​Resumo da sessão ordinária de 23 de fevereiro de 2016

Na noite de terça-feira, 23 de fevereiro, os vereadores estiveram reunidos na última sessão ordinária...

Por Imprensa Publicado em 24/02/2016 09:22:46 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Na noite de terça-feira, 23 de fevereiro, os vereadores estiveram reunidos na última sessão ordinária do mês, abordando diversos temas nos setores de serviços públicos, saúde, agricultura orgânica e cultura.

Os trabalhos foram comandados pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), sendo que na oportunidade o espaço da palavra livre foi utilizado pelos nove parlamentares, que trataram de variados temas.

Palavra livre:

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Falou sobre suas indicações solicitando a administração municipal, para que providencie o conserto da pavimentação e limpeza das bocas de lobo na Rua Paulo Mannrich, bairro Imigrantes.

Também solicitou providências para a substituição das lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública na Rua Arthur Ebel, bairro Lageado Baixo.

O parlamentar em ato continuo também ressaltou a reforma da Rua Bela Vista, que segundo relatos da comunidade foi mal feita, sendo que foi “largado” um pinche de asfalto sobre a via, sem tampar os buracos. O democrata classificou como vergonhosa a ação realizada na referida via pública.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Desejou boas vindas para os membros da comunidade que acompanhavam a sessão ordinária, destacando a importância da participação popular.

O vereador que também é integrante do Núcleo de Empresários de Guabiruba, na Associação Empresarial e Comercial de Brusque (ACIBr) destacou planejamento traçado no último encontro para buscar melhorias nos setores de serviços públicos (concessões) como Casan, Correios, que são deficitários em seu atendimento, trazendo prejuízos diárias para coletividade.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador confirmou a primeira reunião itinerante para o dia 29 de março, a quinta terça-feira do mês, destacou ainda no seu pronunciamento o processo de aproximação com a comunidade que é o objetivo principal dessa ação, que visa construir soluções conjuntas para os problemas de cada bairro.

O edil ainda comentou sobre encontro com o vereador blumenauense Vanderlei Oliveira, que esteve na prefeitura de Guabiruba na última sexta-feira, 19 de fevereiro, momento que foi recepcionado pelo prefeito Matias Kohler e pelo vice-prefeito Valmir Zirke, para tratar sobre a SC-420, que segundo informações entrou na Lei Orçamentária do Estado.

Por fim, o presidente informou que um estudo jurídico está em andamento para aplicação das medidas necessárias para a abertura do processo que irá analisar o pedido de cassação dos vereadores Osmar Vicentini e Jaime Nuss.

Osmar Vicentini (PMDB)

O parlamentar solicitou ações para auxiliar os moradores da Rua Independência, para realização da retificação e desmembramento da parte da terra que foi cedida para a abertura da via. Segundo o vereador a comunidade tem que receber a assistência necessária do poder público e não ter nenhum tipo de prejuízo financeiro.

Foi realizado um pedido de atenção sobre comentários de um possível surto de piolhos nas escolas do município.

Sobre a antena de telefonia instalada no Morro Santo Antônio, o edil solicitou informações sobre a ausência de sinal na região, sendo que o equipamento já está instalado há dois anos.

Solicitou os recursos necessários para reproduzir um vídeo de um encontro que tratou sobre a eficácia e possível liberação da substância fosfoetalonamina, para o tratamento do câncer. Vicentini voltou a solicitar o apoio da casa, para que a mesma ceda o transporte para a realização de visitas nas câmaras da região para buscar apoio na luta da liberação do medicamento.

Por fim, destacou a sua luta para a implantação de 100% de alimentação orgânica nas escolas de Guabiruba. O vereador informou ainda que vereadores já foram contra a essa ideia em outras oportunidades, situação que lhe deixou frustrado e preocupado.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador comentou suas indicações solicitando o patrolamento e areiamento da Rua Reinoldo Hörner, bairro São Pedro.

Também solicitou a pasta competente, para que providencie a ligação das águas pluviais na rede de canalização municipal da Rua Alberto Nuss, de fronte a residência nº. 271, para dar vazão às águas que se acumulam no local.

O edil solicitou o fornecimento dos documentos relativos à aquisição dos postes da rede de iluminação pública instalados recentemente na Rua Alois Erthal no Centro da cidade. O parlamentar afirmou que existem indícios que postes semelhantes foram instalados em propriedades particulares.

Jaime Nuss foi taxativo em criticar duramente o Partido dos Trabalhadores (PT), que segundo ele está acabando com as empresas prestadoras de serviços do país, como os Correios, Petrobras e outras, através da corrupção e desvio de dinheiro.

