​Resumo sessão ordinária de 01 de abril de 2014

Por Imprensa Publicado em 02/04/2014 09:09:46 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:12

Na noite de terça-feira (01) ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e contou com a presença comunidade.

Entre os destaques a presença do senhor Antônio João Veneza de Souza, vereador do município de Blumenau, que utilizou a tribuna da casa para convidar os senhores vereadores para participar de audiência pública referente à Industrialização do Lixo, dos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

Espaço palavra livre:

CRISTIANO KORMANN (PP)

O vereador Líder de Governo destacou mais uma vez a coragem do vice-prefeito Valmir Zirke, em assumir a Secretaria de Obras em um período de necessidade. Em ato continuo enumerou diversas obras realizadas nesse período, como construção de galerias, barreiras de contensão, tubulações, pontes e cabeceiras.

LUCIANO SCHLINDWEIN (PP)

A cultura foi tema principal do pronunciamento do vereador, destacando edital da Fundação Cultural, denominado “Nivaldo Kormann” popular Nega. O edil informou que o valor total do edital é de R$ 39,000, e poderá beneficiar projetos elaborados por pessoas físicas e jurídicas.

Ainda sobre o tema cultura, o pepista informou sobre a abertura oficial da primeira mostra selecionada pelo edital público da Sala Martinho de Haro, no Palácio Cruz e Souza, na Capital, onde acontecerá exposição de quadros da artista plástica guabirubense Cláudia Rieg Baron.

Por fim, o vereador repercutiu matéria jornalística que informava os lucros da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) no Estado. Como a CASAN também é responsável pelo abastecimento e distribuição de água em Guabiruba, solicitou mais atenções dos mandatários da companhia na cidade.

ROQUE HASSEMANN (PP)

O vereador que ocupará uma cadeira no Poder Legislativo pelo período de 30 dias, em substituição ao vereador Felipe Eilert dos Santos, que está de férias. Aproveito o espaço para agradecer a todos que colaboraram para que ele pudesse ocupar esse posto.

NILTON ROGÉRIO KOHLER (DEM)

O vereador concordou com a escolha do nome de Nilvaldo Kormann, popular Nega, para o edital da Fundação Cultural de Guabiruba, destacando a importância do trabalho realizado por ele perante a comunidade local.

Também desejou boa sorte ao colega suplente Roque Hassemann, que no trabalho na Secretaria de Obras, atendeu alguns pedidos do democrata.

Como tema principal o edil reforçou indicação solicitando o Poder Executivo providencias no acesso às Ruas Frederico Schlindwein e Nicolau Schaefer, proporcionando uma maior segurança ao trânsito local, tendo em vista que não foi deixada uma área de espera a partir da via que liga Guabiruba a Brusque.

HALITON KORMANN (PMDB)

Também discorreu sobre a falta de visibilidade para os condutores, próximo a “curva da Gráfica Arco-íris” no novo acesso Brusque/Guabiruba.

Da mesma forma, solicitou o conserto de luminárias no bairro Planície Alta. Bem como, solicitou providências com relação à disseminação do mosquito “borrachudo”, que está atrapalhando inclusive os alunos no educandário do bairro.

WALDEMIRO DALBOSCO (PP)

Aproveitou o espaço para agradecer aos colaboradores e participantes da 4ª Noite da Cultura Italiana, que aconteceu no último final de semana no bairro Lageado Alto.

Também destacou importante obra de melhoria no “Morro do Strecker” também no bairro Lageado Alto.

A 4ª Semana do Empreendedor Individual, promovida pelo SEBRAE, também foi destaque do pronunciamento, informando o atendimento para impulsionar a formalização e capacitação de empreendedores individuais da região.

Por fim, a Semana Mundial da Água, comemorada no último dia 22 de março, foi enfatizada pelo edil pepista. Matéria pública pela mídia informando o uso discriminado e o aumento do consumo, também foi apresentada a título de despertar a conscientização.

JAIME LUIZ NUSS (PMDB)

Reforço indicações solicitando através do departamento de obras, para que providencie a instalação de um espelho convexo na Rua Lorena, bairro Lorena, nas imediações da residência n° 2130, atendendo reivindicação de seus moradores. Igualmente, reforçando pleito anterior, solicita o conserto da pavimentação à paver na Rua Antônio Fischer, bairro Centro. Finalmente, solicita o conserto da pavimentação à paver da Rua Carlos Nuss, Centro, principalmente nas proximidades da residência n° 100, tendo em vista seu precário estado de conservação.

Na sequência destacou indicação de 11 de março, que solicitava ao prefeito Matias Kohler, para que o mesmo buscasse junto a Agência Intermunicipal de Regulação (AGIR) solução para situação envolvendo a empresa Recicle, responsável pela coleta do lixo e comunidade guabirubense. “Até agora parece que não houve nenhuma mobilização, parece que o prefeito está querendo esfriar o assunto”, afirmou Nuss.

Sobre a colocação de pedras nas encostas e cabeceiras de pontes, o vereador questionou se esse tipo de ação tem o devido embasamento técnico.

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Nº 6/2014, que “AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO A ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE GUABIRUBA”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 08 de abril do corrente, no horário regimental de 19 horas.