​Resumo sessão ordinária de 05 de maio de 2015

Por Imprensa Publicado em 07/05/2015 07:26:51 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:56

Na noite de terça-feira, 05 de maio, aconteceu a primeira sessão ordinária do mês na Câmara Municipal de Guabiruba. A condução dos trabalhos foi do vereador presidente da Mesa Diretora, Felipe Eilert dos Santos (PT). Mesmo sem projetos na ordem do dia para apreciação dos parlamentares, o encontro foi proveitoso, sendo que no espaço da palavra livre os vereadores apresentaram temas como mobilidade urbana, discorrendo sobre o Projeto de Reurbanização do Centro de Guabiruba, problemas com a qualidade do atendimento do Banco do Brasil, edital da Cultura e Projeto de Lei de Beneficiamento do Óleo de Cozinha.

A noite também foi marcada pela presença no espaço da casa do povo, do presidente do Grupo GPP, Paulo Ricardo Gums e da senhora Fernanda Poper, diretora da Escola Municipal Pe. Germano Brandt, bairro Aymoré, que recebeu doação do grupo no valor de R$ 1.000 (um mil reais) para aquisição de instrumentos para a fanfarra da escola. Todos os anos os lucros dos eventos realizados pelo grupo de amigos são repassados para entidades da cidade, a doação sempre é realizada nas dependências do legislativo.

Espaço da palavra livre:

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

O vereador agradeceu a administração municipal pelo trabalho de melhoria da iluminação pública no bairro Pomerânia.

Ferreira, também afirmou que é um vereador independente e que só vota junto com o grupo de situação porque entende que o trabalho realizado pelo prefeito é muito bom, inclusive atendendo os seus pedidos. Em ato continuo criticou o prefeito anterior que segundo ele realizou obras, mas, muitas de péssima qualidade.

Por fim, apresentou imagens fotográficas da Rua Siegmund Kohler, no Centro ao lado da Câmara Municipal, que segundo o parlamentar apresenta sinalização vertical insuficiente.

Cristiano Kormann (PP)

Explicou os motivos da sua inscrição nas explicações pessoais na sessão anterior, fato que gerou descontentamento de alguns vereadores de oposição, pela permissão do presidente da casa. Segundo o vereador as criticas a condução dos trabalhos pelo presidente da casa, não são justas já que ele vem cumprindo o regimento e mantendo a ordem nas sessões, assim como o presidente anterior Waldemiro Dalbosco.

Parabenizou a todos os voluntários que contribuíram para o sucesso da Festa de Maio. Também agradeceu a presença da comunidade nas festividades.

Também parabenizou a administração municipal pela apresentação do Projeto de Reurbanização e Mobilidade do Centro de Guabiruba.

O parlamentar também comentou os resultados da Lei Municipal, criada através de um projeto de lei de sua autoria, que dá a destinação correta ao óleo de cozinha. Segundo o parlamentar em menos de um ano e meio mais de 16 mil litros de óleo deixaram de ser despejados na natureza.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Foi breve nas suas palavras agradecendo a todos os envolvidos na realização da Festa de Maio.

Também discorreu sobre o Projeto de Reurbanização do Centro de Guabiruba, parabenizando a administração pela qualidade do projeto.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Cobrou do líder de governo respostas com relação a pedido de informação sobre a fiscalização da colocação de redes em caminhões que trabalham com terraplanagem.

Solicitou o envio de moção destinada ao responsável pela Polícia Militar, em Guabiruba Sargento Marciano Lucio Panca, parabenizando pelos 180 anos da PM/SC.

Por fim, informou que foi procurado por munícipes que apresentaram reclamações sobre a falta de informações sobre a distribuição de medicamentos pela secretaria de Saúde.

Luciano Schlindwein (PP)

Discorreu sobre o edital da cultura desenvolvido pela Fundação Cultural, que vem contemplando guabirubenses com recursos para realização dos seus projetos.

Aproveitou o espaço para desejar um feliz Dias das Mães, para todas as mamães do município.

Por fim, destacou o lançamento da Festa da Integração que acontecerá na quarta-feira. Também incentivou as meninas a participarem das inscrições para o concurso que escolherá a nova realeza da 3ª Festa da Integração.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador Felipe dos Santos destacou a reclamação dos usuários dos serviços da agência local do Banco do Brasil, que segundo o vereador será necessário um encontro entre os vereadores e representante regional da instituição financeira para tentar solucionar os problemas.

O edil também destacou os 180 anos da Polícia Militar de Santa Catarina, destacando evento realizado na sede do 18º Batalhão da PM/SC.

Em ato continuo também destacou o Projeto de Mobilidade Urbana do Centro de Guabiruba, segundo o parlamentar o projeto contemplará com mais segurança e comodidade todos os integrantes do trânsito, motoristas, ciclistas e pedestres.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador também ressaltou a importância das pessoas voluntárias que contribuem para realização de eventos na cidade, também destacando a importância da participação da comunidade na Festa de Maio, que aconteceu no último final de semana.

Uso o seu espaço para tratar novamente sobre o seu descontentamento com a forma que foi concedida a utilização das explicações pessoais na sessão anterior aos vereadores Cristiano e Jaime. Ele afirmou que foi acordado que somente seria permitido se uma pessoa fosse nominada de forma ofensiva por outro companheiro de parlamento, situação que segundo sua avaliação não aconteceu na sessão passada.