​Resumo da sessão ordinária de 26 de junho de 2018

Por Imprensa Publicado em 27/06/2018 09:33:07 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Na noite de terça-feira, 26, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos para a última sessão ordinária do mês de junho. O encontro foi presidido pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas) e contou com a presença de todos os nove parlamentares.

Na oportunidade foi aprovado em primeira discussão e votação as Contas do Prefeito Municipal, Matias Kohler, do exercício 2016, por unanimidade. Também foi aprovada moção de repúdio endereçada a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e também ao Tribunal de Justiça, demostrando a insatisfação dos vereadores com a tentativa descomedida para a contratação de servidores com altos salários e encargos.

A reunião também contou com as presenças dos alunos das primeiras séries da Escola de Educação Básica Professor João Boos, acompanhados do professor Ademir Dietrich, que juntamente com a Câmara Municipal realiza já há algum tempo o projeto de Conscientização Política com os jovens estudantes.

Quem abriu o espaço da palavra livre foi à vereadora Rosita Kohler (Progressistas) que agradeceu a presença dos alunos da Escola Professor João Boos e também da amiga Silvana, que ela reencontrou após 39 anos, elas estudaram juntas no passado e Silvana agora mora em Curitiba.

O Circuito de Caminhadas do SESC e também a realização do roteiro de trilhas foram assuntos destacados pela vereadora, os eventos aconteceram no final de semana.

O prédio da Câmara Municipal recebeu novas flores já que o espaço é referência mantendo o estilo enxaimel e sempre é embeleza por ser considerado um dos cartões postais da cidade de Guabiruba. A vereadora Rosita Kohler apresentou uma reclamação, pois, as mudas de flores plantadas nas floreiras estão sendo furtadas com frequência.

Vilmar Gums (PSDB) apresentou uma indicação verbal solicitando melhorias na Rua Érico Albrecht, Holstein, que precisa de areiamento e patrolamento. O parlamentar também solicitou o envio de ofício para Celesc solicitando melhorias na rede de energia elétrica na referida via.

Por fim, parabenizou os responsáveis pelo Caratê de Guabiruba que em evento no município de Joinville, conquistaram bons resultados.

Segundo o vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) a Lei Seca completou 10 anos no Brasil. Dados divulgados apontam que desde sua implantação mais de 41 mil vidas foram poupadas no trânsito nacional.

Ele também comentou sobre a necessidade da conscientização das pessoas, já que existem sinalizações por toda a parte, mas muitas vezes elas são ignoradas pelos condutores.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Kormann comentou a importância do trabalho de Conscientização Política que começou com os alunos de ensino médio e agora foi estendido para os alunos do ensino fundamental através do Concurso Talento Guabiruba de Pintura, Desenho e Redação.

Marcos Aurélio Habitzreuter (Progressistas) comentou sobre a presença dos jovens alunos na sessão legislativa, destacando a importância da atividade desenvolvida pelo professor Ademir, pois, foi dessa forma com o incentivo de um professor que no passado ele começou a se interessar pela política.

Agradeceu pelo espaço já que foi sua última sessão com suplente, disse que foi uma experiência importância e que deseja quem sabe no futuro ser um membro permanente (titular) do parlamento guabirubense.

Finalizou fazendo uma indicação verbal para realização de um processo de revitalização da Rua Guabiruba Sul.

O vereador Haliton Kormann (MDB) apresentou reclamação de um munícipe sobre o depósito de entulhos as margens da Rua Independência. Segundo o vereador isso acontece com frequência e caminhões de empresas de Brusque também realizam esse ato.

Também através de indicação solicitou melhorias na sinalização de trânsito na Rua Ana Kohler Boos, Loteamento 10 de junho e também em um ponto da Rua São Pedro.

O último vereador a usar a palavra livre foi Jaime Luiz Nuss (MDB) que aproveitou a presença dos alunos para falar sobre a importância de acompanhar o processo político e também exercer o direito do voto, mesmo em um momento de descredito da política nacional.

Dentro do mesmo tema disse que os esquerdistas fanáticos são organizados e não deixam de votar, mas que ao conversar com as pessoas simpatizantes dos partidos de centro e direito, não percebe a vontade de exercer o direito do voto, fato que o preocupa.

- Deliberação do Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento referente ao "PROCESSO Nº: PCP - 17/00241645, RESPONSÁVEL PREFEITO MATIAS KOHLER". Aprovado o Parecer colocar a Prestação de Contas do Prefeito Municipal em primeira discussão e votação;

- Deliberação sobre o Requerimento nº 08/2018.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 03 de julho do corrente, no horário regimental de 19 horas.