A vereadora solicitou a administração municipal através do setor competente, para que providencie a construção de praças de lazer com equipamentos de ginástica e parques para as crianças nos bairros de Guabiruba.
Também pediu a construção de um centro de convivência para os idosos no período diurno de segunda a sexta-feira.
Por fim, solicitou através do setor competente, para que providencie a ampliação e reforma da Escola Reunida Municipal João Jensen, buscando atender a demanda local, já que o bairro São Pedro é uns dos que mais recebe migrantes na cidade.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador Cristino Kormann (PP) comentou sobre a presença de moradores da Rua São Pedro na sessão para reivindicações sobre o andamento do segundo trecho da pavimentação e reurbanização da via principal do bairro. O parlamentar aproveito o momento para informar que está marcada para segunda-feira uma reunião com moradores, poderes executivo e legislativo e empresa, para discutir as obras da Rua São Pedro.
Outra tema abordado foi a comenda recebida pela família do Ricardo Aníbal Boos, na AL em Florianópolis, em sessão solene na segunda-feira.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Parabenizou a ocupante da tribuna popular da casa, Vanessa Carminatti, pela educação utilizada para representar os anseios da comunidade do bairro São Pedro.
Sobre o tema levantado pela colega Anite, o vereador concordou que o bairro São Pedro é o que mais recebe migrantes na cidade. “Inclusive o atual governo inaugurou uma creche no bairro, e logo em seguida teve que ampliar a estrutura e o número de vagas. Agora é a vez da Escola João Jensen”, completou Felipe.
Comentou e parabenizou a Rádio Guabiruba FM e o programa Armazém da Cultura, apresentado pela jornalista Suelen Cerbaro, que realizou entrevista com o médico urologista Dr. Humberto Teruo Eto.
Por fim, destacou a necessidade da interligação dos bairros com ciclofaixas para dar maior segurança aos usuários.
Jaime Nuss (PMDB)
Parabenizou a Polícia Militar (PM) de Guabiruba e de outras cidades pela realização de grandes operações entre os dias 11 e 12 de novembro. O edil disse que irá enviar ofício para o comando da PM para realização com mais frequência desse tipo de trabalho.
Solicitou a passagem de caminhões pipas em pontos diferentes da cidade, situação que inclusive está sendo externada pelos munícipes através das redes sociais.
Sugeriu também através da GBTRAN, para que providencie a realização de um estudo sobre a possibilidade de dar continuidade a ciclovia em toda a extensão da Rua 10 de Junho.
Valdeci Gomes Ferreira (PP)
Sobre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) o vereador afirmou que brigou durante oito anos é nunca obteve sucesso em suas reivindicações.
Parabenizou o deputado João Amim, pela indicação de homenagem a família de Ricardo Aníbal Boos.
Por apresentou imagens do passeio ciclístico realizado no final de semana pelo Grupo Carol. Segundo o parlamentar o evento foi um sucesso.
Haliton Kormann (PMDB)
Solicitou o envio de ofício para a direção da Casan, que segundo o edil deve explicações sobre o projeto para as construções de poços artesianos na cidade.
Parabenizou a ocupante da tribuna popular da casa, Vanessa Carminatti, pelas reivindicações, no que diz respeito as obras da Rua São Pedro.
Lamentou a morte de um amigo, que sofreu um acidente no início da noite de terça-feira. O vereador aproveito para lembrar que não basta implantações de mecanismos para deixar o trânsito mais seguro, a educação no trânsito tem que acontecer.
Osmar Vicentini (PRB)
Solicitou a passagem do caminhão pipa no bairro Lageado Alto, necessidade recorrente da comunidade. “Temos que dar atenção para todo o município depois da política”, completou Vicentini.
Também pediu o combate ao mosquito “borrachudo” que deve crescer com a chegada das altas temperaturas.
Pediu a melhoria da Rua Silvério Régis no Lageado Baixo, que está em estado lastimável, segundo o parlamentar é necessário fazer a manutenção das lajotas.
ORDEM DO DIA
*Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 019/2016, que "ALTERA A LEI Nº 1481/2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
*Na oportunidade também foi aprovado projeto de Lei de dotação orçamentaria para a Fundação Cultural de Guabiruba, para realização dos eventos natalinos no município.
Nada mais havendo a tratar foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 06 de dezembro no horário regimental de 19 horas.
Na próxima terça-feira, 29 de novembro, acontecerá sessão itinerante na comunidade de Guabiruba Sul, às 19 horas.