​Resumo sessão ordinária 27 de maio de 2014

Na noite de ontem terça-feira (27) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba,...

Por Imprensa Publicado em 28/05/2014 12:39:10 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:59

Na noite de ontem terça-feira (27) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, com destaque para presença dos alunos da Escola Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP).

A Secretária de Educação Edna Maria Jasper, utilizou a tribuna da casa para destacar os investimentos no setor, principalmente a revitalização das escolas municipais.

Também na oportunidade respondeu denuncias apresentados pelo vereador Jaime Nuss, em sessão anterior, que crianças da Escola Municipal Vadislau Schmitt, bairro Imigrantes, havia sido colocadas a limpar o pátio da escola e que uma criança havia caído de um muro, não recebendo o auxílio necessário.

Palavra livre:

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

O vereador relatou a participação dos vereadores na inauguração da revitalização da escola do bairro Pomerânia. Da mesma forma teceu criticas ao cerimonial oficial por não citar a presença dos vereadores nos eventos públicos.

O edil também apresentou imagens mostrando a caixa de areia e também o muro da Escola Municipal Vadislau Schmitt, bairro Imigrantes, objeto de denuncias na semana anterior de vereador de oposição.

Também através de imagens fotográficas o vereador apresentou problemas na rótula entre os bairros Guabiruba Sul e Planície Alta, em decorrência dos constantes alagamentos nas margens das vias.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O peemedebista relatou situação da nova ligação Guabiruba/Brusque em decorrência de acidentes registrados no local. Foi solicitada a instalação de sinalização adequada para melhor orientação dos usuários.

Parabenizou o empresário Juliano Schumacher, pela antecipação de área para ampliação de educandário no bairro Lageado Baixo.

Sobre as palavras da senhora Edna Maria da Silva Jasper, secretária de Educação na tribuna da casa, que apresentou sua versão sobre denuncias que crianças haviam sido colocadas para limpar o pátio e outro não teria recebido o atendimento adequado após uma queda de altura, o vereador disse que a secretária não precisava ficar “nervosinha”. “Não afirmei, nem nominei professor algum, somente apresentei informação da comunidade, fato que continuarei a fazer”, completou Nuss.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador destacou o “Dia do Desafio” que será realizado nesta quarta-feira (28) em várias cidades do Brasil. Informou que Guabiruba desafiará a cidade de Nova Londrina –PR. O edil destacou a iniciativa e também a importância da inclusão de atividades físicas no dia a dia das pessoas.

Ainda no setor de esportes parabenizou a participação de toda a comunidade nos Jogos Comunitários. Em especial cumprimentou os vencedores dos jogos o bairro São Pedro.

Aproveitando a presença da Secretária de Educação, parabenizou os integrantes da pasta pelo bom trabalho realizado e também solicitou uma atenção especial a Escola Professor Carlos Maffezzolli.

Por fim, convocou a comunidade para participar dos eventos alusivos aos 52 anos de Guabiruba.

Cristiano Kormann (PP)

Parabenizou a Secretaria de Educação pela inauguração da revitalização da Escola Reunida Paulo Schmidt, bairro Pomerânia. Também destacou as demais inaugurações que acontecerão nos próximos dias.

Ainda sobre o tema educação lembrou a difícil situação encontrada pela atual gestão da pasta. Fato que segundo o edil, afirma ainda mais o belíssimo trabalho realizado pelos profissionais da educação.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador destacou que há décadas estão dizendo que o Brasil é o país do futuro, e por um determinado momento até pareceu que o futuro havia chegado. Mas, hoje já é perceptível que tudo não passou de uma ilusão de ótica. Segundo o vereador ressentimento foi divulgado um pesquisa de produtividade em nível mundial, sendo que o Brasil foi o penúltimo colocado, ficando apenas na frente da Venezuela. “Isso é fruto da baixa escolaridade, da baixa qualificação profissional”, completou o vereador.

Aproveitando a presença dos alunos da Escola Prof. Carlos Maffezzolli, o vereador Waldemiro Dalbosco (PP) destacou a importância de aproveitar as ferramentas educacionais colocadas à disposição, e da mesma forma buscar uma maior qualificação profissional, para competir no mercado de trabalho.

Sobre a situação do terreno pertencente ao empresário Juliano Schumacher, no bairro Lageado Baixo, que servirá para ampliação do educandário, o vereador explicou que participou das conversas com o empresário, que propôs o adiantamento da área ao município conforme consta no Plano Diretor.

Haliton Kormann (PMDB)

Questionou o Líder de Governo sobre seu pedido para ajuda financeira para os clubes que não possuem praças esportivas. O vereador recebeu a respostas que o fato ainda não foi levado para Secretário de Esportes.

Também apresentou imagens fotográficas recebidas pela comunidade, sobre a situação precária da Rua Expedicionário Carlos Fischer, transversal da Rua Imigrantes. Informou ainda que esse tema foi motivo de indicação sua em 05 de novembro de 2013, sendo que até agora nada foi resolvido.

Outra vez, destacou que foi mal interpretado sobre indicação para limpeza de dejetos de animais que circulam pela cidade. “Em nenhum momento eu quis proibir, só foi uma orientação para os órgãos competentes possam organizar um equipe para efetuar limpeza”, completou Kormann.

Osmar Vicentini (PMDB)

O vereador solicitou a retirada de uma das suas indicações que tratava sobre a demora da Celesc para restabeleceu a energia no bairro Lageado Alto. Segundo o vereador a redação realizada pela casa não contempla o seu verdadeiro pedido. Ele pediu o retorno na próxima sessão com as devidas correções.

Também solicitou através do departamento de obras, para que providencie o conserto da pavimentação asfáltica no trecho da Rua Guabiruba Sul que fica na altura da Rua Expedicionário Germano Schlindwein, bairro Guabiruba Sul.

Por fim, o edil não se mostrou satisfeito com as respostas através de ofício do Ministério do Meio Ambiente – Parque Nacional da Serra do Itajaí, que trata sobre a regularização fundiária do Parque. Para o peemedebista a comunidade precisa de respostas mais concretas que possam sanar as angustias das famílias envolvidas.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 3/2014, que “AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A RECEBER IMÓVEIS COMO ANTECIPAÇÃO DE ÁREA PÚBLICA DE QUE TRATA O ART. 86 E SEUS INCISOS DA LEI COMPLEMENTAR 1447, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2013”. Nada mais havendo a tratar, foi declara encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 03 de junho do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios