Resumo sessão ordinária 21 de outubro de 2014
Na noite de terça-feira (21) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba,...
Na noite de terça-feira (21) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP).
Na oportunidade sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para debater diversos temas como segurança pública, decisão do Ministério Público sobre cobranças da empresa Recicle, investimentos da administração municipal e reforma do Colégio João Boos.
Palavra livre
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Agradeceu ao presidente da casa pela lembrança da passagem do seu aniversário. Também afirmou que mesmo distante nos dois últimos encontros acompanhou atentamente dos debates e informações através dos dispositivos eletrônicos.
O imbróglio que envolve o E.E.B Professor João Boos, foi relatado pelo parlamentar que lembrou da visita do Secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps, no momento que completou um ano do projeto apresentando pelo gerente regional para construção de uma nova escola. Sendo que até agora nada foi definido e não será mais construído um novo educandário, mas sim reformado. O vereador classificou a situação como “incompetência administrativa”.
O edil aproveitou que o vereador Jaime Nuss, agradeceu os votos recebidos pela deputada eleita Dirce Heiderscheidt em sessão anterior, para lembrar que agora é a hora de cobrar dos deputados e demais políticos votados em Guabiruba que os mesmos contribuam com as demandas e necessidades do município.
O edil do PT, também afirmou que o estado não está cumprindo com suas obrigações no setor de educação, mas, o Governo Federal vem fazendo sua parte, citando programas e obras na cidade e no Brasil.
Por fim, desejou a todos no domingo dia 26 de outubro, um bom processo eleitoral.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador comentou a decisão do Ministério Público (MP) em prol da empresa Recicle, afirmou que respeita da decisão, mas, que isso não impede de buscar novos caminhos e soluções para o problema.
Sobre a situação da segurança público o edil citou o desconforto dos funcionários dos estabelecimentos assaltados, que inclusive pediram ou pensam em pedir dispensa em decorrência da violência psicológica sofrida. Porque muitas vezes a polícia prende e a justiça solta.
Pontuou a situação do senhor Roque Dirschnabel, Assessor Jurídico da casa que já teve os seus empreendimentos assaltados por diversas vezes.
O democrata solicitou ações integradas entre autoridades, polícia e comunidade para tentar amenizar a situação. Como a instalação de uma Guarda Municipal Armada e a formação do Conselho Municipal de Segurança.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
O Ministério Público (MP) entendeu em decisão publicada que as cobranças realizadas pela empresa Reclice, responsável pela coleta do lixo em Guabiruba são regulares. Mesmo diante da decisão o vereador Jaime Nuss (PMDB) a exemplo de demais pares, destacou que ações de auxilio a comunidade são necessárias, deixando claro que respeita a decisão do MP, mas não concorda.
O vereador inclusive solicitou o apoio jurídico por parte da câmara ou prefeitura para auxiliar a comunidade. Também pediu a revisão do contrato entre empresa e município.
Sobre o tema segurança e a onda de violência na cidade o parlamentar lamentou que comércios da cidade tenham que operar de partas fechadas pela insegurança que inclusive amedronta os funcionários e clientes. Sugeriu inclusive a criação de um cadastro para analisar a situação criminal de pessoas que alugam imóveis no município.
Ainda sobre o tema segurança parabenizou o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) pelas prisões realizadas na cidade após os assaltos, mas também destacou a necessidade da ajuda da comunidade. Falando em ajuda destacou a importância da colaboração da classe empresarial para quem sabe fazer de Guabiruba a primeira cidade do Brasil totalmente monitorada por câmeras de segurança.
Cristino Kormann (PP)
O vereador Líder de Governo destacou o projeto “Cultura em Cena” realizado pela Fundação Cultural.
No domingo, 19 de outubro, a Escola Reunida Municipal Cesário Regis, localizada no bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, chegou aos seus 80 anos de fundação. Para comemorar o aniversário, uma cerimônia de homenagens foi realizada na tarde de sexta-feira, 17, com a participação de vereadores, representantes do executivo, pais de alunos e representantes da APP. O vereador destacou o encontro e estendeu suas saudações que contribuíram para a história do educandário.
O edil também apresentou material da Secretaria de Saúde que instrui a comunidade sobre as ações dos agentes da saúde e também apresenta informações sobre as unidades de saúde do município.
O vereador também apresentou imagens do projeto de uma praça que será construída no bairro Guabiruba Sul.
Por fim, o vereador pepista comentou a situação da segurança pública, informando que na legislatura passada foi acusado de xenofobia quando solicitou um possível cadastro para identificar os moradores de aluguel do município.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O presidente destacou os 80 anos da Escola Reunida Cesário Regis, bairro Lageado Baixo, parabenizando toda comunidade escolar.
O vereador lamentou a baixa participação popular nas reuniões que discutem o Plano Municipal de Atendimento às Crianças e Adolescentes. O pepista comentou que é necessário atacar o problema da violência com ações conjuntas com todos os setores da sociedade. “A taxa de crescimento populacional está aumentando muito rápido e com isso também aparece às consequências de um crescimento desordenado”, completou Dalbosco.
A situação da empresa Recicle no município o parlamentou classificou com duas palavras, indignação e preocupação. O vereador disse que está preocupa que ao julgar pela decisão, empresas que disponibilizam serviços como Celesc, Casan, Oi, mas não prestam o mesmo, poderão no futuro também realizar esses tipos de cobranças.
Luciano Schlindwein (PP)
Começou seu pronunciamento destacando encontro com alunos de 3ª e 5ª séries da Escola Reunida Municipal João Jensen, Rua Holstein, bairro São Pedro a convida das professoras Aline e Taís Siegel e Maiara Riffel, participou de um bate papo bastante interessantes, momento que solucionou dúvidas das crianças destacando as ações e funções dos vereadores. “Foi um momento marcante, pois, nessas situações podemos perceber o quanto é importante exercemos o nosso papel da melhor maneira”, destacou Schlindwein.
Sobre a segurança pública o vereador destacou a sensação de insegurança principalmente de funcionários de estabelecimentos que são assaltados, que muitas vezes os bandidos ameaçam retornar. Segundo o parlamentar muitas vezes a polícia está fazendo o seu trabalho, mas a comunidade também pode auxiliar através de denúncias.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Agradeceu algumas ações da Secretaria de Obras no atendimento de indicações de sua autoria oriundas de pedidos da comunidade.
Também informou que foi indagado por morados do bairro Lageado Alto, sobre a não passagem do caminhão pipa no bairro. Afirmou que informou que o vereador Osmar Vicentini (PMDB) já realizou o pedido na casa, mas que irá reforçar o pedido junto ao poder executivo.
Sobre o tema segurança pública lamentou os fatos registrados na cidade e também mostrou seu desejo de melhoras no setor. Também lamentou a baixa participação popular nas reuniões do Plano de Atendimento as Crianças e Adolescentes. “Esse é o momento de discutir planos para não deixar nossos jovens ingressarem no mundo do crime. Tudo começa com pequenos delitos que não são noticiados, depois a situação é agravada”, destacou Boiadeiro.
ORDEM DO DIA
Foi baixado paras as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei n° 29/2014, que “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015”, para emissão dos respectivos Pareceres.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 28 de outubro, no horário regimental de 19 horas.