​Resumo sessão ordinária de 01 de março de 2016

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba ocorreu na noite de terça-feira, 01...

Por Imprensa Publicado em 02/03/2016 10:21:38 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba ocorreu na noite de terça-feira, 01 de março, na sede do Poder Legislativo na Rua 10 Junho, Centro de Guabiruba. A comunidade quase que lotou as dependências da casa, principalmente os representantes da Organização Não Governamental PATA – Protegendo os Animais com Todo Amor, órgão que realiza o trabalho de proteção dos animais no município.

O espaço da tribuna popular foi ocupado por Kelly Cristine Stricker, primeira secretária da PATA, que apresentou prestação de contas da entidade nos últimos meses, assim como destacou o trabalho desenvolvidos pelos voluntários, relatando inclusive o crescente do abandono de animais em Guabiruba.

Palavra Livre

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador informou que foi procurado pela comunidade que informou a circulação de pessoas estranhas a comunidade escolar nas proximidades da Escola Prof. Carlos Maffezzolli. A preocupação segundo o edil é com a segurança dos alunos.

Sobre a presença dos representantes da PATA o peemedebista reconheceu o ótimo trabalho realizado pelos voluntários. Ele também sugeriu que o município colabore com cessão do veterinário da prefeitura para realização de castrações nos animais.

O vereador também relatou o seu histórico de amor aos animais, afirmando que tem cachorros, lamentando a atitude incompreensível de pessoas que praticam o abandono de animais no município.

Nilton Rogério Kohler “Tindo” (DEM)

O parlamentar solicitou junto ao órgão competente do município para que condicione a liberação de alvarás para realização de eventos em Guabiruba, a limpeza e retirada do lixo nos ambientes utilizados após o evento. O parlamentar destacou situação apontada pela comunidade do bairro Lageado Baixo, que informou que realizadores de um evento de Motocross, deixaram o lixo que se encontra no local até a presente data.

Sobre o trabalho dos voluntários da PATA o vereador enalteceu as ações e dedicação dessas pessoas. Ele também sugeriu que o município repasse mensalmente valores financeiros através de convênio, para ajudar na manutenção das ações.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Relatou reunião entre membros do CPP do bairro Guabiruba Sul com representantes do poder público, para analisar a possibilidade de municipalização do cemitério do bairro. Ele relatou que apesar dos argumentos os membros da comunidade decidiram pela não municipalização do cemitério, situação que forçará a prefeitura a buscar novas alternativas.

Sobre a PATA o vereador ressaltou que a ONG é um belo exemplo de organização e dedicação, que mesmo apesar do pouco tempo de criação desenvolve um trabalho louvável.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O presidente da casa vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) que foi um dos incentivadores e idealizadores da criação da PATA em Guabiruba, vestido com a camisa da ONG de proteção aos animais falou sobre o trabalho desenvolvido pelos voluntários, a organização em termos de ações no município em pouco tempo de existência, além de criticar o descaso e a crueldade das pessoas em abandonarem os “bichinhos” nos mais remotos cantos do município.

O vereador lamentou que vereadores que sempre em “voz alta” defende o meio ambiente, falam em aplicar 100% de produtos orgânicos na merende escolar, não participaram de importante encontro no Parque das Trutas, em Guabiruba, que envolveu lideranças regionais, órgão de fiscalizadores, para debater diversos temas inclusive envolvendo o Parque da Serra do Itajaí.

Em ato continuo o parlamentar aproveitou o espaço para se defender das acusações e insinuações na sessão anterior por parte do vereador Jaime Nuss (PMDB), sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) e sua pessoa. O vereador também alertou para a tentativa do colega em tirar o foco do PMDB que também é governo no país, tendo o vice-presidente da República, ocupando sete ministérios e comandado várias estatais em Santa Catarina.

Osmar Vicentini (PMDB)

Sobre a PATA mostrou sua preocupação com o abandono de animais no município, ressaltando em ato continuo o belíssimo trabalho realizado pelos voluntários. O vereador lembrou que sua filha Daiane é bastante engajada na causa participando com ele da fundação da ONG no município.

Informou que nas próximas sessões apresentará imagens de uma moradora limpando uma boca de lobo, na Rua Exp. Germano Schlindwein, fato que ele classificou como “absurdo” já que a responsabilidade é da Secretaria de Obras.

Na sequência o vereador apresentou um vídeo de encontro de lideranças estaduais na Assembleia Legislativa, no qual participou para tratar da liberação da substância fosfoetalonamina para o tratamento do câncer.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Apresentou denúncia sobre o excesso de velocidade de um ônibus escolar que faz a linha Alsácia, colocando em risco a vida dos estudantes que utilização o serviço, assim como os usuários das vias. O vereador espera providencias da Secretaria de Educação.

O vereador também disse que entende a situação financeira do município, mas também sugeriu a ajuda do executivo através de repasse mensal para a PATA. Ele reforçou que pedido semelhante já faz há algum tempo para os clubes esportivos e recreativos da cidade.

Sobre a situação do abandono e maus-tratos de animais ele afirmou que quem pode mudar essa situação são “nós mesmos” mudando a cultura do abandono.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Falou sobre o bom trabalho realizado pela PATA em Guabiruba, destacando o empenho dos voluntários. Ele também repudiou o abandono de animais que são constantes na cidade.

Apresentou imagens sobre o Matadouro Municipal de Botuverá, destacando que trata de um projeto simples. Em Guabiruba o projeto passa de 1 milhão, com liberação de licenças e outros detalhes técnicos que terão que ser aplicado. O valor segundo o parlamentar inviabiliza as obras.

Luciano Schlindwein (PP)

Parabenizou o trabalho realizado pela PATA, destacando que qualquer trabalho voluntário requer esforço, paciência e perseverança, sendo que muitas críticas são feitas e isso faz parte do processo.

“O pagamento é sempre o amor dos animais assistidos e tratados pelos voluntários. As dificuldades financeiras serão imensas, mas não desistem por o trabalho porque vocês fazem um trabalho fundamental para a sociedade”, destacou Schlindwein.

Também destacou a repercussão da construção do Trenzinho da Fofura, rendendo matérias jornalísticas nacionais. O trabalho foi desenvolvido por professor da escola do bairro Aymoré.

Cristiano Kormann (PP)

Convidou para a abertura da 19º Jogos Comunitários de Guabiruba, que acontecerá no final de semana.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann aproveitou assunto levantado pelos colegas vereadores sobre o entupimento de bocas de lobo, na Rua Exp. Germano Schlindwein, para criticar os vários loteamentos duvidosos que foram liberados com a omissão de fiscalização em administrações anteriores, fato que causa os transtornos atuais.

O parlamentar também destacou que atualmente a Secretaria de Meio Ambiente vem sendo bastante atuante e criteriosa nesse sentido, pensando no crescimento ordenado de Guabiruba.

Por fim, ele destacou a repercussão da criação do “trenzinho da fofura” carrinho ecológico que rendeu até mais matérias jornalísticas nacionais.

ORDEM DO DIA

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 002/2016, que “REGULAMENTA O RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 001/2016, que “DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE PROCESSO LICITATÓRIO PELA COMISSÃO PERMANENTE DO PODER EXECUTIVO PELO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE GUABIRUBA”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 08 de março de 2016, no horário regimental de 19:00 horas.

Áudios