​Resumo da sessão ordinária de 9 de setembro de 2014

Na noite de terça-feira, 9 de setembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em sessão ordinária...

Por Imprensa Publicado em 10/09/2014 09:07:16 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira, 9 de setembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em sessão ordinária na Câmara Municipal. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP).

Destaque inicial para a presença de Ana Paulo Schaefer, médica veterinária do município, que tratou do programa de castração de animais de produção. Situação que foi objeto de denúncias de vereador em sessão anterior.

No espaço da palavra livre os oito vereadores utilizaram a tribuna da casa. Na oportunidade os legisladores aprovaram o Foi aprovado em regime de urgência Projeto de Lei nº 23/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Palavra livre:

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador parabenizou a médica veterinária Ana Paula, pelos esclarecimentos e clareza nas colocações. Também aproveitou para parabenizá-la pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado na terça-feira.

Aproveitando um “gancho” da presença da médica veterinária para prestação de esclarecimentos em decorrência de denúncia de vereador de oposição, o parlamentar solicitou maior responsabilidade na hora de fazer insinuações e acusações, já que às provas não estão sendo apresentados pelos acusadores.

Sobre enquete publicada através das redes sociais por jornal de circulação local, que questionava a comunidade sobre a atuação dos vereadores, o edil comentou os resultados que na maioria foram negativos. O vereador discordou da avaliação, fundamentando o posicionamento em decorrência do envolvimento dos vereadores em assuntos da comunidade na participação popular, também na aprovação e discussões de projetos importantes para cidade. “Penso que o resultado está fundamentado na falta de conhecimento do trabalho do vereador”, complementou Santos.

Luciano Schlindwein (PP)

Também parabenizou a médica veterinária pelas explanações sobre o programa de castração de animais, além de também cumprimentar pela passagem do Dia do Médico Veterinário.

O resgate dos desfiles cívico de 7 de setembro em Guabiruba, também foi motivo de destaque pelo vereador pepista. Na sequência também sugeriu a centralização das comemorações e desfiles na área central.

Comentou enquete sobre o trabalho dos vereadores, lamentou a situação em decorrência de saber do trabalho desempenhado por ele e seus pares. Lamentou também a falta de informação em alguns casos sobre o trabalho do legislador que não tem a função de executar obras.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Sobre a situação do trabalho de castração animal o vereador lembrou que em épocas passados o trabalho veterinário tinha que ser buscado fora do município. Agora à médica veterinária Ana Paula está desempenhado várias ações e sempre está prontamente a disposição para auxiliar.

Reunião da Associação de Moradores do bairro Planície Alta foi acompanhada pelo edil que destacou às principais reivindicações, como asfaltamento de vias, construção de creche e pontos de ônibus.

O vereador convidou novamente a comunidade para missa no bairro Pomerânia com o Padre Luizinho, do Paraná. A missa será no próximo dia nessa quarta-feira na Escola Municipal Paulo Schmidt.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Sobre a enquete o vereador afirmou que é difícil mudar a imagem da classe política no Brasil. O edil citou exemplo do gasto de 10 milhões de reais por parlamentar no Congresso Nacional por ano, fato que segundo ele causa revolta na população. “A Câmara Municipal, por exemplo, tem responsabilidade nos seus gastos, nem metade do orçamento disponível é utilizado. Sofremos pelas ações dos outros”, complementou Nuss.

Sobre a presença da médica veterinária o vereador afirmou que em nenhum momento acusou a mesma de qualquer coisa. Apesar buscou saber o motivo da cobrança por ela confirmada no espaço da tribuna popular.

Cristino Kormann (PP)

Sobre a presença da médica veterinária o vereador Cristino Kormann, líder de governo explicou o excelente trabalho desempenhado por Ana Paula e o resgate de atividades de auxilio aos colonos que estavam abandonadas no município.

No setor esportivo o vereador convidou a comunidade para prestigiar a grande final do Campeonato de Futebol Amador no próximo domingo.

Sobre a enquete o vereador também lamentou os resultados, ainda mais em decorrência das ações da mesa diretora para dinamizar os encontros legislativos, com a instalação de dispositivos para aproximar ainda mais a comunidade das informações.

No setor da saúde destacou as obras no bairro Imigrantes e melhorias das unidades em outras localidades. Também destacou reuniões para aproximar os gestores da saúde de suas equipes.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) destacou informação da liderança de governo sobre reunião com os agentes de saúde, onde foi confirmado aumento salarial, conforme sua solicitação. Na oportunidade também sugeriu a administração o pagamento de insalubridade, conforme fazem outras cidades da região.

Ainda sobre o tema saúde voltou a criticar a administração da à falta de medicamentos básicos nas unidades de saúde, em decorrência do atraso de licitações.

Por fim, destacou enquete que avaliou o trabalho dos vereadores em Guabiruba. O vereador foi duro e lamentou que as ações de políticos como deputados e senadores dos mais diversos partidos, acabam denegrindo a imagens de todos. Não deixou de apontar o episodio do “mensalão” e agora do “petróleo” na Petrobrás.

Haliton Kormann (PMDB)

O solicitou a melhoria na sinalização da ligação Guabiruba/Brusque, principalmente nas duas curvas mais acentuadas. O excesso de velocidade em alguns pontos também é motivo de preocupação da comunidade, salientou o vereador.

Também solicitou a instalação de tubulação na Rua Francisco Debatin. Segundo o vereador ele não quer acreditar que a demora na execução das obras, sejam em decorrência que o mesmo tem propriedade na referida via.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O presidente da mesa diretora vereador Waldemiro Dalbosco (PP) não escondeu suas magoas com a avaliação do trabalho parlamentar pelo público internauta do jornal, mas também ressaltou que isso faz parte do processo democrático. O vereador também atribui os resultados da enquete ao descredito da população em geral com a classe politica no país, aliado a falta de interesse da comunidade na atuação dos legisladores.

Por fim, o vereador Waldemiro Dalbosco, comentou o tema educação. Foi destacada a queda nos números no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios de Guabiruba, Brusque e Botuverá. Esse queda segundo o edil são maiores nas series finais, principalmente em decorrência da alta rotatividade de alunos e professores.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência Projeto de Lei nº 23/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 16 de setembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios