​Resumo sessão ordinária 06 de maio de 2014

Por Imprensa Publicado em 07/05/2014 08:51:42 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:59

Na noite de terça-feira (6) aconteceu a primeira reunião ordinária do mês de maio na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco e contou como sempre com a presença da comunidade.

Na oportunidade foi colocado em votação e aprovado o tão esperado projeto do plano de carreiro dos servidores públicos municipais.

Outro tema que foi lembrando pelos senhores vereadores foi o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo.

Palavra livre:

Luciano Schlindwein (PP)

Aproveitou o espaço para parabenizar o Coral Cristo Rei pela bela apresentação na missa em homenagem a padroeira da cidade.

Também agradeceu os convites enviados para a casa legislativa pelos representantes do Gaiola Cross, Polícia Militar (PM).

O vereador também destacou reunião com moradores da Rua Pref. Carlos Boos, que tratou sobre o projeto de padronização de calçadas.

Haliton Kormann (PMDB)

No espaço da palavra livre destaque para o pronunciamento do vereador Haliton Kormann que voltou a falar de segurança pública ao relatar encontro com o novo comandante da Polícia Militar em Guabiruba, Sargento Panca. Na oportunidade foi tratado sobre a possibilidade da realização de uma audiência pública para debater o tema e também quais são as necessidades da PM.

Por fim, o vereador parabenizou os organizadores da Festa de Maio. Também deixou uma mensagem especial para todas as mães do município.

Felipe Eilert dos Santos

Agradeceu e parabenizou o colega Roque Hassemann, que ocupou o lugar de vereador pelo período de 30 dias. Informou ainda a oportunidade de acompanhar as sessões ao lado do público nas cadeiras, tendo assim, um ponto de vista diferenciado.

Sobre o tema segurança pública levantado nas últimas sessões pelo colega Haliton, o edil lembrou que já apresentou o tema em outras oportunidades na casa do povo. “Além da melhoria de efetivo e equipamentos, também é necessário à criação de um fórum permanente, como o conselho de segurança”, completou o vereador do PT.

Um vídeo com trecho de pronunciamento do vereador Ivan Naatz (PDT) de Blumenau, na sessão do último dia 15 de abril, foi apresentado. No material o vereador da cidade vizinha descreveu no seu ponto de vista os tipos de vereadores que existem em Guabiruba. O vereador Felipe dos Santos solicitou a mesa diretora à confecção de uma moção de repúdio, classificando o ato com desrespeitoso e inaceitável.

O edil lembrou-se da apresentação de faixas expostas no veículo do vereador Valdeci Ferreira na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), lembrando promessa do Governo do Estado, sobre a construção da E.E.B Prof. João Boos. Ainda sobre o tema o vereador realizou pesquisas junto a fontes na Capital e constatou que os recursos para construção serão liberados apenas no dia 1º de dezembro de 2014, sendo executados provavelmente no próximo mandato.

Por fim, o petista destacou recursos oriundos do Governo Federal, para a construção de salas de aulas e cobertura de quadra esportiva. Segundo Santos, somados os investimentos do governo federal ultrapassam (7) sete milhões de reais.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Agradeceu as melhorias após solicitação da rede de energia pública nas proximidades do portal de acesso do município.

O vereador destacou residência atingida por incêndio na manhã de terça na Rua Anna Kohler Boos, número 419, no Loteamento 10 de Junho, Centro de Guabiruba. O vereador informou que buscou ajuda para as famílias atingidas junto ao prefeito e secretária de Assistência Social.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador reforçou suas indicações solicitando inicialmente através do departamento de trânsito, para que seja revisto o tempo de espera da sinaleira situada no entroncamento das Ruas Vicente Scharf, Nicolau Schaefer e Guabiruba Sul, tendo em vista que ainda encontra-se ajustada ao tempo do desvio de trânsito da Rua dos Imigrantes.

Também solicitou o envio de expediente à Gerência do Banco Bradesco, agência de Guabiruba, com cópia ao Banco Central, a fim de que citada agência providencie a instalação de porta giratória, visando oferecer maior segurança aos seus clientes, usuário e funcionários. Da mesma forma, solicita que a agência providencie a instalação de caixas de atendimento, eis que a agência só possui autoatendimento, dificultando o acesso aos clientes.

Sobre encontro realizado com moradores da Rua 10 de Junho e Rua Carlos Boos, para padronização das calçadas o vereador lamentou a baixa participação popular.

Como tema final relatou acompanhamento junto ao PROCON do caso Recicle/Comunidade. Segundo o vereador ele está preocupado com a nova prorrogação do prazo dado a empresa para resolução dos problemas.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador Líder de Governo, Cristiano Kormann (PP), parabenizou a administração municipal pela coragem de colocar em prática o novo plano de carreiro dos servidores públicos. O vereador pepista também não deixou de lembrar a importância do trabalho do legislativo e sindicato de classe.

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar n° 002/2014, que “DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARGOS, CARREIRA, ATRIBUIÇÕES, HABILITAÇÕES E VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;

Também em discussão e votação única foi aprovado o Projeto de Lei n° 009/2014, que “AUTORIZA A DOAÇÃO E PADRONIZA OS UNIFORMES ESCOLARES JUNTO AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DE ENSINO FUNDAMENTAL”;

Também foi aprovada resolução Nº 2/2014 da Mesa Diretora, que “AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL A EFETUAR DESPESAS QUE ESPECIFICA”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada à sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 13 de maio do corrente, no horário regimental de 19 horas.