​Sessão tem presença do prefeito e debates acalorados sobre terreno e conduta dos vereadores

Na noite de terça-feira, 24 de setembro, aconteceu sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba....

Por Imprensa Publicado em 24/09/2014 10:36:57 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Na noite de terça-feira, 24 de setembro, aconteceu sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e contaram com as presenças para utilização da tribuna de Evandro Gevaerd, diretor-presidente do Observatório Social de Brusque (OSB) e também do prefeito Matias Kohler.

O tema principal foi à aquisição pela municipalidade de um terreno no bairro Imigrantes, onde está sendo construído uma Unidade de Saúde e também um creche. Segundo publicação de jornal de circulação regional e repercutido pelos vereadores de oposição aconteceu supervalorização e crime ambiental ao ser destruída uma nascente no espaço.

O diretor do OSB que acompanhou o processo de compra do terreno destacou o auxílio e acompanhamento após solicitação do poder executivo guabirubense. Gevaerd informou ainda que uma consulta imobiliária foi realizada na busca por mais detalhes sobre os valores do terreno. Afirmou ainda que sobre as denúncias de supervalorização e possível crime ambiental, avaliação agora cabe ao Ministério Público (MP).

O prefeito Matias Kohler aproveitou o espaço para apresentar explicações sobre acusações e afirmar que tudo foi realizado com clareza e dentro da legalidade. O prefeito também comentou a nomeação da esposa com Secretária de Saúde.

Palavra Livre

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador comentou a presença do diretor-presidente do Observatório Social de Brusque Evandro Gevaerd, que prestou esclarecimentos sobre o acompanhamento do órgão na aquisição do terreno no bairro Imigrantes. Para o vereador o representante do OSB não apresentou 100% de certeza nas suas declarações.

Ainda sobre o tema terreno o vereador discordou do prefeito quando o mesmo afirmou que se tratava de um olho d’ água. “O que tinha no terreno era uma grande nascente de água, como mostrou as imagens apresentadas pelo colega Jaime Nuss em sessão anterior”, completou Kormann.

Sobre a contratação da esposa para o cargo de Secretária de Saúde, o vereador disse ao prefeito que pode não ser ilegal, mas é imoral em sua opinião.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador declamou um poema de autoria de Jorge Luís Lima, em homenagem ao Dia do Gaúcho e da Revolução Farroupilha, comemorado no último dia 20 de setembro.

Na sequência o parlamentar destacou a importância do migrante para o desenvolvimento econômico e social de Guabiruba.

O Dia Mundial sem Carro, também foi tema do pronunciamento do vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) que relatou experiência que teve ao circular de bicicleta entre os municípios de Guabiruba e Brusque. Finalizando o edil reforçou a necessidade urgência em os poderes discutirem o tema trânsito e mobilidade.

O vereador voltou a advertir sobre a necessidade de uma maior responsabilidade por parte dos pares no momento de apresentar denúncias na tribuna da casa. Para o edil quem tem competência para afirmar que um documento apresentado é uma prova e o Ministério Público e os demais órgãos competentes. “Parece que estão realizando prejulgamentos, para mim, isso é ‘cotovelite’, afirmou Santos.

Luciano Schlindwein (PP)

Agradeceu a presença do diretor-presidente do OSB que gentilmente prestou esclarecimentos sobre o trabalho de acompanhamento para aquisição de terreno no município. Também agradeceu o prefeito e disse não achar necessário comentar as palavras do prefeito, em decorrência da clareza das mesmas.

Também convidou a comunidade para prestigiar a Feira de Produtos Locais, já que no próximo dia 27 de setembro acontecerá a 1ª Tenda Gastronômica e Cultural, que tem como objetivo estimular as vendas e também proporcionar opções de lazer para a população.

Por fim, destacou a necessidade de conscientização da população para exercer o direito do voto no próximo dia 5 de outubro com responsabilidade coerência, já que estaremos elegendo os novos representantes da comunidade para os próximos anos.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Parabenizou o prefeito pela presença e pelos esclarecimentos que serviram como respostas a comunidade. Também elogiou a equipe da prefeitura pelo e os secretários presentes na casa do povo.

