​Resumo da sessão ordinária de 22 de setembro de 2015

Na noite de terça-feira, 22 de setembro, ocorreu a última sessão ordinária do mês na Câmara Municipal...

Por Imprensa Publicado em 23/09/2015 08:52:56 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Na noite de terça-feira, 22 de setembro, ocorreu a última sessão ordinária do mês na Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), contando com a participação de alunos da Escola Professor Carlos Maffezzolli, dentro do projeto de “conscientização política” que busca a inserção do jovem.

O espaço da Tribuna Popular foi utilizado pela aluna Carolaine Tormena, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Professor Carlos Maffezzolli e pelo professor Ademir Dietrich.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PMDB)

Parabenizou os alunos pela presença na sessão ordinária e o professor Ademir Dietrich pelo uso da tribuna popular da casa, destacando as palavras do docente que segundo o parlamentar são verdadeiras e incentivam a participação dos jovens na vida política e social.

O vereador destacou a inoperância da máquina pública que tem excesso de funcionários, mas é inoperante não atendendo os anseios da população. Por isso, a importância da participação do jovem que tem que cobrar dos governantes, fiscalizando.

Reforçou suas indicações solicitando ao executivo municipal, através do departamento de obras, para que providencie as devidas melhorias nas imediações da capela Imaculada Conceição e do Oratório Santo Antônio, tendo em vista as proximidades da realização da tradicional festa da igreja.

Nilton Rogério Kohler “Tindo” (DEM)

Teceu comentários sobre a fala do professor Ademir Dietrich, quando o mesmo afirmou que todos nós temos que fazer nossa parte. Relatou que quando cursava sua faculdade de administração de empresas em 1990, o Brasil passava por um período de turbulência política, as primeiras eleições diretas, o surgimento do chamado “caçador de marajás”, Fernando Collor de Mello.

“Em decorrência do momento o tema estava sendo debatido em sala de aula, quando um professor me questionou se eu estava fazendo a minha parte para tentar mudar o país”, comentou Tindo, que informou que a partir daquele momento buscou sua filiação partidária e passou a participar ativamente da vida política da sua cidade.

O vereador completou seu pensamento dizendo que seu ele tem o dever de criticar, também tem a obrigação de participar. Instigando a participação dos jovens na vida social e politica.

Jaime Nuss (PMDB)

Aproveitando a presença dos jovens na sessão ordinária e a exemplo de outros parlamentares destacou a importância da participação dos jovens guabirubenses na vida política e social do município. Para o edil é importante o jovem participar de ações em grêmios estudantis, associações de moradores, conselhos e diretorias de clubes e igrejas.

Destacou situações da sessão anterior, solicitando junto aos vereadores Waldemiro e Cristiano os nomes das pessoas que fazem parte da comissão de licitação da Prefeitura Municipal.

Também voltou a destacar a situação de nepotismo em Guabiraba. “Parece que agora a casa caiu, a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal, de nº13, determina que a mulher do prefeito Matias, atual secretária de Saúde, terá que ser exonerada do cargo, estamos aguardado o retorno do prefeito para a tomada de decisão”, pontuou Nuss.

Luciano Schlindwein (PP)

Destacou a importância da participação dos jovens nas sessões parabenizando os alunos e professor Ademir Dietrich. Para o vereador é importante o jovens emitir suas opiniões, mas é necessário ter conhecimento sobre o tema abordado e, segundo o parlamentar parece que isso está acontecendo.

O vereador lembrou que no dia 22 de setembro, comemorasse o Dia da Juventude no Brasil, Dia do Contabilista, sendo que a data também marca o Dia Mundial Sem Carro.

Pegando um gancho, na lembrança do Dia Mundial sem Carro, o pepista destacou o sucesso da I Semana Municipal de Mobilidade Urbana de Guabiruba, que segundo ele teve seu ponto alto no Passeio Ciclístico que aconteceu no domingo.

As mudanças no trânsito da parte central da cidade que acontecerá no dia 2 de novembro, também foram destacadas pelo parlamentar.

Haliton Kormann (PMDB)

Parabenizou o escritor Fred Najel, pelo lançamento do livro “Amor e Guerra”, que tem como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial.

Também parabenizou os profissionais radialistas do município de Guabiruba, que trabalham em emissoras de outros municípios, homenageando os comunicadores Rafael Gamba, Fábio Baron e Bianca Borba Kohler.

O vereador afirmou lamentar ter que sempre lembrar a administração passada nas sessões do legislativo, para o parlamentar esse é o momento de tratar de assuntos atuais.

