​Resumo da sessão ordinária de 28 de março de 2017

Aconteceu na noite de terça-feira 28 de março, a última sessão ordinária de mês na Câmara Municipal...

Por Imprensa Publicado em 29/03/2017 11:19:27 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Aconteceu na noite de terça-feira 28 de março, a última sessão ordinária de mês na Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP).

Um dos principais destaques foi a aprovação de Moção de Repúdio, contra o texto atual da Reforma da Previdência.

Palavra livre:

Paulo Ricardo Gums (PP)

O vereador Paulo Ricardo Gums (PP) apresentou um vídeo que “viralizou” na internet de um motoqueiro com um carona, que ao empinar a motocicleta, perdeu o controle e caiu dentro do terreno de uma residência em Brusque.

Para o parlamentar isso ilustra a situação do trânsito regional. Segundo o pepista 90% dos acidentes no Brasil, segundo estatísticas estão relacionados com a imprudência dos condutores.

Sendo que os prejuízos para os cofres públicos chegam a 40 bilhões ao ano, com tratamento de saúde, pagamentos de seguros e revitalizações de estradas e sinalizações destruídas.

O parlamentar também solicitou uma Moção de Congratulação ao senhor Milton Angioletti, que já atuou como jogador de futebol profissional.

Rosita Kohler (PP)

Falou sobre a presença na sessão da cidadã Alemã Emily, que já morou durante seis meses, há cerca de dois anos em sua residência em um trabalho de intercambio, sendo que agora em um período de férias, ela voltou ao Brasil para uma visita.

Parabenizou a Prefeitura Municipal pela parceria com a Polícia Militar, que desde o dia 20 deste mês, está atuando no policiamento preventivo nas escolas de Guabiruba.

Na Visita Escolar promovida pela PM, os policiais se deslocam até a escola e fazem contato com o responsável pela unidade para verificar se há alguma alteração de interesse da segurança da comunidade escolar. Eles também repassam as orientações necessárias ao aumento da segurança.

Vilmar Gums (PSDB)

Comentou indicação do colega vereador Minhoca que solicita uma Moção de Congratulação para o senhor Milton Angioletti, ex-jogador de futebol profissional. Para o parlamentar que também já foi jogador profissional a homenagem é justa, acreditando que as pessoas devem ser homenageadas em vida.

O vereador também apresentou duas indicações verbais. A primeira pedindo providencias do poder público com relação ao mau cheiro “esgoto” na parte central, próximo de sua residência na Rua 10 de Junho.

A segunda indicação solicita o conserto da cabeceira da ponte na Rua Maria Carminatti, bairro São Pedro.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Em resposta a reivindicação do vereador Haliton Kormann na sessão anterior, que solicitou que as escolas recebam alunos uns 15 minutos antes do horário de abertura das instituições, para que os pais possam chegar no horário correto no trabalho. O vereador líder de governo apresentou os horários de atendimento e investimentos da educação guabirubense.

Segundo Waldemiro Dalbosco, o poder público não pode individualizar o atendimento, além de também não poder exigir que funcionários desviem de suas funções.

Outro tema abordado foi declaração do vereador Godo Westarb na sessão anterior, que afirmou que a Barragem de Botuverá será um “elefante branco” como os estádios da Copa do Mundo.

Dalbosco, informou que foi cobrando pela classe empresarial sobre essa declaração, diante da importância dessa obra para a comunidade regional. Sendo que a mesma vem sendo debatida durante um bom tempo pelos empresários e políticos da região, que lutam pela execução das obras da barragem que irão beneficiar muitas pessoas.

Cristiano Kormann (PP)

Falou sobre a posse da nova diretoria da Associação Hospitalar, parabenizando Luiz Schlindwein Filho indicado como novo presidente e também os demais membros da diretoria.

O vereador também parabenizou a diretoria anterior que realizou um grande trabalho durante o último biênio.

O encontro de quinta-feira, 23 de março, quando alunos e professores da Escola Básica Professor João Boss, Centro de Guabiruba, organizaram evento cívico para celebrar os 57 anos de fundação do educandário e também 137 anos da Escola Particular Alemã, unidade escolar que deu origem a atual, também foi lembrando pelo presidente que participou dos atos.

“Mesmo com a falta de estrutura, o bom trabalho realizado pela direção atual, aliado ao empenho dos alunos está reerguendo o nome da Escola João Boos”, garantiu o vereador que já foi aluno do educandário.

Por fim, o parlamentar informou que a primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal será no mês de maio, justamente na Escola Prof. João Boos.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador representou a Câmara Municipal em encontro estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que aconteceu no Hotel Monthez, em Brusque. Segundo o vereador o evento serviu para apresentação da nova diretoria estadual da RFCC, que tem a guabirubense Sônia Rieg como presidente, além de contar com a participação na direção da senhora Naides Schmidt.

O abando de animais também voltou a ser tema na casa legislativa, momento que o vereador discorreu sobre imagens de uma câmera de segurança que flagrou um homem abandonando filhotes de cachorro, no Centro.

O vereador criticou a prática do abandono, além de relatar o trabalho realizado pelos voluntários da PATA.

Felipe dos Santos também falou da Moção de Repúdio sobre a reforma da previdência, que será enviada à Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e deputados da bancada catarinense.

A moção foi de autoria do vereador petista, subscritas pelos demais colegas que inclusive acrescentaram novos itens solicitando alterações ao texto original da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, que trata da reforma da previdenciária.

Para o parlamentar a câmara não é contra a reforma, desde que ela seja debatida de forma adequada e uma auditoria possa ser feita no INSS e Previdência Social.

Haliton Kormann (PMDB)

Comentou sobre o aniversário de 57 anos da Escola Prof. João Boos, parabenizando todos pela data especial.

Repetiu duas reivindicações feitas na semana anterior, solicitando flexibilização no atendimento dos educandários do município, para recepção antecipada de alunos, para que os pais não cheguem atrasados no trabalho. Além de solicitar a reativação dos Viveiro de Mudas.

O vereador também apresentou imagens sobre a perfuração de um poço artesiano realizado pela Casan no bairro Lageado Baixo.

Por fim, informou que realizará mais uma reunião com a comunidade na noite de quarta-feira (29), no Clube Continental, momento que receberá reivindicações da comunidade do bairro Imigrante.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 08/2017do Executivo: que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Também foi aprovado Moção de Repúdio nº 04/2017.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima sessão para o dia 04 de abril, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios