Resumo sessão ordinária de 10 de março de 2020
Professores da rede pública municipal acompanharam a sessão com faixas e cartazes reivindicando melhorias salariais.
Na noite de terça-feira, 10, a Câmara Municipal realizou a segunda sessão ordinária do mês de março. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas), contando com as presenças dos demais oito parlamentares.
Professores da rede pública municipal acompanharam a sessão com faixas e cartazes reivindicando melhorias salariais. Mas, o projeto com esse teor ainda não tramita na casa, o projeto deve ser enviado pelo executivo nas próximas semanas.
Outros temas destacados foram Dia Internacional da Mulher, violência contra a mulher e dificuldade em denunciar os agressores, além da cobrança da construção de abrigos de ônibus.
A vereadora Rosita Kohler destacou a Dia Internacional da Mulher e também a presenças dos professores na casa.
O vereador Harri Westarb Neto (DEM) discorreu sobre a existência da um processo licitatório para contratação de empresa para construção de 50 abrigos de ônibus no município, mas segundo ele o mesmo está parado desde final do ano passado.
O parlamentar também comentou sobre as reivindicações dos professores na sessão e sobre a legitimidade dos pedidos de melhorias salariais.
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) ao lembrar-se da passagem do Dia Internacional da Mulher, também discorreu sobre a violência sofrida por elas no dia a dia da sociedade. Ele também apresentou relatos após conversas com funcionários do setor de assistência social das parreiras enfrentadas para denunciar os casos violência, inclusive com a precariedade do atendimento policial nas delegacias.
O parlamentar também sugeriu aos colegas e aos poderes constituídos da cidade para realização de campanhas e rodadas de conversações com autoridades da segurança pública.
Também na sessão os vereadores Jaime Luiz Nuss e Haliton Teodoro Kormann, ambos do (MDB) utilizaram o espaço da palavra livre, momento que prestaram apoio aos professores e também apresentaram pedidos da comunidade.
ORDEM DO DIA
- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento referente ao Projeto de Lei Complementar nº 02/2020, do Executivo, que "ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 1.458 DE 09 DE MAIO DE 2014, CRIANDO O CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO DE "TRADUTO E INTÉRPRETE DE LIBRAS" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
- Também foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento referente ao Projeto de Lei Complementar nº 03/2020, do Executivo, que Projeto de Lei Complementar nº 03/2020, que "ALTERA A LEI COMPLEMENTAR N. 1.453, DE 26 DE MARÇO DE 2014".
Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 17 de março de 2020, no horário regimental às 19 horas.