Finalizando o vereador comentou que muitas pessoas usarão das redes sociais para criticá-lo de forma desrespeitosa após as denuncias e possível processo de cassação que será realizado pela casa legislativa.

“E necessário cuidado, mas conheço essas pessoas e conversarei com as mesmas pessoalmente em um momento oportuno. E preciso saber que sempre existem os dois lados da história”, disparou Nuss.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Falou sobre os problemas que envolvem a Casan, em Guabiruba o vereador disse que está cansado de falar dos serviços de péssima qualidade em vários pontos da cidade. “Se chove não tem água, se faz sol também não tem”, destacou Boiadeiro.

Sobre a Festa Junina que todos os anos é realizada no bairro Pomerânia, essa ano não será realizada. O vereador também citou as criticas constantes do vereador Haliton Kormann, que segundo Boiadeiro pouco contribui junto à comunidade do bairro.

Sobre a situação da esposa do prefeito que exerce o cargo de Secretária de Saúde, o vereador informou que procurou o prefeito, e ao relatar os constantes comentários no legislativo. O prefeito mandou os vereadores procurarem os direitos jurídicos necessários.

O pedetista não deixou de ressaltar o excelente trabalho realizado pela mandataria da área da saúde no município.

Luciano Schlindwein (PP)

O pepista discorreu sobre projetos aprovados no 3º Edital da Cultura, destacando um livro que fala sobre a culinária local, que segundo o vereador cumpre com o objetivo de preservar os costumes e tradições gastronômicas da cidade.

Ainda sobre a cultura o edil destacou a importância do apoio da Fundação Cultural no desenvolvimento do setor, mas não deixou de lembrar que a diversificação cultural e a preservação das tradições culturais do povo guabirubense é fruto do amor das pessoas envolvidas.

Sobre os comentários envolvendo siglas e preferencias partidárias que estão dominando boa parte das sessões, o vereador afirmou que é importante para a democracia à pluralidade de opiniões e as divergências de pensamentos.

Cristiano Kormann (PP)

Comentou suas indicações para que o executivo providencie a colocação de uma tampa sobre os canos que sustentam as placas de denominação das vias públicas, com a finalidade de vedar a infiltração de água.

Da mesma forma solicitou a instalação de bicicletários em pontos estratégicos no centro da cidade.

Sobre a iluminação pública o vereador líder de governo, destacou os trabalhos realizados pela a administração na manutenção e instalação de novas luminárias em vias públicas da cidade.

O edil apresentou imagens fotográficas e discorreu sobre os avanços no processo de regulamentação fundiária. Segundo informações cerca de cem famílias assinaram o contrato e a procuração com a empresa de regularização fundiária Rag Serv Gestão de Serviços, que dará andamento no processo de escritura dos loteamentos do bairro Lageado Baixo, João Zabel, Clemente Fuckner, Egon Henrique Knocke e João Polheim.

Sobre as comparações da atual administração com a do ex-prefeito Orides Kormann, que segundo Sano são feitas sistematicamente pelos vereadores de oposição. O pepista afirmou que o resultado das últimas eleições com uma diferença “esmagadora”, não devem ser colocada somente na conta dos candidatos Cesário Martins e Márcio Gums, mas também no desgaste de uma administração cheia de falhas do PMDB na cidade.

Haliton Kormann (PMDB)

Dentro das indicações o parlamentar solicitou a passagem do caminhão “pipa” na Rua José Baron, bairro Guabiruba Sul.

Também pediu a substituição das lâmpadas queimadas no interior da Capela Sacrossanta, localizada na Praça do Cinquentenário, bairro São Pedro.

O vereador foi contundente em solicitar o envolvimento da comunidade com assuntos que envolvam a segurança pública. Para o parlamentar a falta de efetivo é uma situação difícil de resolver a curto prazo e tende a se agravar com a aposentadoria de policiais na região. Informar movimentações “estranhas” e denunciar crimes pode contribuir para baixar a “onda de violência” na cidade.

Por fim, parabenizou a sua filha que completou quatro anos, externado a alegria de ser pai.

ORDEM DO DIA

Foi aprovada deliberação sobra a Moção de Congratulações nº 001/2016;

Aprovado em 1º discussão e votação o Projeto de Lei nº 001/2016, que “DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE PROCESSO LICITATÓRIO PELA COMISSÃO PERMANENTE DP PODER EXECUTIVO PELO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE GUABIRUBA”.

Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 001/2016, que “ALTERA A LEI Nº 769, DE 30 DE AGOSTO DE 2001, MODIFIANDO A NOMENCLATURA DO CARGO DE “AUXILIAR DE ENFERMAGEM” PARA “TÉCNICO DE ENFERMAGEM’.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 01 de março no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios