Resumo da sessão ordinária de 24 de maio de 2016
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na noite de terça-feira, 24 de maio, para a realização...
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na noite de terça-feira, 24 de maio, para a realização de mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e contaram com a participação da comunidade local.
Na oportunidade foi colocado em discussão e votação o projeto de resolução n.º 03/2016, que dispõe sobre a Galeria das Ex-vereadoras, sendo que um projeto que era para ser de simples votação virou motivo de debates entre situação e oposição.
A situação defendia a aprovação do projeto para homenagear as ex-vereadores que foram eleitas e ocuparam o cargo pelo menos 26 meses. Já os oposicionistas defendiam a tese que as mulheres suplentes que ocuparam o cargo pelos menos por 30 dias também fossem inseridas na galeria física que será colocada no plenários da casa.
A sessão também foi marcada menções de solidariedade e pesar ao vereador Waldemiro Dalbosco e família, em decorrência do falecimento do senhor Maximiliano Dalbosco, pai do parlamentar.
Palavra livre:
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Voltou a destacar em sessão os problemas com a falta de medicamentos contínuos em Unidades de Saúde, fato que está trazendo sérios prejuízos para os usuários. O parlamentar sugeriu a presença da Secretária de Saúde para prestar esclarecimentos ao legislativo.
“Falta até seringas para os diabéticos fazerem as aplicações diárias, uma situação absurda”, disparou Nuss.
A falta de energia na Rua Felipe Wippel, loteamento 10 de Junho no Centro, em pleno 2016 é inaceitável destacou o vereador peemedebista, que informou que moradores já cansaram de reivindicar na tribuna da casa a situação.
Luciano Schlindwein (PP)
O vereador classificou como um exemplo de cidadania o Projeto Observatório Social Mirim, desenvolvido com alunos de escolas da região. Para o parlamentar desde cedo as crianças aprender os direitos e deveres e também de que forma monitorar as situações que estão acontecendo em sua volta. O projeto foi muito elogiado pelo vereador entusiasta de ações desse natureza.
Sobre o caso de veículos pesados continuarem circulando no desvio das obras da Rua São Pedro, destinados a veículos de pequeno porte, o vereador que na semana anterior tinha informado que a situação estava sendo controlada, apresentando dados atualizados afirmou que o desrespeito continua. “Todo trabalho de orientação já foi feito, o caso agora tem que ser resolvido pela polícia, através de multas”, destacou Luciano.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Sobre a ausência de instalação de energia elétrica na Rua Felipe Wippel, já citada pela colega vereador Jaime, o edil destacou que o interessante é que o prefeito nunca deu “as caras” no local apesar dos compromissos assumidos.
O vereador Tindo a exemplo de outros colegas também destacou sua preocupação com a situação da ponte sobre a Rua Júlio Schumacher, Centro, que está apresentando problemas nas madeiras (pranchões) e colocando em perigo principalmente os motociclistas que circulam no local. A situação segundo Tindo já provocou acidentes que inclusive foram presenciados por ele.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Agradeceu às manifestações de carinho dois companheiros parlamentares, amigos e comunidade com relação ao falecimento do seu pai Maximiliano Dalbosco.
O vereador relatou que temia que terminaria o seu mandato sem que fosse cumprido a promessa da época de campanha com relação a instalação de placas identificadoras (logradouros) nas vias do município. Sendo que felizmente as placas estão sendo instaladas de forma gradativa.
“Quase sempre se pensa que a comunidade só fica contente com obras “faraônicas”, mas nem sempre é assim. Pequenos atos como a instalação de placas é importante e facilita a vida da comunidade”, destacou Dalbosco.
Osmar Vicentini (PRB)
Solicitou que busque um forma de agraciar no final do “reinado” da rainha e das princesas da Festa da Integração, com uma réplica das faixas das representantes da beleza guabirubenses, para que as mesma tema algum tipo de lembrança.
Ele destacou que participou de uma evento no final de semana com a presença de Jéssica Rocha, primeira princesa da Festa da Integração, sendo que a mesma é muito simpática e competente e representa muito bem a cidade.
Destacou também algumas de suas indicações, solicitando através da Secretaria de Obras, para que providencie a instalação da iluminação pública nas imediações da gruta São José, as margens da Estrada Geral do Bairro Lageado Alto.
Também pediu ao departamento de obras, para que providencie o patrolamento e alargamento da Estrada Geral do Bairro Lageado Alto, principalmente nas imediações das residências dos Senhores Célio Pontaldi, Beno Comper e no Morro do Cemitério, tendo em vista a proximidade da Festa de Santo Antônio, para garantir maior segurança ao trânsito.
