Resumo da sessão ordinária de 7 de abril de 2015
Na noite de terça-feira, 7 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão...
Na noite de terça-feira, 7 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão ordinária na presença da comunidade e imprensa regional. O encontro que foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos, do Partido dos Trabalhadores (PT), e teve como destaque a apreciação do Projeto de Lei n.º 02/2015 que “Institui o mês Junho Verde no calendário oficial de eventos do município de Guabiruba”. Além da reclamação de vereadores de oposição sobre a confecção e entregas dos carnês do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e as justificativas do vereador Líder de Governo sobre a necessidade da atualização do processo.
No espaço da palavra livre Gisele Zambiasi, presidente da Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA), discorreu sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, definido pela ONU como 2 de Abril. A data serve para que, com muito empenho, as pessoas no Brasil e no mundo se organizem para chamar atenção das autoridades governamentais, da mídia e da população mundial para esse tema que ainda é tão pouco divulgado no dia a dia.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Comentou a presença da senhora Gisele Zambiasi, presidente da AMA, que destacou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, parabenizando ela pelas explanações e empenho de trabalhar em prol de uma causa tão nobre.
Explanou sobre a detecção de erros na confecção e entrega dos carnês do IPTU, segundo o vereador existe uma desorganização na entrega com formação de filas nas escolas e agora pessoas amontoadas na prefeitura na busca por reparos. Ele inclusive solicitou a prorrogação do vencimento do imposto para 30 de abril.
Por fim, o vereador relatou um caso de fuga de uma adolescente da Escola Municipal Arthur Wippel, Centro, que pulou o muro no horário de aula, fato que gerou o descontentamento dos pais com a direção do educandário.
Luciano Schlindwein (PP)
Parabenizou os profissionais do jornalismo pela passagem do seu dia. Em ato continuo, comentou a importância da reunião ocorrida na sede do Poder Legislativo para formação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
O parlamentar também falou sobre a moção de congratulação destinada a Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP) parabenizando todos pelo belíssimo trabalho realizado na organização do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, que em dois dias de apresentações emocionou os espectadores.
O vereador ainda lembrou que no dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
O presidente começou seu pronunciamento parabenizando todos os jornalistas pela passagem do Dia do Jornalista. Também comentou sobre o Dia Mundial da Saúde e as diversas ações realizadas no município na tentativa de melhorar o bem-estar da comunidade. Ainda complementado sua fala inicial comentou sobre a segunda edição do Informativo Câmara Guabiruba, que já circula pela cidade com diversos temas importantes para a comunidade.
Na sequência parabenizou a senhora Gisele Zambiasi, pelo trabalho realizado frente à AMA e declarou apoio integral na luta da inclusão das crianças autistas no ensino municipal.
O parlamentar também comentou participação na posse da nova diretoria da Associação Hospitalar de Guabiruba parabenizando os empossados e comentando as evoluções na lisura das ações e também o melhoramento no atendimento à comunidade.
Por fim, o vereador justificou o seu voto contrário ao projeto de lei “Junho Verde”, que tendo como base o parecer do vereador Waldemiro Dalbosco, deixa claro que a Lei Orgânica Municipal já contempla em mais de 20 artigos as ações no setor de preservação do meio ambiente. Sendo assim, segundo o seu julgamento o projeto sobrepõe leis já existentes.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Solicitou medida de segurança requerida por moradores das imediações das ruas Carlos Boos e Alberto Kohler, bairro Aymoré, para instalação de um redutor de velocidade ou espelho convexo.
Sobre o IPTU comentou os diversos problemas na confecção, distribuição e erros nos valores do imposto. O vereador criticou duramente a administração que pagou mais de 1 milhão de reais para uma empresa realizar o “georreferenciamento”, um preço muito elevado pelo trabalho realizado que vem apresentado muitos transtornos para a população.
