Resumo sessão ordinária 07 de outubro de 2014
Na noite de terça-feira (8) a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida pela primeira vez no mês...
Na noite de terça-feira (8) a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida pela primeira vez no mês de outubro. No início dos trabalhos que foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco foi solicitado um minuto de silêncio homenagem póstuma ao senhor Heinz Kormann, ex-secretário de Obras, pai do vereador Haliton Kormann e irmão do ex-prefeito Orides Kormann.
A sessão tembém contou com a presença dos alunos das 1ª, 2ª e 3ª series da Escola de Educação Básica Prof. Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro, acompanhados do professor Ademir Dietrich.
Na oportunidade três projetos foram apreciados pelos vereadores, sendo um aprovado em regime de urgência, um em primeira votação e outro em regime de urgência especial. No uso da palavra livre seis vereadores utilizaram o espaço destacando temas como reforma ou construção de um novo Colégio João Boos, reunião com presidente da Casan e problemas com os serviços na operadora de telefonia OI.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) destacou entre outros assuntos a situação da reforma ou construção da Escola de Educação Básica Prof. João Boos, que após a visita na região do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, ficou ainda mais indefinida.
Sobre o encontro com o diretor-presidente Valter José Gallina, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) o vereador destacou as promessas realizadas pelo presidente, mas, também falou sobre as cobras apresentadas.
O edil também parabenizou a comunidade guabirubense pela forma civilizada e serena que participou do processo eleitoral no último dia 05 de outubro. Por fim, ressaltou a necessidade de uma reforma política no Brasil. “É inadmissível que se perca um semestre a cada quatro anos, porque um presidente, governador ou prefeito tem que participar de um processo eleitoral”, salientou Dalbosco.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Solicitou o envio de moção de pensar à família de Heinz Kormann que já exerceu o cargo de Secretário de Obras em Guabiruba. Também destacou a força e comprometimento do colega vereador Haliton, que minutos após velar o pai participou da reunião legislativa.
O parlamentar solicitou mais uma vez melhorias na Rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes, segundo o edil a referida via foi utilizada como acesso à cidade no período de obras do acesso principal. Sendo assim necessita de reparos urgentes conforme solicitação da comunidade.
Na sequência também criticou a necessidade dos guabirubenses em fazer vistoria veicular no município vizinho de Brusque. Para o vereador a situação tem que ser resolvida pelo órgão competente.
Sobre a CASAN o edil informou que já participou no passado de muitos encontros onde promessas foram feitas e quase sempre não cumpridas.
A construção ou reforma da Escola João Boos, também foi tema do pronunciamento, segundo o vereador parece que o governador e o secretário de Educação, querem é ganhar tempo.
Luciano Schlindwein (PP)
Começou destacando o Dia do Vereador, comemorado na semana passada e parabenizando o prefeito Matias Kohler, pelo Dia do Prefeito comemorado na terça-feira.
O vereador foi um dos que também relatou o encontro no último dia 25 de setembro com o diretor-presidente da CASAN, Valter José Gallina com vereadores e prefeito e vice. Na oportunidade segundo o edil foram apresentadas as necessidades do município.
Outubro Rosa e o trabalho realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer em 25 anos foram lembrados pelo vereador que solicitou o enviou de moção de congratulação à presidente Sônia Rieg Fischer, que é guabirubense.
Sobre as eleições informou que trabalhou no dia das eleições que no bairro São Pedro o processo transcorreu na maior tranquilidade e respeito.
Por fim, destacou a importância da participação da comunidade nas reuniões para debater o Plano Municipal de Atendimento a Criança e ao Adolescente.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O vereador informou que há seis anos está apresentando reclamações da comunidade sobre a CASAN, trazendo para o plenário, roupas sujas, amostras de águas com qualidade e coloração duvidosas, mas que agora ouviu em uma entrevista do presidente da autarquia afirmando que está tudo certo. “Então acho que ele está certo e eu e a comunidade errados”, completou Ferreira.
Sobre a ponte da Rua Bernardo Kohler, bairro Guabiruba Sul, prometida a muito tempo pela Defesa Civil, finalmente está ficando pronta, mas na sua avaliação e muito estreita.
Destacou indicação solicitando o conserto das bocas-de-lobo, bem como a colocação de placa indicativa da Rua Augusto Bretzke, bairro Planície Alta.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
O vereador relatou a situação vivida pela comunidade do bairro Planície Alta com relação ao sinal e serviços da telefonia por parte da empresa OI. O vereador também lembrou que moradores de outras localidades também sofrem com o mesmo problema, sugerindo inclusive uma intervenção do município.
Sobre a construção ou reforma da Escola João Boos, afirmou que desde o início das conversações e apresentação do projeto no legislativo, já era temerária a morosidade do processo.
Sobre o processo político também destacou a necessidade de uma reforma política. O vereador também disse perceber certo desanimo ou desinteresse da população com relação às eleições.
Cristino Kormann (PP)
Parabenizou às secretarias envolvidas e Fundação Cultural pela realizada da 1ª Tenda Gastronômica e Cultural de Guabiruba.
Também parabenizou a Secretaria de Educação e a Escola Pe. Germano Brandt, bairro Aymoré, pela conquista do troféu na Feira Nacional de Matemática realizada de 24 a 26 de setembro em Salvador, Bahia. O prêmio foi recebido com o projeto Milch-mática, orientado pela professora Emanoela Schmidt e desenvolvido pela turma do 4º ano durante 2013. As alunas Gabriela Krempel Popper, 10 anos, e Ana Isabel Schweigert, 11.
Já sobre a situação da Escola João Boos, criticou as SDRs e também as reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional, que segundo o mesmo servem somente para tomar cafezinhos.
Por fim, também destacou matéria de jornal regional que informa avaliação do Ministério Público (MP) que não aconteceu nepotismo na nomeação da esposa do prefeito para o cargo de Secretária de Saúde.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em discussão e votação o Projeto de Lei nº 26/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Em primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei n° 25/2014, que “DISPÕE SOBRE O PAGAMENTO DE PRODUTIVIDADE PARA PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA CONTRATUALIZADOS AO INCENTIVO PMAQ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Já em regime de urgência especial foi aprovado o Projeto de Lei nº 3/2014 de autoria da Mesa Diretora, que: “DENOMINA VIA PÚBLICA MUNICIPAL”, para emissão dos respectivos Pareceres.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 14 de outubro, no horário regimental de 19 horas.