​ Resumo da sessão ordinária de 26 de outubro de 2016

Por Imprensa Publicado em 26/10/2016 08:26:16 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Na noite de terça-feira, 25 de novembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em sessão ordinária na sede do Poder Legislativo, na Rua 10 de Junho, Centro. O encontro foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e contou com a presença da comunidade.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PRB)

Solicitou melhorias na estrada do cemitério no bairro Lageado Alto, que está erosão na via.

No setor de educação solicitou que sempre que existir duas classes da mesma série e no mesmo turno, seria importante colocar uma no período matutino e outra no vespertino.

O parlamentar também destacou a classe política e a aprovação das leis, que não fazem efeito e existem só para onerar o bolso da população. Ele citou a lei dos faróis em rodovias, comparando as leis dos extintores de incêndio e também dos kits de primeiros socorros.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Voltou a solicitar a instalação de uma travessia elevada na Rua Alois Erthal, Centro. Informando inclusive que já fez vários pedidos e indicações sobre o tema.

Também pediu explicações ao vereador líder de governo, sobre promessas feitas a moradores da Rua Independência, com relação as escrituras dos terrenos.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) estará de licença a partir do mês de novembro, cedendo espaço para a suplente Ivanilde Gallassini (Anite).Para o vereador nenhum vereador se elege sozinho, por esse motivo é necessário prestigiar e dar oportunidades para os companheiros de coligação.

Dalbosco, também comentou sobre ação que obriga a Recicle (empresa responsável pela coleta de lixo) em ressarcir moradores dos bairros Lageado Alto e Planície Alta, por cobranças indevidas. Para o vereador esse é a primeira vez em 14 anos de contrato que a empresa é punida.O vereador também destacou a necessidade da divulgação das planilhas de serviços e lucros da empresa, para que os parlamentares tenham maiores informações na hora discutir a renovação ou não do contrato que vence em 2018.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Falou sobre a lei do som alto, destacando que não será mais necessário a abordagem para efetuar multas.

Também apresentou imagens sobre a situação de uma vala às margens da Antônio Vilson Gums, entre os bairros Pomerânia e Aymoré. Alagamentos aconteceram, mas já foi solicitado a limpeza da mesma.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Discorreu sobre o Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia Nacional do Dentista, destacando o orgulho em fazer parte dessa classe de profissionais, parabenizando os Cirurgiões Dentistas de Guabiruba e região.

Voltou a destacar um anteprojeto de sua autoria que sugere ou Poder Executivo o Programa de Escovação Supervisionada na Escolas da Rede Municipal.

O parlamentar também apresentou imagens durante a sessão destacando um problema sanitário com o vazamento de duas fossas sépticas e também de um banheiro na Escola Professor João Boos. Segundo o parlamentar a situação do educandário já é conhecida e o caminho agora será efetuar uma representação junto ao Ministério Público de Santa Catarina e, também provocar um encontro com as lideranças regionais e estaduais para buscar soluções definitivas.Para o vereador a saúde e a segurança dos alunos e professores são prioridade.

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2016, que "CONCEDE LICENÇA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, PARA AUSERTAR-SE DO PAÍS"

- Deliberação referente ao Requerimento nº 009/2016;

- Deliberação referente ao Requerimento nº 010/2016;

- Deliberação referente a Moção de Apoio nº 008/2016.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a presente sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 01 de novembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.