​Resumo sessão ordinária de 23 de junho de 2015

Temas como transportes e humanização da saúde, além da aprovação em regime de urgência especial...

Por Imprensa Publicado em 24/06/2015 13:42:28 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:56

Temas como transportes e humanização da saúde, além da aprovação em regime de urgência especial do Plano Municipal de Educação, foram apresentados na sessão ordinária de 23 de junho, da Câmara Municipal de Guabiruba.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), sendo que sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre.

Espaço da Palavra Livre

Osmar Vicentini (PMDB)

Solicitou para que providencie a construção de dois abrigos de passageiros de ônibus no decorrer da Rua José Schirmer, bairro Lageado Baixo.

Sobre a captação de água, requereu através do setor competente, para que proceda estudo técnico sobre o volume de água que abrange a bacia hidrográfica do ribeirão Cristalina comparando com a bacia hidrográfica do rio Guabiruba Sul, tendo em vista a captação de água da CASAN em nosso município, para melhor poder atender os consumidores.

Mostrou preocupação sobre a não manutenção da arquitetura original da igreja católica do bairro Lageado Alto, além da manutenção do sino de cordas.

Por fim, voltou a destacar a necessidade da preocupação da população em consumir alimentos de qualidade, defendendo os alimentos orgânicos.

Valdeci Gomes Ferreira “Boiadeiro” (PDT)

Apresentou imagens fotográficas destacando o desfile realizado com cavalos, carroças e tobatas, pelos mais diversos pontos da cidade, com o objetivo de fortalecer as tradições dos colonos guabirubenses. Na sequência os participantes saborearam uma deliciosa feijoada organizada pela família do senhor Arno Keller.

Também discorreu sobre problemas com tubulações, drenagens e galarias não instaladas no tempo prometido no bairro Lageado Baixo.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador informou que foi procurado pelos pais de atletas do caratê do município, que apresentaram reclamações sobre as condições do ônibus colocado a disposição para o transporte até a cidade de Araguari, para disputa de uma competição. Segundo o parlamentar choveu dentro do veículo e crianças e adolescentes não tinham o mínimo de segurança necessária.

O edil também falou sobre o transporte de alunos da Escola Professor Carlos Maffezzolli, que também tiveram o transporte prejudicado pelo o atolamento do ônibus e falta de manutenção da frota.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador discorreu sobre a visita de comitiva regional a capital catarinense, para tratar de assuntos como energia, segurança e inovação. O parlamentar classificou a visita às lideranças governamentais como mendicância e via sacra, lamentando que municípios que contribuem fortemente para a economia catarinense, tenham que andar com “pires nas mãos”.

Comentou a situação da Escola Professor João Boos, que ainda não foi reformada após várias promessas do governo estadual. Informou inclusive que a situação de precariedade do educandário deve ser um dos fatores que 63 % dos matriculadas nos últimos anos não completaram o ensino médio.

Ainda sobre o João Boos relatou encontro do Núcleo de Empresários com o deputado Serafim Vezon, momento que foi tratado também do descaso do governo estadual com o município em diversos pleitos.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Comentou publicação na imprensa da região de relatório dos gastos públicos, informou inclusive que a situação de Guabiruba é preocupante. Relatou que irá buscar mais subsídios para tratar do tema em outras sessões.

O parlamentar peemedebista tratou da falta de humanização que segundo ele acontece no setor da saúde do município. Foi por ele relatado, que um senhor teve o atendimento dificuldade para realização de exames por falta de um carimbo do médico responsável. Fato que gerou perda de tempo para o paciente e também constrangimento. “Estamos em um município pequeno, onde todos se conhecem, temos a obrigação de atender a população com mais atenção”, completou o edil.

Luciano Schlindwein (PP)

Informou que no dia 23 de junho é comemorado o Dia do Lavrador, trabalhador tão importante para o desenvolvimento de várias cidades pelo Brasil.

Também destacou as festividades em pontos diferentes do município, citou o Dia de São João comemorado no dia 24 de junho, com celebração e procissão luminosa no bairro Guabiruba Sul.

Já na comunidade do bairro São Pedro já está acontecendo desde segunda-feira, celebrações sempre às 19h30 na igreja católica, em preparação a festa do padroeiro, informou o parlamentar.

Parabenizou a Miss Guabiruba Amanda Gisele Pereira, pela participação no concurso Miss Santa Catarina.

Por fim, comentou a questão do ônibus que transporta os alunos da Escola Carlos Maffezzolli, que passou por problemas recentes. Segundo contato com a secretária de Educação Edna Maria da Silva Jasper, o motorista já teve chamada a atenção e, foi orientado como deve proceder quando o ônibus passar por problemas mecânicos.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Convidou os vereadores para encontro que acontecerá em Blumenau para discutir o orçamento regionalizado, momento para tentar inserir o projeto da SC-420.

Comentou sua presença em Florianópolis com comitiva da região para tratar de temas como segurança pública, terceira subestação da Celesc e Inovação e Tecnologia.

Falou do compromisso assumido para o acompanhamento do andamento das ações da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), prometido através de projeto para melhorias na captação e distribuição de água em Guabiruba. Também instigou os vereadores buscarem mais informações através da comissão de obras da casa.

Para o vereador Felipe dos Santos, o termo falta de humanização no atendimento da saúde e um pouco de exagero. Também disse não concordar com a afirmação do colega vereador Jaime Nuss, de que em Guabiruba tem que escolher hora para ficar doente.

Também como resposta, por fim, o parlamentar comentou o tema transporte e frota de ônibus no município. Para o petista a falta de inscrição pela administração anterior no Plano de Ações Articuladas (PAR) do governo federal, prejudicou a chegada de um maior número de ônibus para a cidade.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei n.º 011/2015, que trata sobre o Plano Municipal de Educação. O projeto foi aprovado com emendas dos vereadores Osmar Vicentini e Jaime Nuss.

Foi aprovado requerimento 004/2015, dos vereadores, dirigido a presidência da Câmara Municipal, requerendo o envio de ofício às Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), para que providencie a instalação da rede de energia elétrica e, posteriormente a instalação dos equipamentos necessários para a implantação da respectiva iluminação pública, na Rua Alois Erthal, compreendendo os trechos seguintes:

a) Rua Alois Erthal, a partir da rua transversal Siegmund Kohler em direção a Rua Luiz Imhof, sentido centro-bairro;

b) Rua Alois Erthal, a partir da casa nº 100 até o nº1000;

c) Rua Alois Erthal, a partir da rua transversal Aroldo Kormann até a casa nº230, sentido centro-bairro.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 07 de julho de 2015, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios