Resumo sessão ordinária Câmara Municipal de Guabiruba
Na noite de terça-feira, 16 de setembro, os parlamentares guabirubenses estiveram reunidos em mais...
Na noite de terça-feira, 16 de setembro, os parlamentares guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária nesse mês de setembro. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e contaram com a presença de membros da comunidade que prestigiaram a reunião.
Dos nove vereadores escritos na palavra livre, sete utilizaram o espaço para colocar suas ideias e apresentar os anseios da comunidade.
Dois projetos de lei foram aprovados em regime de urgência, o primeiro o Projeto de Lei n.º8/2014, que “Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse públicas”. Também foi aprovado o Projeto de Lei n.º 24/2014, que “Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com instituições de ensino superior objetivando a realização de estágio obrigatório de estudantes em órgãos municipais”.
Palavra Livre:
Felipe Eilert dos Santos (PT)
No setor esportivo o vereador parabenizou a equipe do Olaria pela conquista do titulo no Campeonato de Futebol Amador no último final de semana. Estendeu os cumprimentos ao vice-campeão Solução pelo bom campeonato. O petista condenou os atos isolados de violência durante a competição, solicitando punições por parte da Secretária de Esportes.
Apoiou indicação do colega vereador Valdeci Gomes Ferreira para construção de uma pista de skate e BMX em Guabiruba. O vereador acredita que como a obra está no plano de governo de Matias e Zirke, isso deve facilitar a viabilização da mesma em pouco tempo.
O edil destacou a Semana Nacional de Trânsito que acontecerá de 18 a 25 de setembro. Em ato continuo apresentou anteprojeto para criação da Semana Municipal de Trânsito e Mobilidade de Guabiruba.
Luciano Schlindwein (PP)
Cumprimentou os atletas e comissão técnica do Clube Olaria pela conquista do título do Campeonato Municipal de Futebol Amador, estendendo os cumprimentos às demais agremiações.
Ainda na área esportiva o edil ressaltou a importância do trabalho de base no futebol local, que já colhe bons resultados.
O vereador também defendeu a aprovação do projeto de lei, que autoriza a contratação de estagiários pelos órgãos públicos do município.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Destacou cavalgada realizada ao município de Blumenau, destacando inclusive a presença da veterinária de prefeitura que realizou os exames necessários nos animais.
Reforçou indicação solicitando a construção de uma ponte de concreto sobre o leito do ribeirão Pomerânia, na Rua Exp. Zeno Schaefer. Também solicitou a construção de uma pista de skate para prática adequada do esporte.
Por fim, apresentou imagens destacando a Exposição de Orquídeas realizada pela ABAPO, cavalgada para Blumenau e missa do Pe. Zezinho no bairro Pomerânia.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Informou que foi cobrado novamente pela comunidade sobre a construção de uma travessia elevada na Rua 10 de Junho, próximo a Panificadora Guabiruba. Lembrou que já realizou o pedido por várias oportunidades na tribuna e que agora sugeriu que os membros da comunidade utilizem o espaço da tribuna popular para fazer a reivindicação.
A compra de terreno para a construção de uma Unidade de Saúde no bairro Imigrantes ainda gera polêmica. O vereador peemedebista repercutiu publicação de jornal de circulação regional que informava ação do Ministério Público de Santa Catarina no que diz respeito à legalidade da aquisição em termos de valores financeiros. O edil também acusa o Poder Executivo de crime ambiental.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador parabenizou o Clube Olaria pelo conquista do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Também convidou a comunidade para prestigiar o Campeonato Municipal de Futsal nos naipes masculino e feminino.
Respondendo questionamentos o Líder de Governo informou que a falta do medicamento omeprazol não aconteceu só em Guabiruba, mas, também em outros municípios da região.
Em ato continuo o vereador Líder de Governo Cristiano Kormann (PP) defendeu a aquisição do terreno pelo executivo, destacando que os números sempre foram apresentados de forma clara para a comunidade. Também parabenizou o prefeito Matias Kohler, pela coragem de executar a obra de construção da Unidade de Saúde há muito prometida por outros administradores e nunca executada.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Cumprimentou os atletas e comissão técnica do Clube Olaria pela conquista do título do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Ainda na área esportiva o edil ressaltou a importância do trabalho de base no futebol local, destacando o trabalho realizado pela Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (AFEG).
Sobre a compra do terreno para a construção do posto de saúde no bairro Imigrantes, o edil afirmou que se existem irregularidades conforme indica à imprensa nas áreas financeira e ambiental a situação deve ser avaliada de forma criteriosa.
Também comentou que terrenos com nascentes não tem o mesmo valor financeiro no município.
Haliton Kormann (PMDB)
Sobre a indicação realizada pelo vereador Valdeci, o pronunciante informou que já fez no ano passado a indicação semelhante para a construção de uma pista de skate. Ressaltou que os mesmos procuram lugares públicos para prática do esporte justamente pela falta de um lugar próprio.
Também parabenizou o Clube Olaria pela conquista do Campeonato Municipal de Futebol Amador, estendendo congratulações ao vice Solução e ao terceiro colocado Bahia.
Também destacou a situação da aquisição do terreno no bairro Imigrante para construção da Unidade de Saúde. Afirmou que existiu crime ambiental porque no terreno tinha valas e nascentes. Finalizou afirmando que parece que no município os poderosos podem tudo e os menos favorecidos não.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 8/2014, que “DISPÕE SOBRE A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER AS NECESSIDADES TEMPORÁRIAS DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, NOS TERMOS DO INCISO IX DO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”; Também foi aprovado em votação única o Projeto de Lei nº 24/2014, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A FIRMAR CONVÊNIO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVANDO A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES EM ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada à sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 23 de setembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.