​Resumo sessão ordinária 11 de novembro 2014

Na noite de terça-feira (11) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba....

Por Imprensa Publicado em 12/11/2014 13:38:24 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira (11) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e foi marcado pelo apoio da casa a campanha “Novembro Azul”. Momento em que os vereadores e funcionários vestiram camisetas azuis em apoio à causa, que tem como objetivo despertar no homem a importância dos cuidados necessários com a saúde, principalmente na realização de exames de prevenção ao câncer de próstata.

Palavra livre

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador realizou indicação verbal solicitando providências aos órgãos competentes informando sobre a formação de um depósito de entulhos próxima a Panificadora Kormann, Rua Imigrantes.

O edil destacou artigo de autoria do assessor jurídico da casa e pesquisador Dr. Roque Luís Dirschnabel, intitulado “Rodovia SC-420 – Uma história de séculos”, publicado na revista Notícias de Vicente Só, edição de n.º 62. Segundo o vereador a publicação destacou a importância da rodovia para os municípios da região através da história, sendo que ficou muito envaidecido pela citação do seu nome.

Também relatou presença no lançamento da peça teatral “Paixão e Morte de um Homem Livre” que segundo palavras do vereador será imperdível em 2015, com duas apresentações.

Parabenizou o vereador Luciano Schlindwein pela iniciativa de apresentar projeto para instituição no calendário do município do “Novembro Azul”. O petista discorreu sobre artigo científico que explica a resistência dos homens em procurar ajuda médica especializada de forma preventiva.

No tema educação lembrou encontro com alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do E.E.B Prof. Carlos Maffezzolli, na sede do legislativo. Na oportunidade diversos assuntos foram debatidos, entre eles a municipalização do ensino médio e a falta de alguns materiais.

Por fim, estendeu convite a comunidade sobre o Bingo Solidário da PATA, que acontecerá no dia 23 de novembro, às 15 horas no Restaurante do Lelo. Os valores arrecadados serão investidos no pagamento das contas em clínicas veterinárias.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O presidente da casa vereador Waldemiro Dalbosco destacou o envolvimento da Câmara Municipal na campanha “Novembro Azul”. O edil informou que mais atividades serão realizadas em parcerias durante o mês.

Relatou resultados do encontro com alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do E.E.B Prof. Carlos Maffezzolli, parabenizando o professor Ademir Dietrich e demais docentes pela aula de conscientização política. Relatou questionamentos sobre a ausência da maioria dos vereadores no encontro pela manhã, sendo indagando se a falta em sessões também é frequente. Sobre outros temas o edil concluiu de forma positiva que os jovens estão antenados nos assuntos do dia a dia.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Relatou vistoria na Rua Exp. Carlos Fischer, bairro Imigrantes atendendo pedidos da comunidade. Informou que a via está bastante danificada em decorrência principalmente das obras de ligação Guabiruba/Brusque. O democrata explicou que a via foi pavimentada ao bom tempo e necessita de reparos. Inclusive a comunidade reclama do trabalho realizado pela empresa responsável pelos reparos e ajuste da pavimentação.

O edil também informou que foi questionado através das redes sociais por cinco moradores que reclamavam da falta de medicamentos essências em Unidades de Saúde. O vereador solicitou explicações sobre a situação ao setor de saúde e afirmou que são necessárias soluções urgentes.

Luciano Schlindwein (PP)

Informou que sabe da promessa da pavimentação asfáltica da Rua São Pedro, mais de imediato solicitou reparos nas lajotas em alguns pontos da via, que é de fundamental importância para o município.

Na oportunidade foi aprovado Projeto de Lei n.º 5/2014 de autoria do vereador pepista, que “Institui o “Novembro Azul” no calendário oficial de eventos do município de Guabiruba e dá outras providencias”.

O vereador destacou a importância da aprovação do projeto de lei, destacando que a campanha foi fortalecida nesse ano inclusive com a ajuda das redes sociais, sendo que o objetivo e ampliar as ações em 2015.

Osmar Vicentini (PMDB)

Destacou o “Novembro Azul” incentivando aos homens a realizarem o exame que detecta o câncer de próstata. “Eu já realizei o exame e é necessário quebrar as barreiras do preconceito. Ninguém é menos homem ao procurar ajuda médica especializada”, salientou Vicentini.

O vereador peemedebista que sempre luta pela qualidade do meio-ambiente e preservação da natureza, sugeriu a instituição do mês verde para incentivar a preservação da natureza.

O vereador participou de reunião da Associação de Moradores do bairro Planície Alta e relatou as principais reivindicações, como passagem do caminhão pipa, pavimentação da via principal que foi promessa de campanha do prefeito em exercício, combate ao borrachudo, telefonia e segurança.

Por fim, destacou a necessidade de planejar a ligação entre Guabiruba e Botuverá pelo Lageado Alto.

Haliton Kormann (PMDB)

Solicitou a passagem do caminhão pipa na Rua José Baron, bairro Guabiruba Sul, atendendo pedido da comunidade.

Comentou indicação que solicita o envio de estudo apresentado pela AGIR sobre a qualidade dos serviços da Casan em Guabiruba, para o presidente da autarquia Valter Galina.

Sobre o tema falta de medicamentos o edil leu mensagem eletrônica recebida por ele, que relata a falta de remédios essenciais em Unidades de Saúde. O vereador classificou com inaceitável a situação e disse que aguarda reposta nos próximos dias.

Sobre o “Novembro Azul” relatou a necessidade de quebrar as barreiras do preconceito. Inclusive apontou situação familiar onde o sogro perdeu a vida em decorrência da demora na busca por ajuda.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Reforçou suas indicações inclusive apresentando imagens sobre pontos da cidade. Primeiro solicitou junto ao executivo municipal, através do departamento de obras, para que providencia o conserto da ponte pênsil da localidade de Cristalina, tendo em vista que há várias tábuas soltas, oferecendo perigo aos seus transeuntes.

Igualmente, solicita o conserto da pavimentação à paver no início da Rua Silvério Régis, bairro Lageado Baixo.

Ainda, solicita a colocação da placa de sinalização da travessia elevada que fica em frente à Escola Municipal Silvério Régis, bairro Lageado Baixo. Criticando inclusive a demora na recolocação das mesmas.

Finalmente, solicita ao departamento de obras, para que providencie a limpeza dos passeios públicos na Rua Antônio Fischer, Centro, tendo em vista que uma empreiteira deixou os entulhos às margens da via pública.

Sobre as antigas solicitações agradeceu a secretária de Obras, pela colocação das galerias no bairro Pomerânia.

Jaime Nuss (PMDB)

Sobre a reunião entre vereadores e prefeito, momento que será apresentado a Lei Orçamentaria Anual para 2015, o edil solicitou a importância da presença do responsável pelo setor de Meio-ambiente para dirimir algumas dúvidas dos parlamentares.

No reforço das indicações solicita através do departamento de obras, para que providencie o concerto das lajotas em toda extensão da Rua Francisco José Schmidt, principalmente em frente à residência nº 410, centro da cidade.

Igualmente, solicita o conserto da cabeceira da ponte que fica na Rua Marcos Habitzreuter, bairro São Pedro.

Necessidade de ultrapassar as barreiras do preconceito, também foi tema do pronunciamento em referencia ao “Novembro Azul”. O parlamentar também parabenizou o colega vereador Luciano Schlindwein, pela elaboração do Projeto de Lei n.º 5/2014, que “Institui o “Novembro Azul” no calendário oficial de eventos do município de Guabiruba e dá outras providencias”.

A questão da telefonia no bairro Planície Alta, guardada suas proporções foi comparada a situação recicle x comunidade. “É absurdo o cidadão paga, mas não recebe o serviço”, destacou indignado Nuss.

Por fim, voltou a criticar a falta de fiscalização nos serviços de terraplanagem em Guabiruba. Segundo o vereador as vias são sujas e danificadas e nada é feito.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador Líder de Governo também falou sobre o tema saúde. Inicialmente destacou o primeiro dia da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Paralisia Infantil. Na sequência comentou as criticas da oposição com relação à falta de medicamentos, achado a situação um tanto estranha. “É impossível que nunca os vereadores de situação sejam procurados pelas pessoas que reclamam de falta de remédios”, deixou no ar, Kormann.

Também relatou presença no lançamento da peça teatral “Paixão e Morte de um Homem Livre” que segundo palavras do vereador será imperdível em 2015, com duas apresentações.

Agradeceu os vereadores e funcionários que todos vestidos de azul, reforçam a campanha “Novembro Azul”.

Finalizou informando que as inscrições para o 1º Desfile de Natal de Guabiruba já estão abertas.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 32/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 5/2014 de autoria do vereador LUCIANO SCHLINDWEIN, que “INSTITUI O “NOVEMBRO AZUL”, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 18 de novembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios