Resumo da sessão ordinária de 25 de março de 2014
Na noite de terça-feira (25) aconteceu a última sessão ordinária do mês de março na Câmara Municipal...
Na noite de terça-feira (25) aconteceu a última sessão ordinária do mês de março na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP). Mais uma vez o encontro contou com a presença dos alunos da Escola Professor Carlos Maffezzolli, acompanhados do professor Ademir Dietrich, que como de costume traz alunos para acompanharem sessões legislativas para tentar despertar a consciência politica nos jovens.
Palavra livre:
FELIPE EILERT DOS SANTOS (PT)
O vereador iniciou o pronunciamento destacando a política do Governo Federal para os municípios com menos de 50 mil habitantes. Foi informado na oportunidade o repasse de um caminhão caçamba no valor de R$ 250 mil pelo programa PAC 2. “É o governo cumprindo o dever e devolvendo os impostos pagos pelo povo”, afirmou Santos.
Outra boa informação foi que o município está em processo de licitação para aquisição de um rolo compactador e de mais dois caminhões semelhantes ao repassado pelo Governo Federal. Sobre as novidades também destacou a recapeamento das ruas 10 de Junho, Carlos Boos e Guabiruba Sul.
Um dos pontos principais do pronunciamento foi o reforça da indicação para realização em Guabiruba de uma festa tipicamente germânica no mês de outubro, envolvendo a nossa gastronomia, danças típicas e atrações culturais. O vereador aproveitou para parabenizar os organizadores e participantes do Festival da Cerveja, ocorrido na chácara do Alcides Seubert, no último final de semana.
Por fim, informou do seu afastamento no mês de abril em decorrência do período de férias. Desejou sorte ao suplente que ocupará o cargo no referido período.
NILTON ROGÉRIO KOHLER (DEM)
O vereador comentou suas indicações, principalmente a que solicita a colocação de redutores de velocidade na rotatória do “Maibaun”, no sentido Guabiruba Sul/Rua dos Imigrantes. Também solicitado à colocação de um poste de iluminação na mesma rotatória, tendo em vista que o mesmo foi destruído por um acidente de trânsito, deixando o local se a devida iluminação pública.
Ainda sobre as indicações destacou a necessidade de melhorias e consertos de boca de lobo às margens da Estrada Geral de Planície Alta, nas proximidades da residência do senhor Ciro Nicoletti. Segundo o vereador e relatos a municipalidade já foi procurada e ainda não solucionou os problemas de alagamentos.
O edil também criticou o atendimento do prefeito Matias Kohler à população e também a vereadores. Relatou que está tentando agendar uma audiência com o prefeito sem sucesso até o momento. “Se um vereador é tratado assim, imagina a comunidade”, completou o Nilton.
HALITON KORMANN (PP)
O peemedebista começou solicitando respostas tanto do poder executivo como também de legislativo sobre indicações e explicações de sua autoria não atendidas até o momento. Ele solicitou agilidade no processo.
O vereador também relatou e-mail recebido de jovem guabirubense com quem manteve contato pelas redes sociais, solicitando informações do cartão vale-cultura do Governo Federal, que possibilita a aquisição de livros, revistas e a entrada em eventos culturais com descontos. O edil questionou se o setor da cultura da cidade tem conhecimento sobre o benefício.
Por fim, o vereador questionou o Líder de Governo buscando informações o porquê a taxa cobrada para utilização do Ginásio Municipal João Schaefer, aumento de R$ 12 para 25 reais.
WALDEMIRO DALBOSCO (PP)
Convidou a comunidade para participar da 4º Noite da Cultura Italiana, que acontecerá no próximo sábado (29) no bairro Lageado Alto. O vereador destacou os objetivos dos festejos, que é o resgate da cultura e costumes. Também parabenizou os idealizadores e colaboradores do evento.
O colega Felipe dos Santos foi parabenizado pela indicação para realização de um evento tipicamente germânico no mês de outubro em Guabiruba. “A Noite da Cultura Italiana é o exemplo de que festas bem planejada dão certo”, destacou Dalbosco.
Outro tema importante foi a indicação que solicita a administração municipal a concessão de isenção do alvará de licença de localização e funcionamento nos dois primeiros anos de constituição das empresas individuais, ou seja, dos micros empreendedores, como foram de incentivo ao desenvolvimento de suas atividades.
JAIME NUSS (PMDB)
Destacou mais uma vez o trabalho realizado pela máquina Bobcat (varredeira e capinadeira) nas vias asfaltadas. Segundo o vereador a máquina está danificando toda sinalização (olho de gato) das vias.
