​Resumo sessão ordinária de 13 de maio 2014

Por Imprensa Publicado em 14/05/2014 09:03:42 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:59

Na noite de terça-feira (13), os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP), e não contou com as presenças dos vereadores Luciano Schlindwein e Cristiano Kormann que estão participando da XVII Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília.

Na oportunidade a tribuna popular da casa foi utilizada por duas vezes. O primeiro a utiliza-la foi o senhor Osnir Schlindwein, Chefe de Gabinete da Prefeitura e presidente da Comissão Organizadora das festividades de 52 anos de emancipação de Guabiruba, que apresentou programação.

Na sequência Jelson Luiz Debatin, morador da Rua Antônio Kormann, Centro reclamou da situação da via, que segundo ele precisa de melhorias. O local é um morro e de difícil acesso.

Palavra livre vereadores:

Waldemiro Dalbosco (PP)

No espaço da palavra livre o primeiro vereador a fazer uso dela foi o presidente Waldemiro Dalbosco, que discorreu sobre a troca de comando na Polícia Militar de Guabiruba. Agradeceu os trabalhos prestados pelo Sargento Brandes e desejou sucesso ao novo comandante Sargento Panca.

O vereador também discorreu sobre matéria publicada na imprensa regional que destaca que apenas 53% dos trabalhadores catarinenses tem o ensino básico (fundamental e médio). A média nacional é de 55% e o Vale do Itajaí ocupação a 3ª pior índice no Estado. Para o pepista a baixa formação educacional traz consequências na produtividade, nos baixos salários e gera rotatividade.

Haliton Kormann (PMDB)

O tema denominação de vias públicas voltou a ser debatido na casa do povo. Dessa vez o vereador relatou a cobrança da comunidade que exige respostas o porquê os projetos não estão sendo aceitos e aprovados. O edil solicitou mais uma vez esclarecimentos por parte do Secretário de Planejamento Wagner Paulo Butsch e também do Promotor de Justiça senhor Cristiano Gomes.

A instalação de um semáforo no cruzamento das Ruas Brusque e José Fischer. O vereador informou que acompanhou em loco a situação, juntamente com membro da comunidade em um horário de pico. O edil informou que o fluxo intenso de veículos exige a instalação de um sinal eletrônico.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador destacou reunião da Associação de Moradores do bairro Planície Alta (AMPLA), que aconteceu na noite da última segunda-feira (12). Segundo o vereador situações como mudança do nome da escola do bairro, passagem do caminhão pipa, troca do local do ponto de ônibus, instalação de redutor de velocidade e pavimentação da via principal foram temas centrais do encontro.

O edil também informou que foi procurado pela comunidade do bairro Imigrantes, que solicitaram a recolocação dos abrigos de ônibus, que foram removidos em decorrência das obras da ligação Guabiruba/Brusque.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Parabenizou o senhor Osnir Schlindwein pela apresentação e pelo trabalho na presidência da comissão organizadora das comemorações dos 52 anos de emancipação, politico e administrativa de Guabiruba. Como sugestão solicitou a inserção em outras edições da Festa da Integração de espaço para exposição de produtos de outras culturas como a gaúcha e nordestina.

Sobre a situação do munícipe Jelson Debatin, que utilizou a tribuna popular para relatar situação da Rua Antônio Kormann, o edil informou que certamente o órgão competente será informado.

A sinalização dos morros do Santo Antônio e São José voltou a ser lembrada pelo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), em decorrência da circulação frequente de ciclistas na região. Inclusive o parlamentar destacou o 1º Desafio do Morro Santo Antônio de Mountain Bike, evento que aconteceu no último final de semana com participação de atletas federados e amadores.

Osmar Vicentini (PMDB)

O vereador solicitou o envio expediente ao responsável da Vigilância Sanitária, para que preste maiores esclarecimentos sobre a proliferação de borrachudos em Guabiruba.

Ainda sobre o tema proliferação do borrachudo, o peemedebista relatou a situação da comunidade que é diretamente prejudicada.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Destacou através de imagens a pavimentação da Rua Paulo Kormann, próxima a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), destacando a qualidade da obra. Da mesma foram também destacou as obras no viveiro municipal que segundo ele apresenta varias melhorias.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Seguindo tema apresentado pelo colega vereador Haliton, o peemedebista também ressaltou a necessidade da elaboração de estudos para instalação de sinal eletrônico no cruzamento das Ruas Brusque e José Fischer.

Em decorrência da presença de um morador na tribuna popular da casa reclamando da situação da via em que reside, o vereador afirmou que nem tudo é um “mar de rosas”, como está sendo propagado.

Sobre a queda da arrecadação dos municípios pertencentes da Associação dos Municípios de Médio Vale do Itajaí (AMMVI), o vereador mostrou preocupação e sugeriu a instalação de áreas industriais, com a finalidade de diversificar a atividade econômica.

Ainda sobre o tema o vereador demostrou preocupação com o futuro da cidade. “Tenho certeza que a cidade terá dificuldades no futuro inclusive para arcar com as despesas de folha salarial, com a diminuição da arrecadação”, completou Nuss.

Sobre a construção de pontes no município citada pelo vereador Valdeci, o edil destacou inúmeras pontes importantes do município construídas pela administração do ex-prefeito Orides Kormann.

ORDEM DO DIA - Deliberação sobre a Moção de Repúdio n° 02/2014. Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 20 de maio do corrente, no horário regimental de 19 horas.