Sessão ordinária de 10 de fevereiro de 2015
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na noite de terça-feira (10) em sessão ordinária na...
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na noite de terça-feira (10) em sessão ordinária na sede do Poder Legislativo. O encontro foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e contou também com a presença coordenador da Casa da Cidadania, Luiz Antônio da Silva Machado, que prestou esclarecimento sobre a emissão das carteiras de trabalho e demais serviços prestados pela casa da cidadania.
Palavra livre:
Cristiano Kormann (PP)
O vereador líder do governo disse que já havia sido informado por populares da regularização das atividades na emissão de Carteiras de Trabalho e outros atendimentos na Casa da Cidadania.
Apresentou alguns informes da municipalidade como a abertura de inscrições para 14 cursos nas áreas de dança, música, expressões artísticas e Língua Alemã. Também parabenizou a Secretaria de Educação pelos investimentos no setor e também na melhoria da infraestrutura nos educandários citando reformas na Escola Carlos Maffezzolli, Anna Othília Schlindwein e na Creche na Rua São Pedro.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador destacou que a municipalidade vem atendendo as necessidades básicas em termos de serviços ao cidadão guabirubense, que não precisa mais se deslocar para Brusque. Destacou os atendimentos realizados pela Associação Hospitalar que cresceu muito nos últimos tempos.
Sobre o projeto de lei, que circula nas comissões da casa que institui o “Junho Verde” o vereador apresentou um contraponto, informando que Guabiruba ocupa o 6º lugar em Santa Catarina em preservação de áreas verdes. Sendo aproximadamente 90% do território com área preservada. “Onde vamos colocar o bicho homem, em cima das árvores”, questionou Dalbosco. Que completou afirmando que o município preserva e não recebe nenhuma compensação por isso.
Haliton Kormann (PMDB)
Sobre o Projeto de Lei n.º 1/2015, que tramita na casa que “dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de segurança e monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas das agências bancárias”, de autoria do colega vereador Felipe dos Santos, o peemedebista sugeriu a busca de auxílio junto a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para instalação em outros pontos da cidade.
Sobre a lembrança que Guabiruba ocupa a 6º colocação em preservação de áreas verdes no estado, o vereador lembrou que o desenvolvimento da cidade é necessário, mas, não é correto sair tampando nascentes e passando por cima da natureza.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Sobre a presença do coordenador da Casa da Cidadania o vereador também disse acreditar que o aumento na prestação de serviços são reflexos do crescimento do município.
Discorreu sobre a inauguração da pavimentação da Rua Euvaldo Ebele, bairro Lageado Baixo, obra realizada em sistema de parceria com a comunidade. O presidente que representou a casa no ato inaugural destacou os benefícios em termos de qualidade de vida que a obra trará para os moradores.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Apresentou reclamação do munícipe Valdemar Habitzreuter efetuada através da página do facebook da Câmara Municipal, relatando cobranças indevidas da Recicle (empresa responsável pela coleta e destinação do lixo). O parlamentar voltou a criticas a ação da empresa e solicita ações dos setores organizados para solucionar de vez essa situação que atinge muitos moradores da cidade.
Pegando um “gancho” no pronunciamento do colega vereador Waldemiro sobre o meio ambiente, afirmou que concorda em partes, mas acredita que o “bicho homem” só visa o lucro. “Tenho orgulho pela qualidade de vida da nossa cidade”, destacou Kohler.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O vereador externou que está contente com o trabalho da administração, que ao contrário da anterior sempre atende seus pedidos e indicações. Também informou a comunidade que continua a disposição para registrar as reclamações através de imagens fotográficas. “Só que está tudo calmo, minha câmera está criando teias de aranha”, completou ironicamente Ferreira.
O edil também informou que realizou pesquisas com a comunidade sobre a prioridade da construção de um matadouro ou um cemitério municipal. Segundo o parlamentar o cemitério foi apontando como sendo prioritário.
Osmar Vicentini (PMDB)
O vereador sugeriu mais uma vez a introdução da língua italiana nos cursos oferecidos pela Fundação Cultural.
Manifestou apoio ao Projeto de Lei n.º 1/2015, que tramita na casa que “dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de segurança e monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas das agências bancárias”.
Sobre o tema meio ambiente o vereador voltou a alertar para os agrotóxicos colocados nos alimentos e espalhados pelo ar. Situação que traz prejuízos irreparáveis para a saúde das pessoas.
Jaime Nuss (PMDB)
Discorreu sobre o aumento na demanda na prestação de serviços a comunidade guabirubense. Informou que a implantação da Casa da Cidadania foi uma realização da administração do ex-prefeito Orides Kormann.
Na sequência disse não entender a ligação dos comentários do vereador Waldemiro sobre meio ambiente ao Projeto de Lei, que institui o Junho Verde. Segundo o edil o projeto trata de outras questões que irão resgatar tradições da comunidade.
As cobranças indevidas realizadas pela Recicle voltaram a ser criticadas pelo parlamentar. “Parece que só o prefeito gosta dessa empresa, lembrando que o contrato foi realizado quando o prefeito era secretário em outras administrações”, pontou Nuss. Ele também cobrou a revisão no contrato prometida pelo poder executivo.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar 002/2015, que: “ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº508, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1994”.
Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei nº 01/2015, que :”DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE SEGURANÇA E MONITORAMENTO POR CAMERAS DE VÍDEO NAS ÁREAS EXTERNAS DAS AGÊNCIAS DOS CORREIOS E DAS INSTITUIÇÕES BANCARIAS E FINANCEIRAS, QUE POSSUEM AGÊNCIAS OU POSTOS DE ATENDIMENTO LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, para emissão dos respectivos pareceres.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 24 de fevereiro de 2015, no horário regimental de 19 horas.