Cristiano Kormann (PP)
O líder de governo Cristiano Kormann (PP) afirmou que o conserto da ponte na Rua Júlio Schumacher já estava no cronograma da Secretaria de Obras, sendo que os trabalhos de melhorias devem ser executados ainda nesta quarta-feira. Ele também destacou a melhoria de outras pontes da cidade.
O vereador explicou os motivos dos atrasos das entregas de medicamentos citadas por vereadores de oposição nas últimas sessões, segundo Sano os medicamentos são encomendados através de pregões realizado pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e esse processo vem sofrendo problemas nos últimas tempos. A situação também é agravada com a demora dos repasses para saúde por parte do governo estadual, que por exemplo repassou a parcela de janeiro somente em maio.
Mas, segundo o pepista a situação dos medicamentos já está sendo normalizada com a chegada de alguns lotes de medicamentos.
Valdeci Gomes Ferreira (PP)
O vereador parabenizou todas as costureiras da região que exercem um trabalho fundamental para movimentação econômica da região, já que dia 25 de maio é comemorada o Dia da Costureira.
O vereador também afirmou que as reclamações dos vereadores de oposição de que a Rua Felipe Wippel está sem energia, buscando culpar a administração atual não confere, ele classificou esse pedido ou indicação como velha. Segundo Boiadeiro há mais de sete anos ele já faz esse pedido inclusive quando o ex-prefeito Orides Kormann estava no cargo, e as suas indicações nunca foram atendidas.
Por fim, o edil finalizou apresentando imagens da inauguração de sala de aula na Creche Prof. Edite de Souza, bairro Aymoré, encerramento dos Jogos Comunitários e inauguração da Rua João Kormann.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador também comentou sobre a situação da ponte sobre a Rua Júlio Schumacher, Centro, sendo que ele presenciou a passagem de um caminhão e um ônibus que fizeram a ponte balançar e pender para o lado esquerdo.
Pediu melhorias na Rua Antônio Fischer que está servindo de desvio com as obras da Rua São Pedro. Foi feito o relato também de acidentes na via, inclusive o último foi o capotamento de um GM Corsa Sedan, de cor branca.
Sobre as novas placas de identificação colocadas nas vias, o peemedebista informou que algumas estão sendo instaladas atrás de pontes, prejudicando a visibilidade.
Também parabenizou todas as equipes que participaram dos Jogos Comunitários, principalmente a campeã Lageado Baixo.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Parabenizou os participantes dos Jogos Comunitários, destacando um dos presentes na sessão o “Queti” que faz parte da equipe campeã do Lageado Baixo, que venceu com uma larga vantagem. O vereador destacou a importância do esporte na questão da saúde, entretenimento e como ferramenta de inclusão social e integração.
Parabenizou a administração pela qualidade das obras da CEI Professora Edite de Souza.
Sobre saúde comentou a suspensão por parte do Governo do Estado das cirurgias eletivas, fato que está tirano o sono dos gestores de saúde municipais. O vereador informou que existe um movimento entres os secretários de saúde para tentar reverter essa situação.
“Acho que nos temos que tomar nossa posição aqui na câmara, fazendo um ofício ou uma moção de apoio aos secretários de saúde. Porque já percebemos no que diz respeito à educação com a reforma do João Boos, na segurança pública com a falta de efetivo, que são deveres primordiais do Estado e agora a saúde estão sendo negligenciado pelos governantes estaduais”, disparou Santos.
Para o presidente da casa a discussões em torno da aprovação do projeto de resolução que cria a Galeria das Ex-vereadoras é normal dentro do processo democrático. Mas, também afirmou que o objetivo do mesmo é prestar homenagem as mulheres e incentivar a participação das mesmas dentro do processo político local, para que as homenageadas sejam lembradas e sirvam de inspiração.
Segundo o vereador a polêmica surgiu com a não inclusão de todas as suplentes na galeria, mas também afirmou que as suplentes certamente também serão homenageadas, mas, de outra forma.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Resolução nº 03/2016, que “DISPÕE SOBRE GALERIA DE EX-VEREADORAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. O projeto teve a abstenção de voto do vereador Nilton Rogério Kohler.
- Foi aprovado deliberação sobre Moção de Pesar nº 02/2016, endereçada a família Dalbosco, em decorrência do falecimento do senhor Maximiliano Dalbosco, pai do vereador Waldemiro Dalbosco.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 07 de junho de 2016, no horário regimental de 19 horas.