Vereadores participam de entrega oficial do CRAS no Lageado Baixo
Na manhã da última sexta-feira, 30 de junho, ocorreu a entrega oficial por parte do Governo do Estado...
Na manhã da última sexta-feira, 30 de junho, ocorreu a entrega oficial por parte do Governo do Estado do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), na Rua São Vendelino, bairro Lageado Baixo, em Guabiruba. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Kormann e da vereadora Rosita Kohler, além de autoridades locais, estaduais e comunidade em geral.
A obra foi realizada com recursos oriundos do Pacto por Santa Catarina e foi entregue pelo Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), deputado estadual Valmir Comin, responsável pela execução dos serviços.
Comin destacou a importância do momento por ser a sua primeira obra entregue, após assumir a secretaria. Ele disse ainda que só sendo secretário para entender na essência a importância da assistência social como ela é de verdade. “É possível sim fazer a diferença, quando se tem vontade política, política no sentido geral da palavra. Imagine um filho da gente, um neto vivendo condição de extrema vulnerabilidade. O que podemos fazer? O CRAS é prevenção. É a porta de entrada das famílias para a inclusão dos serviços socioassistenciais.”, disse o secretário.
O representante do legislativo guabirubense parabenizou a forma como os trabalhos foram conduzidos pela administração municipal na parceria com o Governo do Estado. “A Câmara Municipal também é parceira no modo de administração participativa, que sempre foi cobrada pela população e agora esta acontecendo em Guabiruba”, destacou o presidente Cristiano que lembrou a aprovação do projeto que possibilitou a aquisição do terreno do CRAS.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, pontuou que nem todas as pessoas tem o acesso aos serviços sociais. “Esta obra é muito significativa para atender a demanda que o município tem. O CRAS é uma oportunidade de acesso aos que mais precisam. Temos dificuldades, limitações, temos vontades e muitas vezes falta recurso para a execução, mas estamos empenhados pela busca de soluções cada vez melhores. E o CRAS é uma solução que temos a partir de hoje”, resumiu.
O equipamento é financiado pelo BNDES, no valor de R$ 407 mil. São 169 metros quadrados, construídos dentro dos padrões exigidos de acessibilidade e o espaço físico compatível com o trabalho social que é realizado pelo equipamento.
O CRAS conta com sala de atendimento familiar, sala de administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília.
Fonte: Governo do Estado