​Resumo sessão ordinária 26 de agosto 2014

Na noite de terça-feira (26) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba,...

Por Imprensa Publicado em 27/08/2014 12:45:22 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira (26) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco. O encontro contou com as presenças de alunos das Escolas Professor João Boos e Carlos Maffezzolli, que lotaram as dependências do legislativo.

A tribuna popular foi ocupada pelo senhor Osnir Schlindwein, Chefe de Gabinete da Prefeitura, que apresentou o relatório da II Festa da Integração. Ele estava acompanhado da rainha da festa, Amanda Gizele Pereira e da 1º princesa foi Élen Cristine Schlindwein.

A tribuna popular da casa também foi utilizada pelo Sargento Marciano Lúcio Panca, responsável pelo policiamento militar em Guabiruba. Na oportunidade ele discorreu sobre o trabalho da Polícia Militar (PM) em Guabiruba, destacando os esforços, mas apontando as dificuldades principalmente com a falta de efetivo.

Palavra livre:

Luciano Schlindwein (PP)

Destacou a importância da participação das escolas nas sessões legislativas, parabenizando a iniciativa dos professores das escolas Prof. João Boos e Carlos Mafezzolli.

Sobre o tema segurança pública o vereador ressaltou apoio dos vereadores em unir esforços para buscar melhorar o efetivo e estrutura. Também discorreu sobre a importância da comunidade reportar as pessoas certas às informações sobre segurança pública.

O edil lembrou e parabenizou o assessor legislativo Dr. Roque Dirschnabel pela passagem do seu aniversário.

A Fundação Cultura foi parabenizada pela realização da II Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba, com encerramento realizado com show da Banda Expresso Rural.

Por fim, o edil lembrou o Dia do Folclore, cumprimentando aos grupos culturais e folclóricos do município.

Cristiano Kormann (PP)

Comentou a situação da segurança pública e também destacou a entrega dos materiais por parte do poder executivo para construção da sala para instalação dos equipamentos de monitoramento das câmeras de segurança.

Como principal tema o vereador apresentou indignação da comunidade com depredação de 23 imagens de santos no oratório do Morro São José. O edil classificou a situação com inaceitável e desrespeitoso.

O Líder de Governo também informou que a empresa responsável pela pavimentação asfáltica na Rua 10 Junho, irá realizar os reparos através do contrato de garantia da obra.

Por fim, destacou o atraso no processo licitatório para aquisição de medicamentos, fato que acarretou em alguns transtornos a comunidade. O vereador informou que a situação já está voltando à normalidade.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Destacou a importância da participação dos alunos na sessão. Também apresentou o seu descontentamento com a destruição das imagens de santos no Morro São José.

O atraso no processo licitatório para a aquisição de medicamentos foi motivo de criticas e lamentações por parte do parlamentar.

Como tema principal o vereador, questionou atitude do prefeito Matias Kohler ao nomear a esposa como Secretária de Saúde. Ele destacou que se trata de nepotismo e que providências serão tomadas em prol da moralidade pública.

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador cobrou a administração municipal o não atendimento de algumas indicações de sua autoria e também a falta de respostas a pedidos de informações.

Comentou a situação da segurança pública, concordando com as dificuldades apresentadas pelo comandante local da Polícia Militar (PM). O vereador também disse estar à disposição para auxiliar no necessário.

A exemplo de outros vereadores o parlamentar também comentou a nomeação da esposa do prefeito para o cargo de Secretária de Saúde.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O edil ressaltou a diminuição no efetivo policial e parabenizou o Sargento Panca pelo trabalho apesar das dificuldades apresentadas, afirmando que é necessário educar e também punir.

O vereador discorreu também sobre o projeto Brasil Eficiente, que tem como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro e dar uma maior transparência aos impostos. Um abaixo assinado foi colocando a disposição dos presentes.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Também tratou do tema segurança pública aproveitando a presença do comandante local da PM. Também deixou claro que o tema é objeto de seus pronunciamentos ao bom tempo. Como pensamento central solicitou a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública.

Sobre as câmeras de segurança que serão instaladas através de projeto estadual, o edil sugeriu também que as instituições financeiras instalem circuitos particulares nas partes externas para auxiliar na segurança do perímetro.

Finalizando o vereador do Partido dos Trabalhadores, estendeu convite à comunidade para a inauguração do comitê de campanha do PT, às 19 horas de sexta-feira 6 de setembro, no edifício Pozzi, ao lado da prefeitura.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Parabenizou os torcedores palmeirense pala passagem do centenário do clube, comemorado na terça-feira. Ressaltando o grande numero de torcedores alviverdes na região.

Teceu criticas a direção da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) que segundo o edil é responsável pela maioria dos buracos abertos na cidade.

Também apresentou imagens da nova ambulância adquirida através de recursos estaduais e federais.

As imagens também destacaram construção de calçada na Rua Pomerânia e colocação de placa na ponte na Rua Carlos Nuss.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Solicitou a presença de sinalização adequada nas obras de pavimentação da Rua Antônio Fischer, em decorrência de acidentes que aconteceram e poderão acontecer.

Apresentou denúncias de criadores de gados, que afirmam que o trabalho de castração de animais realizado pela Secretaria de Agricultura, está sendo cobrado posteriormente pelo secretário. O vereador exigiu explicações ao poder executivo sobre a legalidade da cobrança.

Também comentou sobre a contratação da esposa do prefeito para o cargo de Secretaria de Saúde. “Essa semana a pergunta que mais foi feita na cidade, foi se é legal a nomeação da mulher do prefeito”, destacou Nuss. Na sequência o vereador criticou duramente o chefe do executivo.

ORDEM DO DIA

-Foi aprovada em segunda votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal, n° 001/2014, que “REVOGA O ARTIGO 85 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL”; Também em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei Complementar n° 006/2014, que “DISPÕE SOBRE A ADAPTAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ - CIS AMMVI, AO MODELO CONSORCIAL DA LEI FEDERAL N° 11.107/05, INSTITUI ENTIDADE AUTÁRQUICA INTERFEDERATIVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;

Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei Complementar nº 7/2014, que “DISPÕE SOBRE A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER AS NECESSIDADES TEMPORARIAS DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, NOS TERMOS DO INCISO IX, DO ARTIGO 37, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, para emissão dos respectivos Pareceres.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 02 de setembro, no horário regimental de 19 horas.

Áudios