Avanços

Avanços na saúde, ônus com municipalização do ensino e criação de ONG de proteção aos animais foram destaques na Câmara de Vereadores

Com a presença da comunidade e alunos da Escola de Educação Básica João Boos, aconteceu na noite...

Por Imprensa Publicado em 10/04/2013 15:40:20 - Atualizado em 18/04/2024 15:30:02

Com a presença da comunidade e alunos da Escola de Educação Básica João Boos, aconteceu na noite de terça-feira (9), mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) e teve a aprovação de moção de congratulação para Associação Cultural São Pedro, além da aprovação em segunda discussão e votação do Projeto de Lei n.º 19/2013, que autorizou o município a repassar recursos financeiros para o convênio “Rádio Patrulha” para a Polícia Militar de Estado de Santa Catarina. Foi também baixado para as comissões o Projeto de Lei n.º 20/2013, que altera a lei 655/1998, que concede pensão vitalícia ao senhor Herbert Suave.

O primeiro a fazer uso da palavra livre foi o vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT), que apresentou denúncia sobre o trabalho desenvolvido pelo médico veterinário do município, que segundo o edil está realizando serviços particulares em detrimento de serviços públicos.

O serviço de segurança da cidade que realizou prisões e apreensões no combate ao tráfico de drogas foi parabenizado pelo vereador Luciano Schlindwein (PP) em seu pronunciamento. Um abaixo assinado de moradores do bairro Lageado Baixo solicitando as autoridades competentes à verificação das instalações de um circo que vem apresentado problemas para a comunidade no que diz respeito à perturbação da ordem e saúde pública, também foi temaem destaque. Porfim, o vereador parabenizou a edição da revista cultural da Sociedade Amigos de Brusque, que retrata a trajetória de emancipação do município de Guabiruba, com a participação do Dr. Roque Luis Dirchnabel, Assessor Legislativo, Advogado e Pesquisador.

O interesse e a importância da criação de uma Organização não Governamental (ONG), de proteção aos animais foi um dos temas do pronunciamento do vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Inclusive o petista convidou a todos para participarem de reunião no dia 24 de abril, às 19 horas no sede do Poder Legislativo, para tratar do assunto. O segundo tema apresentado foi reunião com o presidente da Câmara de Vereador de Blumenau, vereador Vanderlei Paulo de Oliveira, prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke e Secretário de Planejamento Wagner Paulo Butsch, que tratou da ligação asfáltica da SC-420, entre os municípios de Guabiruba, Gaspar e Blumenau.

Jaime Luiz Nuss, vereador pelo PMDB, voltou a destacar os horários de linhas do transporte coletivo. Segundo Nuss no período da manhã, trabalhadores estão chegando atrasados no trabalho em Brusque, ainda mais com a intensidade do trânsito em virtude das obras de ligação Guabiruba/Brusque. Foi solicitada pelo peemedebista a convocação por parte do legislativo de reunião com os representantes da empresa responsável pelo serviço.

O vereador Haliton Kormann (PMDB), falou sobre repercussão de denúncia apresentada por ele em sessão anterior, quando destacou que uma professora da Escola Municipal Prof. Arthur Wippel, não permitia a ida de crianças ao banheiro. O edil afirmou que foi mal interpretado e culpou a assessoria de imprensa da casa e alguns veículos de comunicação que divulgaram a palavra professores, e não, professora com ele havia dito. Inclusive foi apresentado um vídeo da sessão anterior para comprovação do fato.

O Líder do Governo, Cristiano Kormann (PP), aproveitou mais uma vez seu tempo na Tribuna para fazer uma análise e um balanço dos avanços conquistados pela administração municipal na área da saúde nestes três primeiros meses de Governo.

Nilton Rogério Kohler (DEM) reforçou junto ao órgão competente o pedido para a instalação de travessias elevadas em diversos pontos da cidade. Kohler voltou a falar sobre as obras da ligação Guabiruba/Brusque.

O Vereador Waldemiro Dalbosco (PP) presidente da Mesa Diretora, criticou a municipalização do ensinoem Guabiruba. Segundoo Vereador, a municipalização da forma como foi efetivada está causando prejuízos à administração, pois, o município ficou apenas com o ônus e a responsabilidade de gerir o setor sem contrapartida ideal por parte do Estado.

 Ordem do Dia

Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei n° 20/2013, que “ALTERA LEI 655/1998, QUE CONCEDE PENSÃO VITALÍCIA AO SENHOR HERBERT SUAVI”, para emissão dos respectivos Pareceres.

Foi aprovado Moção de Congratulações Nº 2/2013, de autoria da Mesa Diretora, e subscrita pelos demais Vereadores, extensiva à ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA CULTURAL SÃO PEDRO;

Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei n° 19/2013, que “AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA A REPASSAR VERBA DO CONVÊNIO RÁDIO PATRULHA PARA A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA”.

Nada mais havendo a tratar, declarada encerrada a sessão, convocando a próxima sessão para o dia 16 de abril do corrente, no horário Regimental de 19 horas.

Confira o áudio da sessão: [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/9 de abril Pronunciamento Dr. Felipe.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/09 de abril Pronunciamento Halinton.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/09 de abril Pronunciamento Jaime Nuss.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/9 de abril Pronunciamento Luciano.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/09 de abril Pronunciamento Tindo.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/9 de abril Pronunciamento Valdeci.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/09 de abril Pronunciamento Valdemiro.mp3] [audio:http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/2011/audio/2012/09 de abril Pronunciamento Cristiano.mp3] Confira as fotos da sessão: [nggallery id=110]

Áudios