Câmara Guabiruba

Câmara de Guabiruba aprova projeto sobre outorga onerosa e debate temas comunitários

Sessão ordinária de 1º de julho contou com aprovação de projetos e indicações, além de abordagens sobre infraestrutura, segurança, políticas públicas e orientação à população

Por Assessoria Publicado em 05/07/2025 00:00:00 - Atualizado em 07/07/2025 08:16:15

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou, na última terça-feira (1º), a primeira sessão ordinária do mês de julho. Presidida pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), a reunião contou com a presença dos nove parlamentares da atual legislatura. Entre os principais pontos da noite, destacaram-se a aprovação de projetos, reivindicações da comunidade e alertas sobre golpes que têm afetado a população.

Durante o expediente, foi lido o Projeto de Lei Complementar nº 004/2025, que trata da regulamentação da outorga onerosa do direito de construir no município. O projeto, encaminhado em regime de urgência pelo Executivo, foi aprovado por unanimidade, assim como o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2025, que altera anexos da Lei Municipal nº 1.033/2007, e o Requerimento nº 19/2025, de autoria do vereador Jair Francisco Kohler (PL), sobre a coleta de resíduos têxteis.

O vereador Justavo Barroso e Silva (MDB) agradeceu à Secretaria de Obras pela execução de melhorias em ruas como João Caresia e Bela Vista, e pela reforma da ponte na rua Anna Kohler Boos. Também solicitou novos serviços de manutenção e reconheceu o apoio do colega Anderson Cavichioli no atendimento à população.

Já o vereador Osmar Vicentini Filho (Progressistas) reforçou a necessidade de iluminação pública no bairro Lageado Alto e comentou a reunião com autoridades sobre um morador nas imediações da Escola Paulo Schmidt, destacando que a situação está sob controle. Parabenizou também os participantes do encerramento do campeonato de dominó.

O presidente da Casa, vereador Alexandre Felipe Pereira, abordou a presença de pedintes em sinaleiras da cidade, sugerindo uma campanha educativa similar à de Brusque contra a doação de esmolas. Ele também alertou sobre e-mails falsos enviados em nome da Prefeitura, pedindo que a população redobre a atenção.

O vereador Alfred Nagel Neto (PSDB) reforçou o alerta contra golpes, principalmente os que envolvem cobranças indevidas a microempreendedores individuais (MEIs). Ele pediu cautela da população diante dessas fraudes, que usam o nome de órgãos públicos para aplicar golpes.

O vereador Anderson Luiz Cavichioli (MDB) destacou a importância da 12ª Conferência Municipal da Assistência Social e mencionou sua participação no 25º Almoço de Ideias da ACIBr. Ele relatou ter se reunido com o prefeito para apresentar diversas demandas de melhorias, além de explicar brevemente os objetivos do Projeto de Lei Complementar nº 004/2025.

Por sua vez, o vereador Carlos Henrique Graf da Silva (PL) falou sobre as pavimentações em parceria com a comunidade e anunciou que as obras na rua São Pedro serão retomadas com o repasse de recursos do Governo do Estado. Também informou o pagamento parcial da rua Francisco Debatin, com previsão de retomada após o recebimento da última parcela. Ele convidou a população para uma reunião no dia 27 de julho, na Igreja São Vendelino.

O vereador Diego Borges Veneruchi (MDB) agradeceu à Secretaria de Obras por atendimentos realizados, parabenizou os organizadores da Festa da Igreja São Pedro e sugeriu a disponibilização de wi-fi nos postos de saúde para tornar a espera mais confortável. Também reforçou convites para os eventos do fim de semana.

A vereadora Eduarda Schweigert (PL) também elogiou a reforma da ponte da rua Anna Kohler Boos e destacou a semana de capacitação artístico-cultural promovida pela Fundação Cultural. Ela alertou especialmente os idosos sobre os golpes que vêm sendo aplicados e falou sobre a necessidade de ações voltadas para o acolhimento de imigrantes. Apresentou dados que indicam Santa Catarina como o estado que mais recebeu imigrantes, propondo articulações com a Casa da Cidadania e o Sine para facilitar a inclusão no mercado de trabalho. Também convidou a população para o evento “Pedala Cidade”, no dia 5 de julho.

O vereador Jair Francisco Kohler (PL) voltou a cobrar uma solução para o problema da coleta de resíduos têxteis e classificou como injusta a cobrança da taxa sem a prestação do serviço. O tema foi debatido também em apartes por outros parlamentares, como Alexandre Pereira, Alfred Nagel, Carlos Henrique e Eduarda, que sugeriram alternativas como a logística reversa e a criação de uma associação para ratear custos de coleta. Jair também levou à tribuna pedidos da comunidade por abastecimento de água na rua André Schaefer e reparos em diversas vias.

A sessão também foi marcada por convites para dois eventos da cidade: o 10º Encontro de Trilheiros, no Parque Municipal Érico Vicentini, e a Festa de São João da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, ambos no dia 6 de julho.

Com a pauta esgotada, o presidente Alexandre Felipe Pereira encerrou a sessão, que foi marcada pela pluralidade de temas e o empenho dos parlamentares em atender às demandas da população guabirubense.