​Resumo da sessão ordinária de 20 de agosto de 2019

Na oportunidade cinco vereadores utilizaram o espaço da palavra livre e foram votadas moções de repúdio e congratulação.

Por Imprensa Publicado em 21/08/2019 07:10:35 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:49

Na noite de terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária no mês de agosto. Com a licença médica da presidente Rosita Kohler (Progressistas) o correligionário Waldemiro Dalbosco comandou mais uma vez os trabalhos.

O vereador Haliton Kormann (MDB) apresentou reclamações de moradores sobre a não chegada em suas residência dos carnês da taxa do lixo e água que são emitidos conjuntamente pela empresa Atlantis Saneamentos.

O parlamentar voltou a solicitar que as cobranças de água e lixo sejam realizadas de forma separadas para não prejudicar a população.

O vereador Valdeci Gomes Ferreira (Progressistas) reclamou sobre fiação de telefonia e elétrica que após não mais utilizadas pelas empresas prestadoras de serviços são jogadas as margens das estradas, dificultando o trabalho dos roçadores funcionários da Secretaria de Obras. O parlamentar utilizou o sistema audiovisual da casa para apresentar imagens e vídeo desse problema.

Waldemiro Dalbosco destacou em seu pronunciamento editorial de jornal regional que rotulava uma empresa que deve se instalar na região de “poluidora do meio ambiente” segundo ele pelo simples fato de exercer a atividade de tinturaria. O parlamentar argumentou que o desenvolvimento econômico e a geração de empregos não devem ser atrapalhados por supostas ações contra o meio ambiente que se quer ainda aconteceram. E que uma empresa independentemente da atividade deve ser cobrada e também pode perfeitamente cumprir as legislações ambientais.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) parabenizou à ação da Secretaria de Saúde que contratou quatro médicos a maioria com 40 horas semanais para atuação em Unidade Básicas de Saúde da cidade. Eles chegam para suprir uma carência após a saída repentina de outras profissionais que saíram da rede pública para buscar qualificação profissional e progressão de carreira.

O vereador Felipe Eileit dos Santos (PT) falou sobre a possibilidade do fechamento da Agência do Ministério do Trabalho em Brusque, caso nos próximos dias a prefeitura do município vizinho não disponibilize um espaço para instalação do órgão. O parlamentar alertou caso isso não aconteça o cidadão terá que se deslocar para Itajaí (sede regional) para emissão de uma Carteira de Trabalho.

O vereador solicitou a elaboração de um documento para enviar ao prefeito de Brusque Jonas Paegle reforçando a importância para a região do Ministério do Trabalho permanecer na cidade.

- Foi aprovada por unanimidade Moção de Repúdio nº 12/2019, dos Senhores Vereadores que esta subscrevem, com amparo regimental, para submeter a deliberação do Plenário MOÇÃO DE REPÚDIO, destinada aos deputados federais e senadores do Estado de Santa Catarina,  com a finalidade de manifestar-se contra a alteração feita semana passada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 pelo deputado federal Cacá Leão (PP-BA), relator do projeto, ampliando o repasse de até R$ 3,7 bilhões de recursos públicos para as campanhas municipais à prefeito e vereadores do ano que vem.

- Foi aprovada moção Moção de Congratulações nº 13/2019, destinada ao BRUSQUE FUTEBOL CLUBE, por ter se consagrado Campeão Brasileiro, Série - D 2019, após ter vencido o Manaus por 6 a 5 nos pênaltis, na Arena Manaus neste domingo dia 18 de agosto do corrente, destacando o futebol brusquense a nível estadual e, inclusive, nacional.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 27 de agosto de 2019, no horário regimental às 19 horas.