Também relatou festividades que participou no município de Pomerode, agradecendo a hospitalidade dos Ranchos do Gaúcho e dos Amigos.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador comentou declaração do presidente do OSB que na imprensa havia afirmado que o terreno do bairro Imigrantes em discussão era 100% aproveitável. “Acho que ele não esteve no local, só se tem problema de visão! Penso que ele fez tudo pela internet conforme comentou”, disparou Nuss.

O edil também comentou a aquisição de terrenos pela administração anterior, afirmando que ao contrário do que foi insinuado, muitos terrenos foram adquiridos com metragens inferiores, onde foram construídos várias obras importantes para a cidade.

Sobre a compra do terreno rebatendo as afirmações do prefeito Matias Kohler, o vereador informou que os fatos foram levantados por um jornal de circulação regional, não pelos vereadores. “Mas, o prefeito concedeu entrevista a uma rádio da região afirmando que colocou tubos em uma nascente, o que é proibido”, acrescentou o peemedebista.

Sobre a contratação da esposa como Secretária de Saúde, o parlamentar informou que foi solicitado uma parecer jurídico da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) que até o momento não chegou. A situação do nepotismo ou não agora fica a cargo do Ministério Público.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador Líder de Governo parabenizou o prefeito Matias Kohler, pela coragem e transparência em participar da sessão legislativa. Também colocou em dúvida a intenção dos vereadores de oposição. “Não sei se eles não entendem, ou fazem que não entendem as explicações e respostas apresentadas”, comentou Kormann. Para o edil isso é lamentável já que um bom tempo é perdido com as inverdades apresentadas e discutidas na casa.

Sobre os pedidos de informação o parlamentar lembrou que nessa mesma sessão o vereador Jaime recebeu três pedidos de informações através de documentação protocolada. Sendo que na legislatura passado os vereadores eram desrespeitados pelos secretários e prefeito, que nunca responderam aos pedidos.

Parabenizou o vereador Osmar Vicentini que em nenhum momento “entrou na pilha” e comentou algumas dessas situações, mostrando responsabilidade.

Por fim, fez um comparativo das ações da administração passada e da atual com relação aos problemas do trânsito. “O que eles fizeram para melhorar o trânsito da cidade. Todas as ações foram realizadas pela administração atual, como a criação da GBTRAN, os estudos realizados”, completou o pepista. Segundo o vereador as cobranças são feitas mais na administração anterior o responsável pelo trânsito trabalhava na Secretaria de Agricultura.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador começou destacando os debates acalorados da sessão, que segundo ele são bons para o processo democrático.

Sobre o adjetivo utilizado pelo colega vereador Felipe dos Santos, que os vereadores de oposição estão com ‘cotovelite, o edil classificou o ato como falta de respeito com os colegas vereadores. “Isso é um absurdo cada situação que a oposição levanta ela é massacrada. Não foram apresentados fatos novos os vereadores só repercutiram o que a imprensa divulgou”, completou Tindo.

Também parabenizou o prefeito pela coragem em participar da reunião e apresentar seus argumentos para os vereadores e comunidade, sendo que isso são obrigações da sua função. Completou afirmando que não é pessoal, pois, sempre votou a favor do regime de urgência dos projetos do executivo que irão beneficiar a comunidade. “Mas, tinha vereador aqui que quando era oposição votava contra”, completou o democrata.

Também explicou que como fez com a administração passada a sua família colocou novamente um terreno a disposição, com o intuito de ajudar dentro do tratamento igualitário, sem busca de benefícios.

Finalizando afirmou que em nenhum momento prejulgou o prefeito, sendo assim, não concorda com as afirmações de alguns colegas vereadores.

ORDEM DIA

Foi baixado para as comissões finais o projeto de lei nº 25/2014, que dispõe sobre o pagamento de produtividade para profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família contratualidades ao incentivo PMAQ.

A próxima sessão ocorrerá no dia 7 de outubro no horário regimental 19 horas.

Obs. Os textos são apenas fragmentos de alguns pensamentos apresentados pelos vereadores na tribuna. Acompanhe os áudios com pronunciamento na integra no site.

Áudios