​Resumo sessão ordinária 29 de abril de 2014

Por Imprensa Publicado em 30/04/2014 09:27:18 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:59

Na noite de terça-feira (29) aconteceu a última sessão ordinária do mês de abril na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidindo pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e contou mais uma vez com a participação popular.

Oito vereadores utilizaram a tribuna da casa para tratar dos mais diversos temas. A segurança pública foi uma das preocupações dos legisladores que sugeriram a realização de uma audiência pública.

Palavra Livre:

Haliton Kormann (PMDB)

Destacou reclamação da comunidade do bairro Lageado Baixo, sobre o aumento da violência, sensação de insegurança e consumação desenfreada de entorpecentes na região.

Sobre o tema solicitou a interferência da casa do povo, para cobrar das autoridades e criar leis para buscar formas para diminuir a violência no município.

Por fim, deixou uma mensagem aos trabalhadores guabirubenses pelo Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Apresentou indicação verbal solicitando junto ao órgão competente a melhoramento da iluminação pública em trecho da Rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes, que está às escuras desde o vendaval que atingiu a cidade há semanas. Para o vereador a situação gera insegurança as pessoas que trafegam pela via.

Também agradeceu a Secretaria de Assistência Social, através da secretária Neide, por atender solicitação e atender família carente no bairro Lageado Baixo.

Sobre tema segurança levantado na sessão o democrata também discorreu sobre a situação. O edil destacou a onda de assaltos em postos de combustíveis, farmácias, locadoras, destacando a sensação de insegurança da comunidade.

Roque Hasseman (PP)

Brevemente utilizou o espaço para agradecer a comunidade e ao vereador titular Felipe Eilert dos Santos, que cedeu o espaço no período de 30 dias. Informou que período de vereança trabalhou, não tendo como objetivo criticar os setores.

Osmar Vicentini (PMDB)

Parabenizou a administração pela execução da “Operação Tapa Buracos”, em pontos da cidade. O peemedebista destacou a importância do trabalho para manutenção das vias.

Voltou a destacar a ligação Guabiruba/Brusque. Curva “fechada” nas proximidades da ponte que dá acesso a Rua Nicolau Schaefer, foi criticada pelo parlamentar, que sugeriu modificações.

O combate do mosquito “borrachudo” principalmente no bairro Lageado Alto, também voltou a ser tema de pronunciamento. O vereador relatou a situação da comunidade, que tem dificuldade de executar as atividades mais simples.

Por fim, utilizou o espaço para prestar defesa ao ex-presidente Fernando Collor de Melo, que segundo o vereador foi inocentado nos últimos dias pelo Superior Tribunal Federal (STF) de todas as acusações, que na época culminaram na sua saída de Presidência da República.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Agradeceu a Secretária de Saúde, Stella Maris Macarinni Fischer, pela melhora no atendimento médico na Unidade de Saúde do bairro Pomerânia. O mesmo atendimento havia sido motivo de criticas em sessões anteriores.

Utilizando imagens o vereador destacou sua participação na Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, que aconteceu na última semana em Guabiruba, com a presença de lideranças políticas de oito municípios da região. Na oportunidade o vereador expos faixas ao sua camionete cobrando a construção da Escola Professor João Boos e a construção de pontes com recursos da Defesa Civil.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Solicitou da disponibilização da vacina contra a gripe para os atletas do caratê do município, que iram participar do Campeonato Mundial de Caratê, em Foz de Iguaçu, Paraná. A justificativa é o contato com pessoas de diversos pontos do mundo.

O tema segurança também foi comentado pelo peemedebista que afirmou que a cada dia a violência está mais perto das residências das famílias de bem. O vereador comentou algumas situações que aconteceram no município.

O vereador também solicitou junto à mesa diretora o envio de Moção de Pesar para as famílias de Selma Dirschnabel, Diego Uller e Iracema Erthal.

Também pontou a situação da “curva fechada” na nova ligação Guabiruba/Brusque, com um agravante, carros estacionados nas laterais das vias.

Por fim, deixou mensagens aos trabalhadores guabirubenses pelo Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador Líder do Governo, Cristiano Kormann (PP) destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Educação, através da secretária Edna Maria Jasper, como a instalação de buffer térmico, distribuição material e uniforme escolar, além da execução de melhorias nas dependências dos educandários.

O edil também destacou o setor de infraestrutura e com a operação “tapa buracos” e alargamento da via que dá acesso ao bairro Cristalina.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador Luciano Schlindwein destacou o Dia Internacional da Dança, lembrando-se dos grupos folclórico do município, que realizam apresentações enaltecendo o nome de Guabiruba.

O pepista também lembrou e convidou os moradores das ruas 10 de Junho, Centro, e Prefeito Carlos Boos, Aymoré, para a reunião sobre a padronização de calçadas em virtude da pavimentação asfáltica que deverá iniciar nos próximos dias. O encontro será na sexta-feira, 2 de maio, às 19h, na Câmara de Vereadores de Guabiruba.

O tema segurança também foi tratado pelo edil que sugeriu a realização de audiência pública, com a presença das autoridades do setor.

ORDEM DI DIA

Foi aprovado Moção de Congratulação n.º 1/2014 de autoria da Mesa Diretora e subscrita pelos demais vereadores, destinada a professora Cláudia Rieg Baron, pela exposição “Moradias Flores, Sonhos e Histórias de Pessoas”, apresentada no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza, na cidade de Florianópolis.

Nada mais havendo a tratar foi declarada encarrada a sessão, convocando a próxima para 06 de maio no horário regimental de 19 horas.