​Resumo sessão ordinária de 14 de outubro de 2014

Por Imprensa Publicado em 15/10/2014 08:27:31 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira (14) os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e contou com a presença da comunidade.

Na oportunidade foram aprovados dois projetos de lei, um em regime especial e outro em segunda votação. Três moções também foram aprovadas uma de pesar e duas de recomendação.

Palavra Livre

Cristino Kormann (PP)

O vereador Líder de Governo destacou as discussões em torno da elaboração do Plano Municipal de Educação, sendo que o primeiro encontro aconteceu na sede do Poder Legislativo.

Dentro dos comunicados o edil destacou a disponibilidade de vagas para o Curso de Fotografia disponibilizado pela Fundação Cultural de Guabiruba.

Parabenizou a equipe do São Cristóvão pela conquista do Campeonato Municipal de Bocha. O pepista lembrou que já no segundo ano de participação o equipe conquistou o título.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) destacou as festividades de 80 anos da Associação Comercial Industrial de Brusque (ACIBr) ressaltando inclusive a importância da instituição para o desenvolvimentos econômico de Guabiruba e região.

O edil também destacou reunião que apresentou o projeto “Turismo como fonte de Renda e Desenvolvimento Econômico”, de autoria de Karl Heinz Fischer.

Finalizando o vereador parabenizou os professores pelo “Dia do Professor”, lembrando-se das suas primeiras professoras. O edil também parabenizou o colega vereador Felipe Eilert dos Santos pela passagem do seu aniversário.

Luciano Schlidwein (PP)

Após ouvir às palavras do colega vereador Waldemiro Dalbosco que discorreu sobre projeto no setor turístico, Luciano Schlindwein voltou a destacar o potencial turístico da cidade, inclusive o tema já foi abordado em outros encontros pelo parlamentar.

O edil também discorreu sobre reunião da Associação de Moradores do bairro Planície Alta, ocorrido na última segunda-feira (13), com a presença de um bom número de pessoas. Entre as reivindicações segundo o edil, melhorias no trabalho de segurança pública, problemas com o setor de telefonia e a passagem do caminhão pipa com mais frequência na comunidade.

Por fim, o parlamentar informou que um documento será elaborado com assinaturas da comunidade para envio aos órgãos competente, buscando soluções para os problemas.

Haliton Kormann (PMDB)

Agradeceu a mesa diretora pelo um minuto de silêncio em memória do falecimento do seu pai, também agradeceu de forma especial os vereadores Nilton Rogério Kohler e Jaime Nuss, pelas bonitas palavras que narram parte da trajetória do seu pai principalmente na vida pública. Da mesma forma, agradeceu a comunidade, amigos pela solidariedade.

Também votou a solicitar a presença do Promotor de Justiça em Guabiruba, para prestar explicações sobre as barreiras impostas à comunidade para legalização de terrenos em diferentes pontos da cidade.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Parabenizou suas quatro irmãs que são professoras pelo Dia do Professor, estendendo a homenagem a todos os profissionais do setor. Solicitou ainda mais atenção dos pais com relação o comportamento dos filhos nos educandários da região.

Apresentou imagens sobre a finalização das obras da ponte da Rua Bernardo Kohler, lembrando mais uma vez que ela ficou estreita. Também apresentou reclamação sobre a demora na execução da colocação das calçadas na Rua Carlos Boos. O edil também destacou a situação de boca de lobo na Rua José Rothermel.

Jaime Nuss (PMDB)

Também parabenizou a equipe do São Cristóvão pela conquista do campeonato de bocha. Mas, também solicitou mais apoio financeiro para que outros clubes também possam participar de eventos municipais.

Sobre o pedido do presidente da casa para instalação de uma travessia elevada no bairro Lageado Baixo, o vereador peemedebista disse também desejar que ao mesmo tempo uma travessia também possa ser instalada na Rua 10 de Junho, conforme solicitações feitas em diversos encontros legislativos.

Parabenizou os professores citando o senhor Osnir Schlindwein, que acompanhava a sessão. Também relatou a dificuldade atual dos educadores principalmente no trato com os alunos.

Sobre o tema telefonia no bairro Planície Alta e demais localidades o vereador voltou a tecer duras criticas as operadores.

Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei N° 27/2014, que “AUTORIZA A ALIENAÇÃO DE BENS CONSIDERADOS INSERVÍVEIS AOS TRABALHOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL”;

- Votação única da Moção de Pesar n° 6/2014;

- Votação única da Moção de Recomendação n° 7/2014;

- Votação única da Moção de Recomendação n° 8/2014;

- Segunda Votação foi aprovado o Projeto de Lei n° 25/2014, que “DISPÕE SOBRE O PAGAMENTO DE PRODUTIVIDADE PARA PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA CONTRATUALIZADAS AO INCENTIVO PMAQ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 21 de outubro do corrente, no horário regimental de 19 horas.