Sobre solicitação já feira em outras sessões chamando atenção das autoridades para a situação caótica do trânsito na parte central próximo aos bancos e agência dos Correios, o vereador agradeceu pela pintura das faixas amarelas de estacionamento.
Situação de abandono! Estas foram às palavras utilizadas pelo peemedebista para relatar a situação de ruas secundárias do bairro Lageado Baixa, próximo a Comunidade Adventista. “O mato está invadindo as vias e as estradas estão intransitáveis”, afirmou Nuss.
Complementando as palavras do colega vereador Nilton Kohler, o vereador também lembrou relato de representante de associação de moradores, no que diz respeito à dificuldade de ser atendido pelo atual prefeito.
Finalizando o edil propôs uma reflexão sobre o atual modelo dos Jogos Comunitários de Guabiruba, que corre paralelo muitas vezes com outras competições municipais. Segundo o modelo desenvolvido em 17 edições, se tornou cansativo e sugeriu mudanças.
OSMAR VICENTINI (PMDB)
O vereador destacou a participação de sua família no Festival da Cerveja, que na oportunidade colocou a cerveja produzida por eles em exposição e comercialização. Lembrou também a Koloniefest realizado no passado no município.
Solicitou mais uma vez o melhoramento com colocação de macadame no morro dos Krecher no bairro Lageado Alto. O vereador informou que a situação de trafegabilidade está prejudicada em decorrência da irregularidade da via.
O edil solicitou mais uma vez a presença do representante do Parque Nacional da Serra do Itajaí, para prestar esclarecimentos para as famílias que tem terras no referido território.
A situação do mosquito “borrachudo” no bairro Planície Alta, também foi relatada no pronunciamento. Mais uma vez, providencias foram solicitadas pelo vereador.
VALDECI GOMES FERREIRA (PDT)
Apresentou imagens das suas indicações solicitando a limpeza da Rua Alsácia, tendo em vista o barro que se acumulou sobre a via pública nestes últimos dias de chuvas, bem como, a substituição dos tubos da canalização das águas pluviais, em frente ao Sitio do Senhor Walter Straetz, na mesma via pública, além da limpeza das “bocas-de-lobo” neste local.
Também solicitou a canalização das águas pluviais às margens da Rua José Fischer, que descem em frente à Madeireira Lídio de um lado, e de outro lado, que descem pela via de acesso a Fábrica Maangel, causando prejuízos as empresas locais, devido ao alagamento;
Comentou a necessidade da instalação de tubos à margem da Rua Plantina Keller, bairro Aymoré, com a finalidade de dar vazão às águas pluviais.
Por fim, o edil a pediu a limpeza do ribeirão que segue às margens da Rua Gruenerwinkel, seguindo pela Rua Alberto Reichert, que frequentemente vem transbordando com as enxurradas, invadindo as residências da Rua Arthur Keller.
LUCIANO SCHLINDWEIN (PP)
Uma abordagem policial a jovens realizada na Praça Theodoro Debatin, Centro, chamou a atenção de vereador Luciano Schlindwein, que destacou a importância do trabalho da polícia e também da comunidade em denunciar situações aos órgãos competentes.
Aproveitando a presença do Sargento Henrique, comandante do Corpo de Bombeiros de Guabiruba, relatou à importância do veículo doado a corporação para serviços de vistorias. Da mesma forma, colocou-se a disposição juntamente com a instituição “Câmara Municipal” para ajudar no que for necessário a corporação dos Bombeiros Militar.
Sobre a indicação do vereador Felipe, para inserção do Festival da Cerveja no roteiro das festas de outubro em Santa Catarina, o vereador concordou com o pensamento do colega. “Temos na cidade todos os elementos necessários para que a festa aconteça”, afirmou Schlindwein.
ORDEM DO DIA
*Foi aprovado em 2º discussão e votação o Projeto de Lei Complementar n° 01/2014, que “CONSOLIDA O REGIME JURÍDICO ÚNICO PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS INSTITUÍDAS E MANTIDAS PELO MUNICÍPIO, CRIA O NOVO ESTATUTO DO SERVIDOR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;
*Também em 2ª discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei n° 05/2014, que “DISPÕE SOBRE A AMPLIAÇÃO DE VAGAS DO QUADRO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO ESF, PREVISTO NA LEI 769, DE 30 DE AGOSTO DE 2001”;
*Em votação única foi aprovado a Resolução Nº 1/2014, que “AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL A REEMBOLSAR DESPESAS QUE ESPECIFICA”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 1° de abril do corrente, no horário regimental de 19 horas.
.