​Resumo da sessão ordinária de 26 de abril de 2016

Por Imprensa Publicado em 27/04/2016 08:37:46 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira, 26 de abril os vereadores guabirubenses realizaram a última sessão ordinária do mês de abril, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos.

Destaque para a aprovação do Projeto de Lei nº 03/2016, que dispõe sobre a proibição de realização de publicidade em espaços público, aprovado por unanimidade.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador solicitou a melhoria da sinalização entre as Ruas José Dirschnabel com Guabiruba Sul para melhorar a visibilidade no cruzamento. O parlamentar afirmou que recebeu denuncias e também foi na via em loco para acompanhar a situação, sendo que os relatos são de veículos que circulam na contramão da via, estão colocando terceiros em perigo.

O vereador que já participou de diversas legislaturas vem acompanhado a transformação tecnológica e se adaptando a ela, para buscar formas de comunicação com o guabirubense. As redes sociais como ferramenta de aproximação foi tema também abordado por Kohler.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O parlamentar falou sobre a parceria entre o SESC e a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde para trazer ao município a Unidade Móvel SESC Mulher. Segundo o vereador a partir do dia 2 de maio, exames de prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 40 e 69 anos) e colo de útero (para mulheres entre 25 e 64 anos), serão realizados. Os profissionais também irão repassar orientações e executar ações educativas de promoção à saúde.

Na área esportiva foi lembrado de evento de cross-country que aconteceu no último final de semana em Guabiruba em uma pista que pouco deixa a desejar os melhores locais de eventos realizados no estado e Brasil. O parlamentar que também vez parte da organização e participou como atleta, destacou a presença do publico principalmente das crianças que serão o futuro do esporte.

Luciano Schlindwein (PP)

Destacou o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe para os grupos prioritários, ressaltando a importância da vacina.

O parlamentar também lembrou que as moças guabirubenses que continuam abertas as inscrições para a realeza da Festa da Integração. As escolhidas representaram o município em diversos eventos pelo Brasil.

Por fim, deixou uma mensagem positivo para todos os trabalhadores do município em decorrência do Dia do Trabalhador, que será comemorado no dia 01 de maio.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Convidou a todo comunidade para a tradicional Festa de Maio, que será realizada de 30/04 e 01/05 nas dependências da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O último dia para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) será no dia 29 de abril. O vereador contou que o IRPF é um dos impostos que mais vem extorquindo a comunidade brasileira ao longo dos tempos.

O parlamentar também comentou sobre o imposto sindical e os motivos que não acontece uma reforma tributária no Brasil.

Osmar Vicentini (PRB)

Elogiou o trabalhador guabirubenses lembrando que 1º de maio será comemorado o Dia do Trabalhador.

O parlamentar também usou boa parte do seu tempo de pronunciamento para tratar da situação política brasileira e o comportamento do Congresso Nacional.

Jaime Nuss (PMDB)

Encontro Ambiental com proprietários de terra foi tema do pronunciamento do peemedebista que solicitou uma maior divulgação por parte dos órgãos oficiais em decorrência da importância do tema.

O tema falta de remédio de uso continuo na farmácia básica da Policlínica foi abordado pelo edil que cobrou solução. Em aparte o companheiro de partido Haliton Kormann destacou que membros da comunidade do bairro Lageado, também reclamaram da falta de remédio.

Também destacou a interrupção do abastecimento de água por parte da empresa concessionária Casan, que está sendo divulgado em veículos de comunicação da região. O vereador lamentou que a casa não foi informada sobre o tema para que os vereadores pudessem levar a informação para a comunidade.

Gentil Kalkmann (PP)

Destacou novamente sua indicação solicitando que a administração viabilize a criação de uma Escola Profissionalizante em tempo integral, com a finalidade de ofecer novas profissões aos jovens e adultos em nível municipal.

O vereador também solicitou para que seja providenciada a instalação de dois postes na rede de energia elétrica no final da Rua SP-011, bairro Holstein.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Falou sobre denúncia que fez ao Ministério Público (MP) sobre o excesso de horas máquinas no município, que na sequência além do inquérito propriamente dito, também gerou outras investigações sobre a distribuição de pedra brita e areais por vereador eleito e detentores de cargos públicos na época. Sendo que em nenhum comento ele citou nomes de pessoas, os nomes apareceram em documentos encontrados no escritório de uma empresa.

O parlamentar lamentou que um grupo político da cidade esteja fazendo um campanha difamatório no município dizendo que o vereador Boiadeiro está tentando complicar o processo político da cidade. O vereador afirmou que esse não é sua intenção.

Por fim, o parlamentar apresentou algumas imagens com problemas e também obras no município.

Foi aprovado em segunda discussão e votação o Projeto de Lei n.º 03/2016, que “DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PUBLICIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS”.

A próxima sessão ordinária foi marcada para a próxima terça-feira, 03 de maio, no horário regimental de 19 horas.