Sobre o projeto “Junho Verde” afirmou que discorda que o mesmo sobreponha leis, segundo o vereador o projeto busca reforçar a necessidade de ações no setor. “Espero que a negativa dos vereadores de situação, não tenha nada a ver com questões políticas, em decorrência de a cor verde ser a cor utilizada pela oposição”, destacou Tindo.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Parabenizou a AACSP pela realização do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, informando inclusive que não estava na cidade, mas que em visita ao estado do Paraná acompanhou as ações religiosas naquele estado.
Também agradeceu a secretaria de Obras pelo atendimento de diversas indicações de sua autoria.
Sobre o IPTU discordou das reclamações da bancada de oposição, informando que problemas são normais, mas que o trabalho vem sendo efetuado de maneira organizada.
Por fim, apresentou imagens de alagamentos na Rua São Pedro, em frente à Unidade Básica de Saúde, mas também agradeceu o pronto atendimento e resolução do problema pelo setor de obras.
Osmar Vicentini (PMDB)
O parlamentar defendeu a aprovação do projeto “Junho Verde” enumerando os benefícios do mesmo. Também pediu para que os vereadores não coloquem a situação política, na frente das necessidades da comunidade.
Também criticou a utilização do veneno nas vias para combater o crescimento do mato. “Sempre lutei na minha vida pública, pelo bem-estar da humanidade” completou Vicentini.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador Líder de Governo foi duro ao criticar um vereador de oposição que insinuou que estava faltando merenda em uma creche do município. Ele informou que foi buscar informações e a situação não passa de “fofoca”. Também orientou que o mesmo procure a secretaria de Educação antes ser leviano na tribuna da casa.
O vereador também defendeu a coragem do prefeito Matias Kohler, em contratar uma empresa para realização do georreferenciamento no município, afirmando que o trabalho era necessário, mas, nenhum governante anterior quis tomar essa decisão impopular, porém fundamental. Finalizou informando que problemas na confecção dos carnês estão ocorrendo, mas, por tratasse de um sistema informatizado ele será aperfeiçoado com o passar do tempo.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Iniciou o pronunciamento agradecendo a presença do ex-vereador e vice-prefeito Egon Schweigert, que segundo ele já prestou inúmeros serviços para a comunidade, numa vida pública de dedicação e amor pela cidade de Guabiruba. Em ato continuo parabenizou a senhora Gisele Zambiasi, pelas explanações referentes ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Sobre o polêmico projeto “Junho Verde” justificou parecer contrário ao projeto pela sobreposição do mesmo a leis já existentes no município. Inclusive enumerou diversas ações realizadas pelas escolas e outros setores na preservação do meio ambiente.
OBS. AS DISCUSSÕES COM RELAÇÃO À MATÉRIA “JUNHO VERDE” COM POSICIONAMENTE DOS VEREDORES VOCÊ PODE ACOMPANHAR NOS REGISTROS DE ÁUDIO DA MATÉRIA PÚBLICADA NO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL. www.camaraguabiruba.sc.gov.br
ORDEM DO DIA
- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 03/2015: que “ALTERA A LEI N. 1416/2013, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013”.
- Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei 01/2015: que “DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE SEGURANÇA E MONITORAMENTO POR CÂMERAS DE VIDEO NAS AREAS EXTERNAS DAS AGÊNCIAS DOS CORREIOS E DAS INSTITUIÇÕES BÁNCARIAS E FINANCEIRAS, QUE POSSUEM AGÊNCIAS OU POSTOS DE ATENDIMENTO LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”.
- Foi reprovado por 5 votos a 4, o Projeto de Lei nº02/2015: que “INSTITUI O MÊS JUNHO VERDE NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”.
- Foi aprovado Moção de Congratulações nº 03/2015, de autoria da Mesa Diretora e subscrita por todos os Vereadores, para Associação Artística Cultural São Pedro pelo brilhante espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 14 de abril de 2015, no horário regimental de 19 horas.