Resumo sessão ordinária de 15 de setembro de 2015
Na noite de terça-feira, 15 de setembro, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de...
Na noite de terça-feira, 15 de setembro, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos. Entre os destaques a I Semana de Mobilidade Urbana e denúncias de corrupção na administração anterior.
Palavra livre:
Jaime Nuss (PMDB)
Discorreu sobre sua participação na reunião da Associação de Moradores do bairro Planície Alta, momento que informou a necessidade segundo moradores do melhoramento de sinalização e também na fiscalização de construções irregulares na região.
Também convidou a comunidade para o musical “Brasil Caboclo” que será realizado pelo Coral Cristo Rei.
Por fim, solicitou ao vereador líder de governo às repostas do Poder Executivo com relação aos pedidos de informações solicitados por ele e demais colegas de bancada.
Obs. O parlamentar pediu explicações pessoais, informações que estão no áudio posto do site www.camaraguabiruba.sc.gov.br.
Luciano Schlindwein (PP)
O parlamentar pepista destacou alguns dos eventos realizados no final de semana em Guabiruba, como a 3º Tenda Cultural, que segundo o edil já está se tornando referencia em organização e integração dos cidadãos guabirubenses.
O esporte amador também teve destaque no pronunciamento da vice-presidente da Mesa Diretora, com a grande final do Campeonato Amador de Futebol de Campo de Guabiruba, troféu “Leopoldo Rieg”. Sendo que o título da edição ficou com o Mercado Cati/Fischer Decorações do bairro São Pedro.
O vereador desejou boas férias ao prefeito Matias Kohler e bom trabalho para o agora prefeito em exercício Valmir Zirke.
Haliton Kormann (PMDB)
Também relatou a força do esporte amador guabirubense e a integração através do esporte com as finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, parabenizando a equipe campeã o Mercado Cati/Decorações Fischer e demais participantes da competição.
A festa da Escola Municipal Pe. Germano Brandt também foi citada no pronunciamento do parlamentar peemedebista que parabenizou a organização e a comunidade.
Por fim, transmitiu solicitações da comunidade para a instalação de lixeiras em praças e locais de grande circulação de pessoas. Além de solicitar informações atualizadas com relação a instalação de câmeras de seguranças na cidade, solicitando prazo e locais definidos para instalação.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador falou sobre a I Semana de Mobilidade Urbana e as ações do governo para normatizar e organizar a cidade, citando os encontros para organizar o serviço de táxis no município.
O edil também lamentou o episódio envolvendo o nome de Guabiruba no que diz respeito à corrupção na administração pública. O parlamentar citou matéria da imprensa regional que trouxe à tona um esquema de fraude em licitações para aquisição de cadeiras odontológicas na administração do ex-prefeito Orides Kormann (PMDB), investigada pelo Ministério Público (MP).
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Parabenizou os participantes do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, citando o campeão Mercado Cati/Fischer Decorações São Pedro, o vice Olaria e o terceiro lugar Vitória. O vereador acompanhou a final em loco e narrou à disputa entre as equipe, sendo que a competição foi decidida nas penalidades máximas.
Sobre a 3ª Tenda Cultural afirmou que o município já possui com esse evento um ponto de encontro para descontrair, rever amigos, desfrutar de boa música e também da gastronomia.
Também destacou brevemente a festa realizada pelo Grupo Dragões da Trilha, no Clube 10 de Junho, no final de semana e o 10ª Exposição de Orquídeas, organizada pela ABAPO.
Destacou também matéria publicada por jornal de circulação regional que tratou de fraude na aquisição de cadeiras odontológicas, na administração do ex-prefeito Orides Kormann. Segundo o vereador essa situação envergonha o município já que o nome da cidade aparece na capa de um jornal em um escândalo de corrupção.
“A cada denúncia de corrupção nesse país eu me envergonho, falei que essas pessoas independentemente de siglas partidárias devem ser investigadas e levadas ao último grau de punição”. O edil completou afirmando que nesse caso em Guabiruba, funcionários e secretários da extrema confiança do senhor Orides Kormann, escolhidos a dedo por ele, foram os responsáveis.
Para o vereador o ex-prefeito que também está sendo investigado e teve os seus bens bloqueados pela justiça por fraudar notas frias de horas máquinas é exaltado com especialista por seus defensores na Câmara Municipal.
“Expert como foi falado aqui, só se for de fraudar licitações e fazer notas frias”, destacou indignado o presidente.
Valdici Gomes Ferreira (PDT)
Relatou que não teve a sorte em outros mandatos quando era oposição de contar com um líder de governo como o atual, já que nunca recebeu nenhum retorno em suas indicações e pedidos de informações.
Também destacou o melhoramento da via que dá acesso ao Gaspar Alto, mostrando imagens. Além de apresentar imagens da colocação de tubulação na Rua Gruenerwinkel.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Apresentou solicitações da comunidade sobre a circulação do transporte coletivo na área central, com a mudança do trânsito, já que o mesmo segundo entendimento inicial deverá circular pela rua paralela.
Sobre o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, parabenizou a equipe campeã o Mercado Cati/Decorações Fischer e demais participantes da competição.
Para o vereador já é nítido a aproximação do processo eleitoral, em decorrência da mudança de tom nos assuntos debatidos na casa. O parlamentar afirmou que sabe que cada um busca colocar seus pensamentos, e também completou que se houve alguma falha ela tem que ser corrigida, os culpados deverão ser punidos.
“Mas, o que causa estranheza é que alguns acontecimentos em outros municípios são acatados pela justiça e outros não. Foi no caso de nepotismo na cidade de Campos Novos, onde o próprio prefeito teve que demitir a esposa, e aqui simplesmente foi arquivado”, destacou Tindo.
Ele também comentou o caso do terreno adquirido pela administração no bairro Imigrantes, para a construção de um Unidade Básica que segundo ele foi hipervalorizado e também teve crime ambiental. Sendo que tudo também foi considerado normal pelo Ministério Público (MP). O vereador oposicionista prometeu recursos em instâncias superiores.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador líder de governo foi duro ao rebater os constantes desrespeitos dos vereadores de oposição ao citar o nome do prefeito Matias Kohler e vice Valmir Zirke, segundo ele com inverdades, que tem somente o objetivo de denegrir a imagem dos mandatários guabirubenses.
“Trago aqui a resposta do próprio prefeito Matias Kohler. Só para constar para quem diz que o perfeito está dormindo, nunca na história desse município prefeito e vice cumpriram o mesmo horário que os funcionários, agora isso acontece. Trabalhando no atendimento ou no acompanhamento de obras. Sobre a acusação dos opositores que está na hora de sair da toca, quem falou isso não deve morar em Guabiruba, sendo que nunca na história da cidade prefeito e vice participaram de tantos atos públicos, incluindo festas de igrejas que tem um calendário bastante extenso”, relatou o Sano.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 023/2015, que “AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA A RECEBER IMÓVEL EM DOAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI”.
Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal nº 009/2015, que “ALTERA DISPOSITIVO DA LEI ORGÂNICA DE 1990 DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 22 de setembro de 2015, no horário regimental de 19 horas.