Sobre a denúncia de fraude na aquisição de uma cadeira odontológica, ele lembrou que o valor é insignificante, tanto que pouco repercutiu na imprensa.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Justificou o seu afastamento para a resolução de assuntos particulares no período de 30 dias a contar de 1º de outubro. Também destacou que nenhum vereador se elege sozinho, sempre conta com o apoio dos colegas de legenda, por isso, também a necessidade de prestigiar os suplentes.

Na oportunidade o vereador destacou em seu pronunciamento que diversos municípios estão seguindo o que já fez Guabiruba, diminuindo os gastos públicos.

Segundo o vereador pepista o prefeito Matias Kohler, quando tomou essa atitude foi duramente criticado pelos oposicionistas que alegaram falta de planejamento da administração.

No contexto geral o parlamentar foi duro em criticar o chamado “estado gigante e oneroso”, criticando o processo burocrático e o inchaço da máquina pública.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Destacou o lançamento do livro Amor e Guerra, do escritor Fred Najel, evidenciando o sentimento e emoção empregados na obra.

Também destacou as atividades da I Semana de Mobilidade Urbana, que mobilizou os municípios, agradecendo a comunidade e os organizadores.

Sobre a inserção dos jovens na vida social e política, o vereador se disse suspeito em comentar já que é um incentivador e entusiasta desse tipo de ação. Ele também aproveitou para narrar à participação de um grupo de alunos que surpreenderam positivamente os deputados Serafim Venzon e Ana Paula Lima, reivindicando melhorias nos seus educandários no momento em que visitavam a Assembleia Legislativa.

Por fim, o presidente da casa destacou boatos eleitoreiros espalhados pela cidade com relação à paralisação das obras do CRAS do bairro Lageado Baixo. Segundo relatos do pronunciante os boatos culpavam o prefeito pela não continuidade das obras, sendo que a prefeitura realizou a doação do terreno e o estado é que tem a responsabilidade pelas obras.

Cristiano Kormann (PP)

Parabenizou o professor Ademir Dietrich pela inserção dos alunos na vida política da cidade, destacando que é perceptível que o projeto de “Conscientização Política” é desenvolvido em várias etapas com começo, meio e fim.

Falou sobre o intercâmbio Brasil/Alemanha destacou o trabalho dos empresários Pedro Schmidt e Valdir Riffel, que são apoiadores desse tipo de atividade. O vereador ressaltou a doação de 500 euros para a APAE de Guabiruba, através de indicação de uma intercambista da Alemanha que já prestou serviço em Guabiruba no passado.

Parabenizou alunos de professores das escolas Vadislau Schmidt e Ana Othília Schlindwein que passaram para a fase estadual do concurso de matemática.

Discorreu sobre a segunda etapa da padronização das calçadas na parte central do município, trabalho já iniciado pelos profissionais da secretária de Obras.

Os cortes de gastos em diversos municípios da região foram evidenciados pelo parlamentar através de notas publicadas na imprensa. Ele voltou a rebater a oposição que quando o prefeito Matias Kohler foi um dos pioneiros na região em tomar essa medida foi tachado de comandar a cidade sem planejamento. Segundo o edil isso prova que o prefeito sempre esteve certo em suas decisões, mostrando visão da atual situação do país.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Destacou através de imagens a destruição causada por uma máquina na sinalização horizontal “olho de gato” na via localizada em frente à igreja do bairro Aymoré. Informou que já conversou com os responsáveis da secretária de Obras.

Rebateu as declarações de vereadores de oposição sobre as decisões do Ministério Público. “Eles insistem que não devemos falar do passado, sobre as coisas erradas que o ex-prefeito fez, mas eles são insistentes em atacar a secretária de Saúde, que exerce um trabalho exemplar”, comentou Boiadeiro.

Apresentou imagens fotográficas de obra realizada na Rua Sternthal, com bocas de lobo bem executadas e asfalto com a espessura devida e material de qualidade.

ORDEM DO DIA

Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei nº 024/2015, que “ALTERA A LEI N. 669/1998, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998”.

Foi aprovado requerimento nº 006/2015. do Senhor Vereador Waldemiro Dalbosco, para solicitar licença dos trabalhos legislativos pelo prazo de 30 dias, a partir de 01 de outubro de 2015, para tratar de interesses particulares, com fundamento no artigo 42, Inciso III, da Lei Orgânica Municipal e Artigo 20, Inciso II, do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 06 de outubro de 2015, no horário regimental de 19 horas.

Áudios