Câmara de Guabiruba realizou sessão ordinária na terça-feira, 16

Por Imprensa Publicado em 17/10/2018 07:37:39 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:50

Na noite de terça-feira, 16, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas).

O encontro foi o primeiro com o sistema de plenário e votação digital, que está sendo implantado pelo poder legislativo, pensando na modernização das atividades legislativas e também na sustentabilidade com a eliminação da impressão em papel. O programa está sendo desenvolvido pela empresa Lancer Informática que já é responsável pelo sistema legislativo e de Webtv da Câmara Municipal.

O encontro também contou as presenças de representes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba (APAE), sendo que a tribuna popular da casa foi utilizada pela fisioterapeuta Ana Paula Atanásio dos Santos Kretzschmar, que discorreu sobre os benefícios da utilização do tratamento de crianças e adolescentes através do Pedia Suit, que auxilia no tratamento de disfunções neurosensoriomotoras.

No espaço da palavra livre o vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) sugeriu a exemplo de um projeto que foi aprovado na sessão que cria cargos para o setor de fiscalização do município, que o poder executivo faça o mesmo com relação a criação de um cargo de fisioterapeuta para colocar à disposição da APAE.

Sobre a aquisição do equipamento Pedia Suit o parlamentar afirmou que é impossível uma cidade tão forte economicamente com Guabiruba, através dos poderes constituídos e classe empresarial não consigam reunir esforços para a aquisição do mesmo, o edil pediu a mobilização de todos.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) falou sobre a importância de investimentos no setor da educação, fazendo uma reflexão sobre os avanços no setor e também as carências e falta de debates sobre o assunto nesse período eleitoral.

O Dia do Professor comemorado na segunda-feira, 15, também foi tema do pronunciamento, relatando as conquistas com a criação do Piso Salarial Nacional.

O vereador Líder de Governo Waldemiro Dalbosco (Progressistas) destacou a realização de audiências públicas para discutir o futuro da cidade, sendo que nessa semana os bairros de Guabiruba estão recebendo a administração pública para realização das audiências que discutem modificações no Plano Diretor.

O parlamentar também comentou sobre a aprovação em regime de urgência especial do Projeto de Lei que autoriza o financiamento de R$ 16 milhões de reais, para o desenvolvimento de obras de infraestruturas em vias do município, com destaque para reurbanização das ruas Guabiruba Sul (bairro do mesmo nome) e Prefeito Carlos Boos, Aymoré.

O presidente vereador Cristiano Kormann, destacou em seu pronunciamento a instalação do Sistema Informatizado Plenário Digital, que pela primeira vez foi utilizado.

O parlamentar também discorreu sobre a presença de profissionais e colaboradores da APAE na busca de apoio para a aquisição de equipamento que ajudará no desenvolvimento de alunos.

Por fim, convidou a população para participar da mais uma Sessão Itinerante que em outubro será realizada no bairro Aymoré.

Durante a sessão o espaço da palavra livre também foi utilizado pelos vereadores Vilmar Gums (PSDB), Godo Westarb (DEM), Haliton Kormann e os vereadores progressistas Paulo Ricardo Gums e Alôncio Schirmer.

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Complementar nº 004/2018 do Executivo, que "AMPLIA VAGAS PARA CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO".

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 21/2018 do Executivo, que "DÁ NOVA REDAÇÃO AO INCISO V DO ARTIGO 3°, DA LEI MUNICIPAL N° 801, DE 03 DE MAIO DE 2002".

- Foi aprovado também o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2018 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONTRATAR OPERAÇÃO DE CRÉDITO COM O BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL (BRDE), E DÁ OUTRA PROVIÊNCIA".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 23 de outubro da corrente, no horário regimental de 19 horas.