Câmara Municipal de Guabiruba realiza primeira sessão ordinária de setembro

Os vereadores que utilizam o espaço da palavra livre, em sua maioria, aproveitaram a oportunidade para parabenizar André Vechi e Deco Batisti, prefeito e vice-prefeito, respectivamente, eleitos da cidade de Brusque.

Por Imprensa Publicado em 06/09/2023 09:38:46 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na noite de terça-feira, dia 05 de setembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a primeira sessão ordinária do mês, sob a presidência do vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas). A sessão contou com a participação de demais oito parlamentares que compõem a legislatura atual.

Durante a sessão, o espaço da palavra livre foi concedido ao assessor da Fundação Cultural,  Elivelton Reichert, que discorreu sobre os resultados da X edição da Mostra Cultural de Guabiruba, evento de grande relevância para a comunidade local.

Os vereadores que também utilizam o espaço da palavra livre, em sua maioria, aproveitaram a oportunidade para parabenizar André Vechi e Deco Batisti, prefeito e vice-prefeito, respectivamente, eleitos da cidade de Brusque. Além disso, enfatizaram suas periodicidades e destacaram a força do município nas áreas esportivas e culturais. Foi ressaltada a importância da futura construção da quadra esportiva do Serviço Social do Comércio (SESC) em Guabiruba.

Destacando a importância do trabalho voluntário na comunidade, Moções de Congratulações foram aprovadas durante a sessão. As ações foram destinadas a indivíduos que se destacaram pelo compromisso com a solidariedade:

Rosana Schaefer Mannrich, 17 anos de serviços prestados como voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

Nair Polheim, 59 anos de serviços prestados como voluntária na Ação Solidária Adventista (ASA), no bairro Lageado Baixo.

Valéria Rothermel, 35 anos de serviços prestados como voluntária no Café dos Idosos do bairro Guabiruba Sul.

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, foram deliberados projetos e requisitos importantes:

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 23/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Na segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2023, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A RECEBER EM DOAÇÃO UMA ÁREA DE TERRAS, DE PROPRIEDADE DE ILIANE KOHLER, SITUADA NESTE MUNICÍPIO".

Foi aprovado o Requerimento nº 17/2023.

Foram aprovadas as Moções de Parabéns nº 12/2023, nº 13/2023 e nº 14/2023.

O Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2024 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS", foi orientado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento.

O Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS", foi encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Nada mais tendo a tratar, a sessão foi encerrada, e a próxima foi convocada para o dia 12 de setembro da corrente ano.