Câmara Guabiruba
Câmara Municipal de Guabiruba realiza primeira sessão ordinária de março
Foi aprovado o Projeto de Resolução que cria uma nova identidade visual para a Câmara Municipal, com o objetivo de aprimorar a comunicação, utilizando elementos que representem tradição, comunidade e progresso.
Na noite de terça-feira, dia 4, ocorreu a primeira sessão ordinária do mês de março. O encontro, presidido pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), foi marcado pela presença de representantes da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), que aproveitaram a oportunidade para convidar a comunidade para a 12ª Festa Italiana, a ser realizada no próximo final de semana no bairro Lageado Alto. Amilton Stedeli discursou em nome da ACIG e da comunidade italiana na tribuna da Casa.
Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Resolução que cria uma nova identidade visual para a Câmara Municipal de Guabiruba, com o objetivo de aprimorar a comunicação, utilizando elementos que representem tradição, comunidade e progresso.
A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) destacou a dificuldade enfrentada por moradores e usuários da Rua Afonso Gums, no bairro Aymoré, solicitando melhorias urgentes. Ela também informou sobre a reunião do Conselho Municipal das Pessoas Idosas, na qual foram debatidos avanços na área e esclarecido que entidades poderão se inscrever para receber recursos financeiros destinados a projetos especiais para o bem-estar dos idosos em Guabiruba.
A parlamentar também abordou a atuação da Associação Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA), destacando suas iniciativas de proteção, castração e doação de ração para os animais. Segundo ela, a maior dificuldade relatada pela presidente da ONG, Patrícia, é a busca por lares temporários e por voluntários para auxiliar na causa.
O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) relatou o tombamento de um contêiner na Rua São Pedro, em Brusque, que levou mais de 15 horas para ser retirado, causando grande transtorno no trânsito no centro de Guabiruba e gerando diversas reclamações da comunidade. Ele defendeu a criação de uma terceira pista e a criação de caminhos alternativos para melhorar a ligação entre Guabiruba e Brusque.
O vereador Justavo Barroso e Silva (Podemos) relatou visitas realizadas no final de semana a diversas ruas do município, onde ouviu as demandas dos moradores. Na Rua Onésio Schaefer, no bairro Imigrantes, ele constatou que uma oficina mecânica de caminhões tem utilizado a via para testar freios, causando preocupação com a segurança, especialmente das crianças. Também mencionou a situação da Rua Alfredo Luiz Gums, no Lageado Baixo, onde um ponto de ônibus ocupa parte do terreno de um morador que precisa construir um muro. Solicitou solução para o caso.
Justavo também destacou a insatisfação dos moradores da Rua Luiz Batschaur, que questionam por que a patrola atende a Rua Bernardo Kohler, mas não a via onde residem. Solicitou ainda melhorias nas ruas Apolônia Voss e Expedicionário Germano Schlindwein. Sobre a Rua Adolfo Schaefer, informou que, após sua reividicação, os caminhões de terraplanagem passaram a utilizar cobertura protetora e as empresas começaram a lavar as vias ao final do expediente. Por fim, cobrou providências sobre a Taxa de Lixo Industrial, afirmando que a empresa cobra, mas não realiza a coleta.

O vereador Osmar Vicentini Filho (PL) também abordou a cobrança indevida da Taxa de Lixo Industrial e informou que solicitará esclarecimentos ao Poder Público e à empresa responsável. Ele relatou sua participação em reunião da Associação de Moradores da Rua São Pedro, ao lado dos vereadores Jair Kohler e Eduarda Schweigert, destacando a importância desse tipo de encontro para atender às necessidades da comunidade. Vicentini também solicitou melhorias na iluminação pública do bairro Lageado Alto e parabenizou a ACIG pela organização da Festa Italiana.
O vereador Alfred Nagel Neto (MDB) reforçou a importância da preservação das tradições, parabenizando Amilton Stedeli e os organizadores da Festa Italiana. Ele também apresentou dados sobre os cargos comissionados da Prefeitura, destacando que 46% não possuem graduação na área de atuação.
O vereador Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) destacou a relevância do trabalho da ACIG na preservação da cultura italiana e convidou a população para a 16ª Festa Italiana. Também abordou o Projeto de Lei Ordinária n.º 1/2025, referente à denominação da Rua Osvaldo Schlosser, no bairro Aymoré. Ele solicitou mais equipes para pavimentação em parceria, considerando que muitas vias já têm adesão dos moradores ao programa, mas aguardam agilidade na execução das obras.
O vereador Carlos Henrique Graf da Silva “Ique” (PSD) parabenizou os organizadores da ACIG e discutiu a necessidade de revisão da lei de pavimentação em parceria, sugerindo a redução do percentual mínimo de adesão para 60% ou 70%. Ele criticou a inatividade da Prefeitura de Brusque na manutenção das vias de acesso entre os municípios, especialmente no bairro Guarani.
O vereador Diego Borges Veneruchi (PSD) destacou a importância da ACIG na preservação das tradições e relatou sua ausência nos últimos dias devido a sua participação em um acampamento religioso em Botuverá.
ORDEM DO DIA
- Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução nº 2/2025 de autoria da Mesa Diretora, que "CRIA A MARCA E IDENTIDADE VISUAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
- Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2025, que "DISPÕE SOBRE O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA."
- Foi aprovada Moção de Pesar nº 03/2025.
- Foi aprovado em regime de urgência especial solicitado pela vereadora Eduarda Schweigert o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2025 do Executivo, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ATUANTES NA ÁREA DA SAÚDE QUE MENCIONA".
- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2025 de autoria do Vereador ANDERSON LUIZ CAVICHIOLI, que “ALTERA O ART. 1º, ALÍNEA “D”, DA LEI N° 744, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2000, QUE DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 11 de março do corrente.