Câmara de Guabiruba realiza sessão ordinária na noite de terça-feira, 10

Um dos temas comuns abordados durante a sessão foi à solidariedade demonstrada pelos parlamentares com relação às cidades e pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina.

Por Imprensa Publicado em 11/10/2023 10:54:37 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:42

Na última terça-feira, 10,  a Câmara de Municipal de Guabiruba realizou uma sessão ordinária repleta de assuntos relevantes para a comunidade local. Dentre os temas discutidos, destacam-se a apresentação da superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, sobre o lançamento do edital da Lei Paulo Gustavo, a solidariedade dos parlamentares em relação às cidades e pessoas atingidas pelas chuvas em Santa Catarina, e as indicações dos vereadores para melhorias na infraestrutura da cidade.

Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural, esteve presente na sessão para apresentar o edital da Lei Paulo Gustavo. Essa iniciativa visa fomentar a cultura no município, proporcionando oportunidades para artistas e grupos culturais locais.

O vereador Ronaldo Kohler (MDB) destacou a importância de recursos direcionados por parlamentares estaduais e federais para Guabiruba. Ele também discorreu sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura da cidade.

O vereador Wagner Fischer Westarb (MDB) reforçou suas indicações, discorrendo sobre a necessidade da instalação de um espelho convexo na Rua Florentina Dalbosco. Ele também destacou a necessidade de desobstrução das bocas de lobo, citando a Rua José Dirschnabel, que enfrentou alagamentos recentes. A poda das árvores na Praça Luiz Henrique da Silveira também foi um dos temas de sua indicação.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) falou sobre o pedido do vereador Clóvis Jeske, da semana anterior, para o aumento da linha de ônibus do transporte intermunicipal e local. Dalbosco explicou que a resposta da empresa foi que, devido à pandemia, houve uma diminuição no número de passageiros, o que impossibilitou o aumento de linhas. Ele sugeriu que a solução poderia ser a construção de um terminal urbano e a implantação de um transporte público municipal, mas, advertiu que essa pode não ser a prioridade da administração atual.

Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) comentou sobre a importância da entrada de Guabiruba no Plano de Ação Mútua, que permite aos municípios da região receber ajuda ou prestar auxílio às cidades vizinhas afetadas por desastres naturais. Ele ressaltou que apenas quatro cidades da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) não fazem parte desse plano, sendo Guabiruba uma delas.

Durante a sessão, imagens das chuvas, vias e localidades alagadas foram apresentadas no sistema audiovisual do legislativo pelo vereador Jair Kohler (Progressistas), proporcionando uma visão mais clara dos desafios enfrentados pela comunidade durante as recentes chuvas.

Denise Fernandes Fischer (Progressistas) ressaltou a importância da campanha Outubro Rosa e a prevenção por parte das mulheres em relação ao câncer de mama. Ela também solicitou a instalação de abrigos de ônibus na Rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes, visando melhorar o conforto dos usuários do transporte público.

Moção de Aplausos à Rádio Guabiruba FM

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram uma Moção de Aplausos destinada à Rádio Guabiruba FM pelo trabalho excepcional prestado à comunidade local ao longo de oito anos. A rádio tem se destacado por informar com credibilidade a população de Guabiruba, sendo um importante meio de comunicação no município.