​Resumo sessão ordinária 28 de outubro de 2014

Na noite de terça-feira (28) a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a última sessão ordinária...

Por Imprensa Publicado em 29/10/2014 09:20:51 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira (28) a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a última sessão ordinária do mês de outubro. Os trabalhos tiveram início às 19 horas e foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) contando mais uma vez com boa participação popular.

Na oportunidade oito vereadores utilizaram o espaço da palavra livre, momento que destacaram temas como mobilidade, semana da saúde bucal, eleições, corrupção e situação de cobranças indevidas de taxas de lixo.

A tribuna popular da casa foi utilizada pelo morador Marcos Antônio Girardi Kock, que destacou a formação de um depósito de entulhos em um terreno nos fundos da Secretaria de Obras, próximo a sua residência.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PMDB)

Parabenizou Marcos Antônio que apresentou reclamação na tribuna da casa sobre a formação de um depósito de entulhos nos fundos da Secretario de Obras.

O peemedebista também parabenizou os membros do diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT) que trabalharam na campanha que culminou com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

O vereador também agradeceu a Secretaria de Obras pelas memorias no Morro do Strecker no bairro Lageado Alto. Da mesma forma lembrou a reivindicação da comunidade para passagem do caminhão pipa com frequência. “Se não for possível tem que começar a pensar na pavimentação da via”, argumentou Vicentini.

Situação das cobranças duvidosas do lixo, o vereador afirmou que está incomodado com o fato. Ele sugeriu busca por soluções para que a população não seja penalizada.

Também comentou brevemente a situação da segurança pública que preocupa a comunidade local. Para o vereador o crescimento desordenado da cidade e um dos fatores principais para o aumento da criminalidade.

Por fim, destacou a importância da utilização das águas do Rio Cristalina para o abastecimento e distribuição de água de qualidade para a comunidade.

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador voltou a comentar cobranças duvidosas de taxa de lixo em residência que estão apenas no fundamento, com obras paradas a um bom tempo. Ele voltou a solicitar a revisão do contrato de prestação de serviço.

O edil solicitou esclarecimentos sobre o processo de matriculas nas creches do município. Ele informou que foi procurada por famílias que estão preocupadas com o tema.

Voltou a solicitar um maior rigor no momento de selecionar inquilinos em imóveis para locação em Guabiruba. “A preocupação é com a segurança da comunidade, porque sem uma avaliação criteriosa do cadastro, um marginal pode estar sendo inserido na comunidade”, avaliou o Kormann.

Por fim, prestou apoio ao morador que utilizou a tribuna popular para apresentar reclamação sobre a formação de um depósito de entulhos nos fundos da Secretaria de Obras.

Valdeci Gomes Ferreira

Parabenizou os integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Guabiruba pela vitória nas eleições.

Dificuldade no acesso do caminhão de coleta do lixo em decorrência de problemas estruturais em ponte gera acúmulo de lixo e mau cheiro, na Rua Expedicionário Zeno Schaefer, bairro Pomerânia.

Problemas em bocas de lobo na Rua André Schaefer, no mesmo bairro foram temas comentados pelo vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT).

Felipe Eilert dos Santos

Comentou solicitação de apoio por parte do ocupante da tribuna popular da casa que informou sobre formação de depósito de entulhos nos fundos da Secretaria de Obras. O vereador informou que providencias serão solicitadas junto ao órgão competente.

Informou a compra de ônibus para a Associação de Pais e Amigos (APAE) de Guabiruba com recursos da instituição, poder público e empresa Guabifios.

O parlamentar comentou a aprovação do Projeto de Lei n.º 4/2014, de sua autoria e subscrito pelos demais colegas, que “INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA”. O petista lembrou a semana será um fórum permanente para discutir o tema que é de fundamental importância para o crescimento ordenado do município.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou participação na Semana Municipal de Saúde Bucal, onde na referida data foi desenvolvida com alunos da Escola Reunida Municipal Cesário Regis, bairro Lageado Baixo.

Ainda dentro do mesmo tema apresentou e entregou ao assessor jurídico da casa, anteprojeto que busca instituir o Programa de Escovação Bucal Supervisionada “Escovodrómo”.

No tema eleições agradeceu os 2472 votos direcionados a presidenta reeleita Dilma Rousseff, ressaltando o processo democrático de 26 de outubro.

Também reforçou a necessidade detectada para realização de reformas no Brasil, principalmente no setor tributário e político.

Por fim, comentou a repercussão nas redes sociais de pessoas que não aceitaram os resultados do pleito. O vereador lamentou manifestações xenofóbicas, homofônicas e racistas.

Jaime Nuss (PMDB)

Comentou indicação que solicita através da Secretaria de Agricultura, para que providencie a aquisição de insumos orgânicos destinados ao viveiro municipal, a fim de que possa ser fornecido às pessoas interessadas de nosso município.

Informou ao ocupante da tribuna popular que entrará na próxima sessão com indicação para requere junto ao órgão competente soluções para o problema da formação de depósito de entulhos nos fundos da Secretaria de Obras.

Sobre o problema enfrentado pela comunidade com cobranças duvidosas por parte da empresa Recicle, responsável pela coleta de lixo. O peemedebista afirmou que o contrato no momento da assinatura não foi analisado em suas entrelinhas.

Sobre as eleições o vereador comentou o resultado, mas adiantou que é contra a consulta popular para assuntos como reforma política e tributária, principalmente nesse primeiro momento. Ele afirmou que o tema tem primeiro que ser discutido pelos representantes eleitos pelo povo e sociedade organizada, para depois passar pelo crivo popular.

Cristino Kormann (PP)

Reforma na Unidade de Saúde do bairro Lageado Baixo e também melhorias na unidade do bairro São Pedro e construção da nova unidade no bairro Imigrantes foram temas do pronunciamento do vereador líder de governo, Cristiano Kormann (PP).

O edil também convidou à comunidade regional para participar do concurso público organizado pela prefeitura de Guabiruba.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Parabenizou os funcionários públicos da casa, prefeitura e os colegas vereadores pela passagem do Dia do Funcionário Público.

O vereador destacou o Projeto de Lei que cria à “SEMANA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA”, também lembrando a importância de construir as calçadas dentro dos padrões estabelecidos por lei, mostrando inclusive imagens de calçadas irregulares.

Sobre o tema matriculas nas escolas e creches, lembrou-se de visita que fez ao continente europeu, quando foi informado que lá a criança recebe em casa as informações necessárias para o ingresso na vida escolar, sem a necessidade de realizar matricula. O edil fez um contraponto com as filas e falta de informações que acontece em todo Brasil.

Por fim, o parlamentar como representante da casa, também comentou os resultados das eleições, destacando a importância da livre expressão.

Luciano Schlindwein (PP)

Parabenizou a iniciativa do ocupante da tribuna popular Marcos Antônio, que apresentou sua reivindicação. O pepista também se colocou a disposição para ajudar na resolução do problema.

Parabenizou os alunos guabirubenses que representaram a cidade na Feira de Matemática.

O parlamentar também comentou o pleito eleitoral e deixou uma mensagem (ouça no site www.camaraguabiruba.sc.gov.br).

Finalizando o uso da palavra o vereador parabenizou os funcionários públicos pela passagem do seu dia, comemorado no dia 28 de outubro.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 4/2014, de autoria de todos os Senhores Vereadores, que “INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA”.

Também foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei n° 28/2014, que “ALTERA A LEI N° 1469/2014, QUE DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2015 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 04 de novembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios