​ Resumo da sessão ordinária 03 de março de 2020

A presidente destacou sua participação no lançamento do Anuário Notícias de Vicente Só, momento que também foi apresentado o quadro inédito da imagem do Barão Maximilian von Schneeburg.

Por Imprensa Publicado em 04/03/2020 08:58:44 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:48

Na noite de terça-feira, 03 de março, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). Os trabalhos contaram também com as presenças dos demais parlamentares e do público que prestigiou o encontro.

A presidente no uso da tribuna popular da casa destacou sua participação na última quinta-feira em Brusque no lançamento do Anuário Notícias de Vicente Só, momento que também foi apresentado através dos pesquisadores e membros da Casa de Brusque o quadro inédito da imagem do Barão Maximilian von Schneeburg. A presidente também agradeceu já que o poder legislativo foi presenteado com uma réplica da imagem.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) apresentou imagens enviadas por moradores da Rua Nicolau Schaefer que apresentam um vazamento de água na via. O parlamentar informou que apesar da escassez de água na cidade a empresa foi avisada sobre o problema e nada resolveu até o momento.

Da mesma forma o vereador líder de oposição comentou que foi informado na sessão sobre a homologação por parte do Tribunal de Conta do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) da decisão que permite a contratação da empresa vencedora do processo licitatório da concessão de água e esgoto em Guabiruba. O parlamentar disse que agora aguarda os tramites para contratação e logo na sequência serão cobrados os investimentos iniciais prometidos.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou a necessidade da manutenção do semáforo do cruzamento da Rua Brusque com José Fischer que já está intermitente a um bom tempo, colocando em risco os usuários que transitam na região central da cidade.

Sobre mobilidade urbana o parlamentar destacou a instalação de dois ciclo pontos em Guabiruba. Ainda dentro do tema mobilidade sugeriu a implantação de placas de orientação para que os condutores de veículos automotores respeitarem a distância regulamentar entre os ciclistas, para a boa harmonia entre os usuários do sistema viário municipal.

O vereador Haliton Kormann (MDB) falou sobre a Escola João Boos, apresentando sugestão de alunos para que o poder legislativo faça uma denúncia ao Ministério Público (MP) sobre a situação precária da estrutura física do educandário. O parlamentar foi informado pela colega Felipe dos Santos que por duas oportunidades a câmara já apresentou denúncias ao MP.

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento referente ao Projeto de Lei Complementar nº 01/2020, do Executivo, que "CRIA VAGA PARA O CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO DE CONTADOR, NOS QUADROS PERMANENTES DE PESSOAL DO PODER EXECUTIVO, QUE CONSTITUI O ANEXO IV DA LEI COMPLEMENTAR N° 1.458, DE 09 DE MAIO DE 2014".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 10 de março de 2020, no horário regimental às 19 horas.