​Resumo da sessão ordinária de 25 de agosto de 2015

Por Imprensa Publicado em 26/08/2015 07:47:58 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:56

Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na última sessão ordinária do mês de agosto na Câmara Municipal. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da mesa diretora vereador Felipe Eilert dos Santos (PT).

Entre os destaques os debates em torno da aprovação em primeira votação do projeto de lei n.º 020/2015, que institui o serviço de guincho no município.

Espaço da palavra livre:

Cristiano Kormann (PP)

Realizou os informes esportivos do município de Guabiruba com a realização da bocha e dos momentos decisivos do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Também destacou que o time da Prefeitura Municipal está pela terceira vez na final do Campeonato SESC Tiro de Guerra, realizado com equipes da região.

O vereador líder de governo comentou reunião com a comunidade do bairro Sternathal, no Clube Cruzeiro, sobre a padronização das calçadas, momento que também foi comentado sobre as etapas das obras de pavimentação que estão ocorrendo na localidade.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Ressaltou a necessidade da construção de galerias nos bairros Lageado Alto e Aymoré, em decorrência da temporada das chuvas.

Agradeceu também a equipe de iluminação pública da Prefeitura Municipal por atender aos pedidos do vereador.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Agradeceu a imprensa pela divulgação e os empresários da região que contribuíram de alguma forma para a realização do evento beneficente realizado no último final de semana pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O vereador comentou enquete divulgada por periódico do município que tratou da importância da pavimentação asfáltica da SC-420, que liga os municípios de Guabiruba, Gaspar, Brusque e Blumenau. Segundo o parlamentar a obra é de fundamental importância para a mobilidade, mas o trânsito que poderá cair no Centro de Guabiruba e o aumento da violência também são preocupações da comunidade.

Por fim, comentou entrevista do prefeito Matias Kohler para uma emissora de rádio da região, momento que o mesmo foi indagado sobre a notificação do Tribunal de Contas. Na ocasião segundo o vereador, o chefe do executivo comentou que entraria com um projeto de lei que criaria o banco de horas a fim de diminuir as horas extras, especialmente da Secretaria de Obras.

Porém, a proposta não foi bem aceita pela oposição e nem pelo sindicato que representa os servidores e o projeto foi retirado da pauta.

“Isso é uma inverdade, é sabido que o prefeito tem os votos necessários no legislativo para aprovação do projeto. O mesmo foi retirado porque da forma que foi apresentado estava inconstitucional”, completou Tindo, que voltou rechaçar a administração municipal alegando falta de planejamento para enfrentar o momento.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Apresentou reclamação da comunidade sobre a falta de divulgação do encerramento da campanha de adubo e ureia.

Sobre o atendimento da Associação Hospitalar relatou reclamação de munícipe que precisou do serviço durante o período noturno, sendo que o mesmo foi bem atendido, mas presenciou a dificuldade dos médicos com a falta de medicamentos básicos no espaço de saúde.

O parlamentar também comentou a novela que já se tornou a pavimentação da SC-420, mas, também afirmou que quando as obras saírem os vereadores não poderão cometer o erro gravíssimo de permitir que o trânsito pesado caía no Centro de Guabiruba.

Luciano Schlindwein (PP)

Parabenizou os soldados brasileiros pelas comemorações do Dia do Soldado, lembrado no dia 25 de agosto.

O vereador do Partido Progressista Luciano Schlindwein, ressaltou a programação da III Mostra de Guabiruba, ressaltando o trabalho de qualidade realizado no setor de cultura em Guabiruba.

O edil também parabenizou a Polícia Militar (PM) pela apreensão de um menor de 17 anos, responsável por um assalto em uma panificadora localizada na Rua São Pedro, no final da tarde de terça-feira. Schlindwein, também reforçou a importância das denuncias realizadas pela comunidade.

Por fim, relatou os bons comentários da maioria da comunidade sobre o atendimento prestado pelos profissionais da Associação Hospitalar.

Haliton Kormann (PMDB)

Comentou repercussão nas redes sociais do mau atendimento de uma criança no UBS do bairro Imigrante, segundo o parlamentar o fato foi relatado pela mãe da criança. O vereador solicitou atenção da secretaria de Saúde.

Relatou festa e culto ecumênico realizado na Escola João Jensen, parabenizando a toda comunidade envolvida.

Agradeceu o atendimento de seu pedido por parte da Coordenadoria de Trânsito, sobre a instalação de placas de sinalização no acesso Guabiruba/Brusque, próximo a curva conhecida popularmente com “curva do Júlio Galinha”.

Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 020/2015, que “INSTITUI SERVIÇO DE GUINCHO, GUARDA E DEPÓSITO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES ENVOLVIDOS EM SINISTROS E INFRAÇÕES PREVISTAS NAS LEGISLAÇÕES DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.