Resumo da sessão ordinária de 28 de junho de 2016
A fixação dos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários foi o tema principal...
A fixação dos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários foi o tema principal novamente discutido na noite de terça-feira, 28 de junho, na sessão legislativa na Câmara Municipal de Guabiruba.
Os alunos da Escola de Educação Básica Professor João Boss, estiveram presentes acompanhados do professor Ademir Dietrich, dentro do Projeto de Conscientização Política.
No espaço da palavra livre os nove vereadores discorrem principalmente sobre a repercussão da emenda verbal na sessão anterior do vereador Felipe dos Santos (PT) que sugeria a equiparação dos salários dos vereadores aos dos professores da Rede Pública Municipal.
Palavra livre:
Cristiano Kormann (PP)
O líder de governo destacou a inauguração da Rua Frederico Bittelbrunn, dentro do Projeto de Pavimentação em Parceria, desenvolvido entre governo municipal e comunidade.
O vereador também apresentou uma lista de insulina que estão faltando na rede de saúde, principalmente as insulinas judiciais que são de responsabilidade de Governo do Estado.
O pepista justificou o seu voto com relação o congelamento dos salários dos vereadores para a próxima legislatura, lembrando que foi contra também no passado ao aumento do número de cadeiras no legislativo, para não aumentar as despesas da casa. Ele também afirmou que seria contra a diminuição de cadeiras para sete, como foi proposto no passado, sendo que não seria justo participar de um eleição com nove cadeiras de vereadores e depois votar para diminuir as chances de outras pessoas que pretendiam concorrem a uma vaga no legislativo. Usando essa analogia justificou o voto contrário a diminuição dos salários para os próximos legisladores.
Sobre as repercussões nas redes sociais o vereador lamentou algumas criticas que atingiram a honra e as famílias dos parlamentares, sendo que segundo o vereador algumas pessoas criticam sem fundamento e conhecimento das pessoas que ocupam os cargos legislativos. Para ele muitas vezes esse é o motivo do afastamento das pessoas boas da política.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O democrata discorreu sobre a repercussão com relação à proposta do vereador Felipe dos Santos, para equipar os salários dos vereadores ao piso-salarial dos professores, fato que gerou revolta da população nas redes sociais. Segundo o parlamentar ele acredita que cada classe tem o seu valor, sendo que sempre defendeu maiores salários para categorias importantes para a sociedade. Disse também que os valores recebidos pelos os vereadores nunca foi segredo, sendo que os valores recebidos na maior parte do tempo são revertidos para a comunidade através de apoios a entidades, clubes e associações na ajuda e aquisição de rifas e outros.
“Não aceito ser chamando de vagabundo, sou vereador por vários mandatos, sempre com a confiança do eleitor guabirubense. Também informo que não serei, mas candidato a vereador”, completou Tindo indignado com o desrespeito de algumas pessoas nas redes sociais, que colocaram todos os parlamentares na vala comum.
Valdeci Gomes Ferreira (PP) Boiadeiro
O vereador falou sobre o salário dos vereadores que foi congelado, afirmando que “limpo” recebe mensalmente R$ 3.500,00, sendo que com esse valor compra rifas de comunidades e ajuda a população de varias formas. Também lamentou a atitude do vereador proponente de emenda para equiparar os salários dos vereadores com os dos professores, com o objetivo de “trair” os colegas parlamentares e coloca-los contra a opinião pública.
Sobre o processo eleitoral afirmou que muitas pessoas criticam as pessoas vindas de outros municípios e estados, que muitas dessas pessoas pedem alguma coisa em troca do voto nas eleições. “Não concordo com isso é só olhar o processo dos “caminhões de britas” a lista está cheia de pessoas aqui de Guabiruba”, disparou Boiadeiro.
