​Resumo sessão ordinária de 04 de novembro 2014

Na noite de terça-feira (4) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba....

Por Imprensa Publicado em 05/11/2014 10:17:16 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira (4) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP).

Entre os destaques a ocupação da tribuna da casa pelo senhor Edna Maria da Silva Jasper, Secretária de Educação, que tratou de uma situação envolvendo uma aluna da Escola Municipal João Jensen, que segundo ela já foi resolvida. Também destacou o Sistema Municipal de Ensino.

Palavra Livre

Nilton Rogério Kohler (DEM)

No espaço da palavra livre o vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) solicitou mais uma vez redutores de velocidade próximos à rótula do bairro Imigrantes, local que aconteceu vários acidentes nos últimos dias.

Também foi feita uma indicação verbal solicitando a pintura das sinalizações nas vias asfaltadas do município, para uma maior segurança dos usuários.

Por fim, o parlamentar exigiu explicação e tratamento igualitário no que diz respeita a inscrição da palavra. Apontado que teve a inscrição preterida em sessões anteriores em decorrência de problemas com os endereços eletrônicos da casa. Também deixou sobre suspeita à presença da secretária de Educação na tribuna popular logo após a inscrição de um popular que reclamaria do setor.

Luciano Schlindwein (PP)

Parabenizou o prefeito Matias Kohler pela passagem do aniversário de 55 anos, comemorado na terça-feira (4).

O edil também reforçou a importância do intercambio cultural entre Guabiruba e cidades irmãs na Alemanha. Na semana passada 13 intercambistas da Alemanha foram recepcionados na Câmara Municipal.

A Noite Cultural que aconteceu no Salão Cristo Rei também foi lembrada pelo pepista, que aproveitou o momento para reivindicar a construção de um Centro de Eventos em Guabiruba.

O vereador também não deixou lembrar da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens para importância do exame de prevenção contra o câncer de próstata.

Por ultimo, mas não menos importante o vereador destacou o encontro no bairro Lageado Baixo, que tratou da Regulamentação Fundiária em Guabiruba. O vereador informou os procedimentos, lembrando que outros encontros serão realizados em pontos diferentes do município.

Osmar Vicentini (PMDB)

Parabenizou o prefeito Matias Kohler pela passagem do aniversário de 55 anos, desejando saúde e força necessária para conduzir os rumos da cidade.

Destacou mais uma vez pedido de pavimentação da Estrada que dá acesso ao bairro Lageado Alto. Também voltou a solicitar a passagem do caminhão pipa em decorrência da poeira.

Reforçou a importância da mobilização de esforços junto à presidência da Casan, a fim de que providencie a captação da água do ribeirão Cristalina, que se dá por declividade para abastecer praticamente todo o município, sobretudo, tendo em vista a incontestável qualidade da água. Certeza segundo o vereador as águas do Cristalina deverá baratear o custo/benefício do fornecimento de água potável com qualidade de saúde a toda população guabirubense.

Também destacou a presença de intercambistas alemães na casa do povo. Solicitando inclusive o estudo de parceiras com outros países como a Itália.

Haliton Teodoro Kormann (PMDB)

O vereador destacou a realização da Noite Cultural da Escola de Educação Básica Prof. João Boos, relatando sua participação como jurado. O peemedebista parabenizou diretor, professores e alunos pela bela realização.

O relatório da Agência Intermunicipal de Regulação (AGIR) divulgado na imprensa sobre a qualidade dos serviços e da água em Guabiruba. O edil solicitou o envio do mesmo para o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), senhor Valter Galina.

Sobre a segurança pública o parlamentar informou que foi procurado por munícipes, que reclamaram da sensação de insegurança na cidade, sendo que segundo relatou rondas e blitz são raras por parte da Polícia Militar (PM) e a bandidagem está tomando conta.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

O vereador reforçou indicações solicitando a administração municipal, através do setor competente, para que providencie a recolocação das placas de “Boas Vindas” junto ao Portal de entrada da cidade.

Igualmente, solicita através do departamento de obras, para que providencie a mudança da atual faixa de pedestre localizada em frente à Escola Municipal Paulo Schmidt, para a “entrada” do referido educandário.

