​Resumo da sessão ordinária de 28 de novembro de 2017

Por Imprensa Publicado em 29/11/2017 09:58:23 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Na noite de terça-feira, 28 de novembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos conduzidos e presidido pelo vereador Cristiano Kormann (Progressista).

A sessão contou com as presenças dos alunos e professores da E.E.B Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro e também do vereador licenciado de Brusque, Paulo Rodrigo Sestrem (PMN).

Entre os destaques a aprovação por unanimidade da concessão de uma bonificação de natal para os funcionários públicos do poder executivo.

O encontro legislativo também marcou a última reunião dos suplentes Maria Simone Fischer e Roque Hassmann, que ocuparam durante o mês de novembro as cadeiras cedidas pelos vereadores Haliton Kormann e Waldomiro Dalbosco, respectivamente.

No espaço da palavra livre destaque para o pronunciamento do vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) que tratou do tema saúde. Na oportunidade ele destacou cartilha divulgada pela Alesc que apresenta os direitos das pessoas portadoras do câncer. E também lembrou o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS que acontecerá durante a semana.

A vereadora Maria Simone Fischer (PMDB) falou sobre denúncia que recebeu sobre a demora para o atendimento do público em agências bancárias do município. Segundo a parlamentar o munícipe informou que esperou por mais de 40 minutos e ainda foi atendido em conjunto com outra pessoa. A peemedebista lembrou ainda que já existe uma legislação no município, mas muitas vezes ela não é cumprida.

Já o edil Godo Westarb (DEM) parabenizou a equipe do Clube Olaria pela conquista do título municipal de Futebol de Campo, externado sua satisfação em fazer parte do clube. Da mesma forma, ele lamentou a organização do campeonato, que segundo o seu ponto de vista, foi injusta em não entregar para ele o troféu de artilheira do campeonato municipal.

Jaime Luiz Nuss (PMDB) destacou a pintura de sinalizações em pontos do município, mas também voltou a cobrar a melhoria da sinalização nas imediações da Rua Júlio Schumacher.

O peemedebista também discorreu brevemente sobre o projeto que tramita na casa que versa sobre o Bolsa- atleta e Bolsa-técnico.

O progressista Paulo Ricardo Gums voltou a comentar sobre o andamento do processo de cadastramento biométrico por parte da Justiça Eleitoral.

Segundo o vereador 65% dos guabirubenses já efetuaram o cadastramento e o Cartório Eleitoral prorrogou até dia 15 de dezembro o prazo para realização do procedimento nos municípios de Guabiruba, Brusque e Botuverá.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) solicitou a melhoria na qualidade da TV local, pedindo o envio de ofício para a empresa responsável.

Por fim, parabenizou o Clube Olaria pela conquista do Campeonato Municipal de Futebol, além sugerir uma mudança de decisão no que diz respeito a não entrega de um troféu de artilheiro para o jogador Godo.

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei Ordinária nº 040/2017 do Executivo: que "ALTERA A LEI N° 1.487, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014".

- Foi baixar para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 041/2017do Executivo: que "INSTITUI OS PROGRAMAS BOLSA-ATLETA MUNICIPAL E BOLSA-TÉCNICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 042/2017do Executivo: que "DISPÕE SOBRE A BONIFICAÇÃO DE NATAL A SER CONCEDIDA AOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento Projeto de Lei Ordinária nº 06/2017 de autoria dos Vereadores FELIPE EILERT DOS SANTOS e MARIA SIMONE FISCHER: que "INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DO BEM-ESTAR ANIMAL -COMBEA".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 05 de dezembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.