Haliton Kormann (PMDB)
Informou que foi procurado por moradores dos bairros Guabiruba Sul e Aymoré sobre a falta constante de água em alguns pontos dessas localidades. O vereador perguntou sobre as ações da Casan, como as promessas de perfuração de poços para a captação de água. Da mesma forma sugeriu colocar a comunidade frente a frente com os representantes da Casan em uma audiência pública, para que eles possam ser cobrados.
Também aproveitou a presença dos alunos da Escola Prof. João Boos, para informar que foi procurado por pessoas preocupadas com a falta de respostas com relação à reforma do educandário que está carente de informações. Disse inclusive que esteve na ADR em Brusque para tentar falar com o secretário Evando Ristow, mas o mesmo não estava.
Parabenizou o Padre Silvano, pelas obras de reforma da nova secretaria do Centro Paroquial.
Por fim, comentou a repercussões sobre a questão salarial dos vereadores, principalmente os comentários feitos por pessoas nas redes sociais, sem a menor preocupação em denegrir a imagem das pessoas. Lamentou também que uma das pessoas que utilizou as redes sociais, estudou com ele e já foi até a sua casa pedir ajuda financeira porque estava passando necessidades, sendo que o vereador fez de tudo para ajudar.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Comentou sobre a moção destinada ao senhor Nelson Dalbosco, que foi doador de medula óssea, que ajudou a salvar a vida de uma menininha no estado de Paraná. Desejou que essa situação sirva de exemplo para que as pessoas possam saber da importância da doação de órgãos e tecidos.
O parlamentar voltou a afirmar que seu posicionamento sobre as questões salariais e a emenda verbal para equiparar os vencimentos dos vereadores ao dos professores, não foi nenhum tipo de traição, porque já havia comentando a situação nas reuniões das comissões, sendo que fez a sugestão baseado na sua convicção e consciência, que não o deixaria tranquilo se não o fizesse.
Também afirmou que entende as defesas apresentadas pelos colegas vereadores que justificaram seus votos, reafirmando que cada um tem a liberdade de expressão, que se não o tivesse, não faria sentido ocupar a cadeira que ocupa.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Comentou sobre sua indicação solicitando para que providencie a construção de lombadas e a substituição da tubulação de esgoto de águas pluviais por tubos de maior diâmetro, bem como, o conserto das “bocas de lobo” e a continuidade da pavimentação de lajotas no final da Rua Carlos Kohler, loteamento 10 de Junho, bairro Centro, conforme abaixo assinado entregue na casa.
Também aproveitou para solicitar através do departamento de obras, para que providencie o patrolamento e areiamento da Rua Conrado Schaefer, via transversal da Rua Antônio Fischer, bairro Imigrantes.
Sobre o caso das discussões com relação à fixação dos salários dos vereadores, principalmente nas redes sociais, o vereador disse que todos os vereadores são casados e tem famílias, sendo que os comentários pejorativos atingem primeiro os familiares, fato que é lamentável.
“Sobre a atitude do presidente ela foi infeliz e oportunista, sendo que foi dada a palavra e, quando se dá a palavra não se volta atrás. Acho que não é o vereador que deveria ter o salário reduzido, mas sim o professor ter o salário aumentando”, completou indignado Nuss.
Luciano Schlindwein (PP)
Começou o pronunciamento enaltecendo a obra de pavimentação em sistema de parceria com os moradores da Rua Frederico Bittelbrunn, que inclusive esses mesmos moradores estiveram no passado na Câmara Municipal reivindicando essa obra, que agora virou realidade.
O vereador também destacou a realização do casamento coletivo, que mais uma vez oportunizou a oficialização do matrimônio “o início de famílias” para pessoas do município. O edil parabenizou os casais participantes e também a administração municipal.
O vereador pediu desculpas antecipadas para o público presente na sessão ordinária que era composto principalmente por alunos, já que seria impossível em seu ponto de vista, deixar de falar do que aconteceu na semana anterior com relação à emenda que discutia a fixação dos salários dos vereadores, proposta pelo vereador Felipe dos Santos, que depois de recusada por oito votos a zero, os parlamentares foram massacrados por reportagens da imprensa e principalmente nas redes sociais.
O pepista afirmou que apesar de repetitivo deveria explicar que o projeto foi discutido nas correspondentes comissões, para depois seguir para a primeira votação. Inclusive o vereador proponente da emenda que é o presidente da casa, mesmo não sendo membro das comissões participou das reuniões, onde no entender de Luciano se chegou a um consenso sobre o congelamento dos valores. Por esse motivo a emenda do vereador pegou todos de surpresa.
“Tem que ter muita coragem para ser candidato a vereador e enfrentar o dia a dia, mais coragem que muitos que com seus dedos na frente de um computador ou celular, ou com suas vozes, emitem opinião sem conhecer de fato as pessoas que ocupam os cargos públicos”, destacou o parlamentar que disse ainda que como existem políticos ruins também existem bons.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador comentou sobre a polêmica envolvendo o projeto de lei, que fixa os salários dos vereadores, afirmando que o momento delicado com a situação econômica e política do país, qualquer atitude que envolvesse o tema como diminuição, manutenção ou aumento dos salários, geraria uma reação da comunidade.
O vereador citou que o que estava sendo feito para mudar o pensamento da população, são os projetos de aproximação e transparência do legislativo, como a criação da Câmara Itinerante, acatando a realização de sessões nas quartas-feiras, sempre que um feriado caia nas terças de sessões, audiências com alunos das escolas da cidade e outras ações que fortaleçam a importância de um legislativo forte para o desenvolvimento da cidade.
Osmar Vicentini (PRB)
Sobre a situação dos salários o vereador informou que não iria se manifestar, porque é o vereador mais velho, sendo que o povo deu o direito de ser vereador através do voto, dessa forma o povo tem o direito da livre manifestação.
Também informou que esteve no casamento coletivo no final de semana e testemunhou a felicidade das pessoas que começaram a formação de famílias legalizadas. Também destacou que o Luiz, que é companheiro do PRB foi o idealizador do casamento coletivo.
Falou sobre suas indicações, solicitando através do departamento de obras, para que providencie o conserto da pavimentação asfáltica em toda a extensão da Rua Guabiruba Sul, bairro Guabiruba Sul.
Solicitou também através do setor competente, para que providencie a instalação de três postes na rede de energia elétrica na Rua Pedro Bartz, bairro Aymoré.
Pediu também para que providencie o patrolamento e a colocação de areia das Ruas dos Dezesseis, Cristalina e José Stedille até a residência do Senhor Nelson Stedille, no bairro Lageado Alto.
Reclamou que a mídia não tem seus assuntos divulgados e que teve problemas inclusive de reproduzir os vídeos na casa sobre o encontro que tratou da fosfoetalonamia, para o vereador isso não é democracia.
ORDEM DO DIA
- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei nº 007/2016, que “DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA PUBLICAÇÃO, NO SITE OFICIAL DA PREFEITURA E EM TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, DA RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS EXISTENTES, DAQUELES EM FALTA E O LOCAL ONDE ENCONTRÁ-LOS NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
- Em segunda discussão e votação foram aprovados os referente aos Projetos de Lei nºs 004/2016, que “FIXA O VALOR DO SUBSÍDIO MENSAL DO PREFEITO E VICE-PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2.017/2.020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;
005/2016, que “FIXA O VALOR DO SUBSÍDIO MENSAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2.017/2.020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;
006/2016, que “FIXA O VALOR DO SUBSÍDIO MENSAL DOS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUABIRUBA PARA A LEGISLATURA 2017/2020, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
- Também foi aprovado Deliberação da Moção de Congratulações nº 005/2016, direcionada ao senhor Nelson Dalbosco, que com a doação da medula óssea salvou a vida de uma menina no estado do Paraná.
Nada mais havendo a tratar, foi declaro encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima sessão, para o dia 05 de julho no horário regimental de 19 horas.