Câmara Municipal de Guabiruba realiza quarta sessão ordinária do mês de agosto

Instalação de abrigos de ônibus e situação de respostas de requerimentos por parte do executivo foram temas destacados.

Por Imprensa Publicado em 24/08/2023 09:18:18 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:43

Na noite de terça-feira, 22, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas).

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) passou uma mensagem de alguns amigos empresários da cidade para o Subtenente Murilo Wilke que estava na sessão sobre os bons serviços prestados a comunidade.

Sobre suas indicações reforçou a necessidade da continuidade do programa de parceria para construção de calçadas no bairro Pomerânia, mas, de forma continua, atendendo solicitações da comunidade.

O parlamentar agradeceu a instalação de dois abrigos de ônibus no bairro São Pedro, solicitação recorrente na casa legislativa.

Maria Simone Fischer (MDB) reforçou suas indicações e também falou sobre a instalação de dois abrigos de ônibus no bairro São Pedro. Ela também informou que após a instalação outras comunidades passaram a também solicitar abrigos que são necessários.

Em aparte o vereador Cristiano Kormann (Progressistas) solicitou um estudo para saber a necessidade em números de novos pontos de ônibus na cidade. Ele também destacou a necessidade da presença de representantes da Secretaria de Planejamento na tribuna da casa para deixar a situação mais clara.

A parlamentar falou novamente sobre a ponte que está sendo construída entre a Rua da Independência e Inês Fischer, mostrado vigas de madeiras nas imagens do audiovisual no momento da sua palavra livre. Ela solicitou que a administração volte em sua decisão e construa uma ponte de concreto e não de madeira, seguindo o que dizia o “Plano de Governo” da substituição gradativa das pontes de madeira por alvenaria.

O 19º Encontro das Mulheres realizado entre a Prefeitura Municipal e Epagri, foi assunto destacado pelo vereador Ricardo José Schlindwein (Progressistas), que parabenizou a todos pela realização do evento.

O vereador discorreu sobre a limpeza das vias e suas margens que após várias solicitações através do legislativo estão sendo realizadas por uma equipe terceirizada e também equipes da Secretaria de Obras, sendo que esse trabalho deve ser constante.

Sobre a parte cultural do município o vereador enalteceu o trabalho realizado pelo Grupo Alemão em Canto e também o Grupo Folclórico Alle Tanzen Susamen. Inclusive se emocionou com a Moção de Congratulação já que é integrante do grupo desde sua primeira apresentação em 1993.

O vereador Ronaldo Kohler (MDB) também reforçou a necessidade da instalação de pontos de ônibus na cidade, principalmente na Rua Gruenerwinkel, conforme suas solicitações anteriores.

Ronaldo também solicitou uma mudança de plano, por parte da administração sobre a construção de uma ponte de madeira na Rua Inês Fischer, além de tudo ele também demostrou preocupação com a abertura da via já que existe uma creche nas imediações, pensando na segurança das crianças.

O vereador Wagner Fischer Westarb (MDB) discorreu sobre manifestação junto ao Ministério Público (MP) para que a Prefeitura de Guabiruba responda os requerimentos solicitados pela casa legislativa. Segundo ele a prefeitura respondeu dizendo que tem bom relacionamento com o legislativo e que as repostas muitas vezes são informais, mas, que na sequência os requerimentos são atendidos e resolvidos. “Se fosse assim, não estava solicitando providências junto ao MP”, completou o parlamentar durante a fala.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 21/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2023, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A RECEBER EM DOAÇÃO UMA ÁREA DE TERRAS, DE PROPRIEDADE DE ILIANE KOHLER, SITUADA NESTE MUNICÍPIO".

- Aprovada Moção de Congratulações nº 11/2023, direcionada ao Grupo Folclórico Alle Tanzen Susammen.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 05 de setembro do corrente.