​Resumo da sessão ordinária de 24 de março de 2015

Por Imprensa Publicado em 26/03/2015 08:55:43 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:57

Na noite de terça-feira, 24 de março, foi realizada a última sessão ordinária do mês na Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) contando com boa participação popular.

Entre os destaques foi aprovada deliberação sobre o Decreto Legislativo nº 02/2015, que “FIXA O PERCENTUAL DE REAJUSTE DOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL E DOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, NOS TERMOS DA LEI MUNICIPAL Nº 1.298, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 E LEI COMPLEMENTAR Nº 1.453, DE 26 DE MARÇO DE 2014”.

Palavra livre:

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Destacou a realização no último final de semana da Koloniebier e V Notte Della Cultura Italiana, parabenizando os realizados e participantes. O vereador voltou a sugerir que a Koloniebier possa ser realizada no mês de outubro integrando o calendário das festas germânicas no estado.

O tema principal do pronunciamento do vereador Felipe Eilert dos Santos, foi segurança pública. O parlamentar destacou reunião para criação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e resposta da alta cúpula da segurança pública sobre aumento de efetivo policial e chegada das câmeras de monitoramento do programa Bem-Te-Vi.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

No espaço da palavra livre o vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) destacou modificações no semáforo entre as ruas Guabiruba Sul e Nicolau Schaefer. Segundo o parlamentar as mudanças sem o aviso prévio já estão apresentado transtornos para os usuários e causado acidentes.

O vereador voltou a apresentar reclamação dos usuários do transporte universitário, com relação à lotação dos ônibus.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Apresentou reclamações sobre a qualidade da água e serviços da Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan).

Também reforçou suas indicações solicitando a limpeza das valas às margens da Rua Vereador Wilson Antônio Gums e do ribeirão Pomerânia.

Por fim, o edil apresentou imagens das obras de tubulação da Rua Sternthal, bairro São Pedro.

Osmar Vicentini (PMDB)

Parabenizou os organizadores da 2ª Koloniebier pelo sucesso do evento realizado no último final de semana. Destacando que eventos dessa natureza elevam o nome de Guabiruba. O parlamentar também citou a V Notte Della Cultura Italiana, justificando sua ausência no evento.

O peemedebista utilizou grande parte do seu pronunciamento para criticar cenas da novela Babilônia da Rede Globo de Televisão, que está exibindo imagens de relacionamentos homoafetivo, que segundo ele ferem a moralidade.

Cristiano Kormann (PP)

Destacou a realização no último final de semana da 2 ª Koloniebier e V Notte Della Cultura Italiana, parabenizando os realizados e participantes.

Comentou as dificuldades encontradas pela administração para contratação de ônibus para o transporte universitário em decorrência da grande procura de ônibus na região para transporte nesse mesmo horário. Informou que estudos apontam que somente em alguns dias da semana é que acontece a lotação dos veículos.

Discorreu sobre as pavimentações em parcerias e demais obras que estão seguindo o objetivo da administração que é ouvir a comunidade.

Sobre indicação para o patrolamento nas vias localizada no Gaspar Alto, pedidas através de indicação do vereador Jaime Nuss, foi informado pelo líder de governo que o trabalho já está sendo executado.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador que foi um dos organizadores da V Notte Della Cultura Italiana falou sobre o evento, agradecendo as pessoas que contribuíram para o sucesso do evento e também a comunidade que prestigiou a festa.

Carnês que circulam pela região, direcionados para os Microempreendedores Individuais (MEI) causaram duvidas sobre a feracidade ou não dos mesmos. O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) buscou informações para ajudar os guabirubenses interessados.

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador peemedebista em breve palavras apresentou denuncia sobre o possível racionamento de merenda escolar em algumas creches e escolas do município.

ORDEM DIA

- Foi baixado para as Comissões de Legislação Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 03/2015 de autoria do Presidente da Mesa, que: “CRIA CARGO DE ASSESSOR ADMINISTRATIVO E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS QUE ESPECIFICA”.

- Foi aprovado em discussão e votação única deliberação sobre o Decreto Legislativo nº02/2015, que “FIXA O PERCENTUAL DE REAJUSTE DOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DA CAMARA MUNICIPAL E DOS SUBSIDIOS DOS AGENTES POLITICOS DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, NOS TERMOS DA LEI MUNICIPAL Nº 1.298, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 E LEI COMPLEMENTAR Nº 1.453, DE 26 DE MARÇO DE 2014”.

- Foi aprovado requerimento nº 02/2015, A Mesa da Câmara Municipal de Guabiruba, no uso de suas atribuições legais, após ouvir o douto Plenário na forma regimental, requeremos com a maior brevidade possível para que seja designada uma Audiência Pública Extraordinária, em local, data e horário a serem definidos posteriormente , visando discutir e encaminhar Projeto de pavimentação da conhecida SC 420, estrada que liga Guabiruba à Blumenau, via Gaspar Alto.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 07 de abril de 2015, no horário regimental de 19 horas.