Câmara Municipal de Guabiruba discute destino de resíduos industriais em sessão ordinária
A alteração na coleta, realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), chamou a atenção das autoridades locais.
A Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão ordinária na noite de terça-feira, 12, sob a presidência do vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas), com a presença de demais oito parlamentares. Durante a sessão, sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para abordar temas variados relacionados à infraestrutura e demandas da comunidade, além de fortalecerem suas indicações.
Um dos principais tópicos discutidos pelos parlamentares foi à destinação do lixo proveniente das indústrias têxteis. A alteração na coleta, realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), chamou a atenção das autoridades locais. O consórcio foi notificado por órgãos ambientais devido ao descarte inadequado de resíduos produzidos pelas indústrias têxteis.
A principal reivindicação dos vereadores é que as indústrias adotem o descarte correto desses resíduos em aterros sanitários, visando à preservação ambiental. Entretanto, há um chamado para que o consórcio e o município busquem um acordo para reduzir a tarifa de coleta de lixo, evitando assim cobranças excessivas.
Ordem do Dia
Foi aprovado, em votação única, o Projeto de Lei Ordinária nº 25/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE O REPASSE DE RECURSOS DA UNIÃO PARA CUMPRIMENTO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM DEFINIDO PELA LEI FEDERAL N. 14.434/2022".
Na primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023, que "DISPÕE SOBRE AS DIRETRIIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2024 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Na primeira discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023, que "DISPÕE SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Após a votação dos projetos, não havendo mais assuntos a serem tratados, a sessão foi encerrada, sendo convocada na próxima para o dia 19 de setembro. A Câmara Municipal de Guabiruba continua seu compromisso com os interesses da comunidade e o desenvolvimento sustentável do município.