Parabenizou o prefeito Matias Kohler pela passagem do aniversário de 55 anos, comemorado na terça-feira (4).

Por fim, apresentou imagens das obras na Rua André Schaefer, bairro Pomerânia, onde a Secretaria de Obras está desobstruindo valas e colocando galerias de 3 x 3 em pontos da via. Segundo Ferreira, o pedido foi realizado na semana passada através de sua indicação e de imediato os trabalhos começaram.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador voltou a solicitar a implantação de travessia elevada na Rua 10 de Junho, em frente à Panificado Guabiruba, para maior segurança dos usuários de moradores da região.

Solicitou cópia do documento apresentado na casa sobre a Regulamentação Fundiária, para o devido analise do mesmo para conhecimento das regras.

O edil também reforçou suas indicações solicitando a administração municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, para que forneça cópia da autorização do aterro ou terraplanagem nos fundos do depósito da Secretaria de Obras, entre as Ruas Otto Lofhagen e Paulo Kormann, no centro da cidade.

Ainda, sugeriu através do setor competente, para que envide seus esforços nos sentido de agilizar a elaboração do parecer da AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais de Médio Vale do Itajaí), recomendado pela indicação número 31, de 11 de março de 2014, visando revisar os termos do contrato de concessão dos serviços de coleta de lixo com a Empresa Recicle.

Cristiano Kormann (PP)

Parabenizou a secretária de Educação Edna Maria Jasper, pelo bom trabalho e a rapidez na resolução dos problemas.

Sobre o processo de regularização fundiária o vereador destacou a importância da parceria do município e estado para facilitar a situação de famílias do município.

Sobre o aterro nos fundos da Secretaria de Obras, tema da tribuna popular na sessão anterior, o vereador líder de governo informou que o aterro tem a licença necessária e o material lá depositado é utilizado como base em obras no município.

Sobre as rematrículas e transferências da rede municipal de ensino. O parlamentar informou que elas devem ser feitas até o dia 14 de novembro. Já as matrículas serão realizadas de 17 a 21 de novembro.

Em tom de desabafo o parlamentar falou sobre as acusações segundo ele infundadas da oposição, que tem como desejo colocar a culpa dos problemas com a empresa Recicle responsável pela coleta do lixo no prefeito Matias Kohler.

O pepista afirmou que o prefeito quando secretário foi responsável pela vinda da empresa que solucionou os problemas na cidade, não apresentado problemas até então, realizando uma coleta exemplar. Já os problemas administrativos foram trazidos pelo PMDB, que instigou a comunidade no passado em campanhas eleitorais a não pagar a conta do lixo. Segundo ainda o parlamentar durante oito anos de administração do PMDB não aconteceu nenhuma revisão do contrato. E que agora a oposição quer cobrar.

A renovação na administração passada por decreta do contrato com a CASAN também foi lembrando pelo vereador.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Evento do Outubro Rosa na casa e busca de apoio para realização do Novembro Azul em Guabiruba foram temas iniciais do pronunciamento do vereador Waldemiro Dalbosco (PP).

O vereador também destacou as barreiras impostas pelos órgãos estaduais no momento de cobrar soluções para problemas na cidade. Segundo ele muitas vezes as obras vem em “pacote fechado” sem possibilidade de alterações não atendendo os anseios da comunidade.

ORDEM DO DIA

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei Complementar n° 09/2014, que “RATIFICA ALTERAÇÕES NO PROTOCOLO DE INTENÇÕES E NO ESTATUTO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ - CIMVI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, para emissão dos Pareceres;

- Baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Obras e Serviços Públicos, o Projeto de Lei Complementar n° 10/2014, que “ALTERA E ACRESCENTA ARTIGO AO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO”, para emissão dos respectivos Pareceres;

- Baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei n° 30/2014, que “AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE GUABIRUBA”, para emissão dos Pareceres;

- Baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, o Projeto de Lei n° 31/2014, que “INSTITUI O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE GUABIRUBA”, para emissão dos Pareceres.

A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 11 de novembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios